Programação

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Programa Trilhas

FULL papers:

Relato de experiência: elaboração da trilha sonora para o game Os Heróis do Diabetes
Fernando Camargo

Da paisagem sonora ao ambiente sônico: uma abordagem interativa para a sonificação dinâmica nos games
Vinicius Yglesias, Fernando Camargo, José E. Fornari Novo Jr.

Jogos Digitais e Usuários com Daltonismo: Como a Acessibilidade pode Afetar a Jogabilidade
José Rocha do Amaral Neto, Isabelle Melo do Nascimento, Yuska Paola Costa Aguiar, Michael Vasconcelos, Filipe Monteiro

A história da baiana Rozete e o acarajé de ouro: desenvolvendo os assets para o jogo digital
Jocelma Rios, Luiz Machado, Cleo Heck, Maria Adélia Icó, Larissa Paes, Leo Moreno, Delma da Conceição.

Mapeamento de estilos de pixel art aplicados a jogos digitais com visão aérea
Pedro Henrique Maciel Vahl, Rafael Albuquerque

SHORT Papers:

A Game for Simulating the Sucessfull Saga of an Individual Micro Entrepeneur
Marcus Vinícius Parreiras, Geraldo Xexéo, Pedro Nascimento

FULL papers:

A Narrativa nos Videogames e a Experiência de Jogo
Henrique Menezes

Diretrizes para o desenvolvimento de jogos do gênero Escape Room utilizando o modelo MDA baseado em emoções
Rafael Casamaximo, Henrique Souza, Lucas Daniel Veríssimo, Luis Felipe Migliorini, Elieser Botelho Manhas Júnior, Alan Felinto

Jogos para Reflexão sobre Corrupção: Uma Abordagem Baseada no Framework Design, Play and Experience
Vinícius Abreu, Tadeu Classe

Tendências e Pesquisas em Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Lucas Pieva, Maicon Bernardino

Uma proposta de Modelo Taxonômico de Elaboração de Conceitos para o Design de Personagens
Danilo Sergio Dias

Esfera Interativa: Design de Um Novo Controle para Jogos Digitais
Paulo Leonardo Souza Brizolara, Leonardo Cunha de Miranda, Bruna de Menezes

FULL papers:

Um jogo de tabuleiro colaborativo para motivar alunos de educação ambiental
Marcus Vinícius Parreiras, Geraldo Xexéo, Bauer Bernardes, José André Mello, Pedro Nascimento

Kano Model applied to the evaluation a collaborative board game for teaching in environmental education
Pedro Nascimento, Marcus Vinícius Parreiras, Geraldo Xexéo

Análise das Influências Mitológicas nas Mecânicas da Expansão Theros Beyond Death do Jogo Magic: The Gathering
Aleksandr Cleofas Pimentel Costa, Glaudiney Moreira Mendonça Junior

Requisitos de Acessibilidade em Jogos voltados para o Desenho Universal: Mecânica do Jogo de Cartas
Francinete Furtado da Cunha

CHAIRS:

FULL papers:

Analisando a narrativa de ambiente transumana em jogo
Bruno Correia da Silva, Lucas Freitas, José Gilvan Rodrigues Maia, Windson Viana

Scripting Your Process - Design de Narrativas para Jogos Baseados em Processos de Negócio
Márcio Rocha Ferreira, Tadeu Classe, Renata Araujo, Tatiane Lopes

SYPApp - Suporte ao Design de Narrativas para Jogos Baseados em Modelos de Processos de Negócio
Márcio Rocha Ferreira, Tadeu Classe

Características de jogos que contribuem para meninas atingirem seus valores
Mônica Machado, Júnio Dias, Lucila Ishitani

Representatividade em jogos digitais: uma Revisão Sistemática
Luiza Reolon, Tiago Barros Pontes e Silva

SHORT Papers:

Um Jogo Digital para Divulgar o Processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos
Pedro Nascimento, Geraldo Xexéo, François Noël, Eduardo Mangeli, Felippi Blanchard, Bruno de Paiva, João Honorato Baptista, Marcus Vinícius Parreiras

FULL papers:

Design de Jogo e Experiência de Fluxo: Reflexão e Desafios na Perspectiva da Teoria do Fluxo
Fabio Rocha Marques, Leonardo Cunha de Miranda

A Systematic Mapping of Hybrid Games in the Academy
Felipe Paiva, Windson Viana, Glaudiney Moreira Mendonça Junior

Design Emocional aplicado ao jogo de aventura Tiny Little Hopes
Rômulo Yoos Franco, Rafael Albuquerque

SHORT Papers:

Desenvolvimento de um jogo de corrida de barcos focado em aspectos geográficos da região da Amazônia Tocantina
Ilannildo Viana da Cruz, Ronnie Brito da Silva, Valcira da Silva, Mateus Santos, Oberdan Moraes souza, Eder Garcia Gomes, Carlos Portela, Josué Viana

FULL papers:

Proposta e Estudo de Caso de um Método para Design de Vídeo Games Educacionais
Pedro Nascimento, Marcus Vinícius Parreiras, Geraldo Xexéo

Técnicas de Inteligência Artificial na Criação de Personagens Não Jogáveis: uma Revisão de Literatura
Marcos Wagner Ribeiro, Gabriel Valadares

SHORT Papers:

GamingUs: Um Jogo Multiplayer para o Entendimento de User Stories Voltadas para a Modelagem de Jogo Digitais
William Soares, Victor Sarinho

Comportamentos Emergentes na Jornada de Streamers em Limgrave, Elden Ring
Daniel Manginelli de Oliveira, Nilson Soares

Batalha das Lendas: Uma proposta de jogo de tabuleiro para valorização cultural do folclore brasileiro
Marcus Vinícius Parreiras, Tales Paiva, Geraldo Xexéo, Clinton Pessoa, Yasmin Lima

Investigando o Fluxo de Conhecimento em FAQs de Jogos de Tabuleiro
Marcus Vinícius Parreiras, Tales Paiva, Geraldo Xexéo

Safe and Topographic Path Planning with Deep Neural Networks
Crístian Weber, Edison Pignaton de Freitas, Luis Alvaro de Lima Silva

Procedural Content Generation using Reinforcement Learning and Entropy Measure as Feedback
Paulo Vinícius Dutra, Saulo Villela, Raul Fonseca Neto

An adaptive music generation architecture for games based on the deep learning Transformer model
Gustavo Amaral Costa dos Santos, Augusto Baffa, Jean-Pierre Briot, Bruno Feijó, Antonio Furtado

DRLeague: a Novel 3D Environment for Training Reinforcement Learning Agents
Hyuan Farrapo, José Gilvan Rodrigues Maia, Rômulo Filho, Paulo Serafim

A data-driven approach to identify factors correlated to online games performance
Fabrizio Freitas, Carina F. Dorneles

Generating Rooms using Generative Grammars and Genetic Algorithms
Artur Franco, José Wellington Franco, José Gilvan Rodrigues Maia, Miguel Castro

FULL PAPERS:

Line Art Colorization of Fakemon using Generative Adversarial Neural Networks
Érick Rodrigues, Esteban Clua, Giovani Bernardes

A Character-based Model for Interactive Storytelling in Games
Edirlei Soares de Lima, Bruno Feijó, Antonio Furtado

Exploring Deep Reinforcement Learning for Battling in Collectible Card Games
Ronaldo e Silva Vieira, Anderson Tavares, Luiz Chaimowicz

Training human-like bots with Imitation Learning based on provenance data
Lauro Víctor Cavadas, Esteban Clua, Troy Kohwalter, Sidney Araujo Melo

Generating Pixel Art Character Sprites using GANs
Flávio Coutinho, Luiz Chaimowicz

CST-Godot: Bridging the Gap Between Game Engines and Cognitive Agents
Gustavo Morais, Ian Loron, Luiz Coletta, Anderson Silva, Alexandre Simões, Ricardo Gudwin, Paula Dornhofer Paro Costa, Esther Colombini

SHORT PAPERS:

Towards playing Risk with a hybrid Monte Carlo based agent
René Ferrari, Joaquim V. C. Assunção

Development of a Sprite-Based Architecture for Creating 2D Games in Reconfigurable Environments Using FPGA Devices
Gabriel Alves, Anfranserai Dias, Victor Sarinho

Towards a time-aware HMM for the Truco game
Joaquim V. C. Assunção, Gustavo Paulus

FULL PAPERS:

Design and Architecture of an Open Multiplayer Exergaming Platform called Move2Play
Flávio Coutinho, Ismael Silva, Glívia Barbosa, Thiago Figueiredo Costa, Luis Gustavo Carvalho, Cassiano Andrade, João Pedro Silva Pereira, Reynaldo Pinto

A Model for Dynamic Game Content Using Semantic Web and Prolog
Sarah Tabosa de Almeida, Gabriel Dutra, Gabriel Aprigliano Fernandes, Jose da Silva Junior

L2T: An Algorithm to Support The Generation of 2D Texture from LaTeX Math Equations
Adriano Santos, Edson Tavares de Camargo, Roberto Scheffel, Renato Merli, Eduardo Pezutti, Phyllipe Lima, Heloisa Silva

WebCrowds: An Authoring Tool for Crowd Simulation
Gabriel Silva, Paulo Knob, Rubens Montanha, Soraia Musse

SHORT PAPERS:

Proposing an Automatic System for Generating Super Mario Bros Datasets
Matheus Faria, Rita Maria Silva Julia, Marcelo do Nascimento, Rodrigo Silva, Etienne Julia

Integrating a simulation model as an architectural component of a game
André Koscianski, Guilherme Takeshi Saeki Abreu, Luiz Guilherme Monteiro Padilha

Developing Web Services for the Production of Mixed Reality Games Based on RFID Sensors
Samuel Lima, Victor Sarinho

FULL PAPERS:

A Spatial Lexical Analyzer and 3D Grammars that Recognize Voxel Based Structures Using Linear Positional Grammars in Minecraft
Geraldo Xexéo, Leonardo Santos

Analysis and Compilation of Normal Map Generation Techniques for Pixel Art
Rodrigo Moreira, Flávio Coutinho, Luiz Chaimowicz

Emotional Tissue: A Visual Representation of Characters' Emotional States in Games
Jonas de Araujo Luz Junior, Maria Andréia Formico Rodrigues

Building your own games: A platform for authoring digital games
Kamila Rodrigues, Ticianne Darin, Vania Almeida Neris

SHORT PAPERS:

How do we perceive Characters? An Analysis of Human Perception in Still Images, Animations and VR Scenarios
Victor Araujo, Bruna Martini Dalmoro, Rafael Geiss, Marcio Pinho, Soraia Musse

Investigating balance process in enterpreneur gamified scenarios
Michelle Tizuka, Esteban Clua, Luciana Salgado

Título Autores
A Campanha de Ódio contra The Last of Us Part II Philipe Melo, Clara Pimentel
“Uai! Que isso sô!” : Conhecendo o “mineirês” Através de um Jogo Digital Tadeu Classe, Ronney Moreira de Castro, Juliana Alves Inocêncio
MULHERES NO APOCALIPSE: Imagens de controle e resistência em The Last of Us II Fernanda Passos, Ana Carolina Vimieiro, Paloma Arantes
Do You Choose Him or Does He Choose You? – Analyzing Character Archetypes in Otome Games Camila Ferreira, Rosilane Mota
Máquinas de empatia – Uma visão geral histórica da indústria sobre elementos característicos dos jogos empáticos Vinicius Galvão, Kamila Rodrigues, Cristiano Maciel, Eunice Nunes, Daniele Trevisan
Titulo Autores
Jogos Sérios e Transparência Pública Contra Corrupção – Mapeamento Sistemático da Literatura Vinícius Abreu, Tadeu Classe
Mudando o jogo: uma análise sobre o impacto de uma game jam com protagonismo feminino Tatyane Silva, Claudia Leticia Dutra, Catarina Macena
Narrativas e representatividade nos jogos digitais Silvia Silva, Cleberson Forte
Design de Personagem e Construção de Mundo em Pokémon: uma Transposição Cultural João Pedro Martins Cunha, Rosilane Mota

Título Autores
Prototipação com Design Participativo de um Jogo Digital sobre Igualdade de Gênero Natália Regina Costanzi, Angélica Koga,André Brandão
A produção de fangames: um estudo de Half-Life e Black Mesa Vinícius Pires, Nilson Soares
Linus e a Natureza Humana: Um Jogo que Retrata o Bullying no Ambiente de Trabalho e Promove a Saúde Mental Erick Bernardo Ribeiro das Chagas, Thiago Oliveira, Maria Andréia Formico Rodrigues
Perfis de gamers pagantes com alta concordância aos valores de schwartz em jogos de entretenimento Filipe Vasconcelos, Ademir Nascimento

Título Autores
Cariocando: Uma ferramenta de gamificação para o turismo da cidade do Rio de Janeiro Silvana Rodrigues, Vera Werneck, Pedro Henrique de Moura, Patrícia da Silva, Rosa Maria E. Moreira Costa
O corpo humano em crise representativa: quadros do imaginário social em Jogos Online Wytalo de Lima, Helio Luiz Alves Pinheiro
A breve história dos e-Sports no Brasil: um estudo baseado em reportagens entre 2008 e 2013 William Artuso, Rafael Albuquerque
Videogames: transcendendo vício, violência e escapismo Leonardo Porto Passos, Débora Peron, Fernando Camargo, José E. Fornari Novo Jr.
Um Jogo de Realidade Alternativa para a Disseminação da Cultura e História de Feira de Santana Matheus Teixeira dos Santos, Victor Sarinho

FULL 

223962  Stone Game: Uma abordagem gamificada para o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I  Heitor Passeado Soares (UFV), 
Lucas Carvalho Silva (Universidade Federal de Viçosa – campus UFV Florestal), 
Daniel Barbosa (Universidade Federal de Viçosa – Campus UFV-Florestal) 
224576  Jogos e Aprendizagem: Uma Análise do Jogo FEZ para o Ensino de Conceitos do Sistema Mongeano Sob a Ótica da Gênese Instrumental  Daniel Nipo (Universidade Federal Rural de Pernambuco) 
225475  Avaliando a Utilidade do Jogo Sério Matemágica  Diego Tondorf (UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina), 
Marcelo da Silva Hounsell (UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina), 
Vanessa Pereira (UNIFESP) 
225485  Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais com o RPG Maker: Um Estudo de Caso com Professores de Matemática  William Santos (Instituto Federal da Paraíba), 
Francisco Tiago Bonifácio (Instituto Federal da paraíba, Campus- Cajazeiras), 
Emilson Carvalho (IFPB) 
225848  Jogo Sério para Matemática sobre Geometria Euclidiana Plana  Lucas Parmegiani (UNESP-Bauru), 
Juliana Feitosa (UNESP – Bauru), 
Jose Remo Brega (UNESP – Bauru) 

SHORT 

225458  Formígrafo: um jogo para motivar ao aprendizado de Teoria de Grafos  Ana Clara Correa (UFRJ), 
Alan Lyra (UFRJ), 
Yasmin Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 
Geraldo Xexéo (UFRJ) 

FULL 

226108  Ferramentas para o aprendizado de Linguagens Formais e Autômatos  José Luiz Mioni (UEL), 
Cinthyan Renata Barbosa (UEL – Universidade Estadual de Londrina) 
226054  Metodologia para Capacitação Professores da Educação Básica baseada em Jogos, Gamificação e Pensamento Computacional  Fernando Degrandis (Colégio Marista Ipanema), 
Daniela Galante Ângelo Daniela
Felipi Wood
Roger Silva (Colegio Marista Ipanema), 
Isabel Cristina Silva (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA) 
226057  Cadê minha Pizza? Um jogo para exercitar Matemática e Pensamento Computacional através de grafos  Fernanda Pires (Universidade do Estado do Amazonas), 
Fabrizio Honda (Universidade do Estado do Amazonas), 
Jucimar Maia Silva Júnior (Universidade do Estado do Amazonas), 
Marcela Pessoa (Universidade do Estado do Amazonas) 
226064  Jogos no Ensino de Linguagens Formais e Autômatos: Um Mapeamento Sistemático  Larissa Santini (UniCesumar), 
Maurilio Campano Junior (Universidade Estadual de Maringa), 
Alan Felinto (Universidade Estadual de Londrina), 
Linnyer Ruiz (UEM) 
226067  Manna-X: Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo Multidisciplinar para Ensino na Ciência da Computação  Marcos de Assumpção (Universidade Estadual de Maringá), 
Maurilio Campano Junior (Universidade Estadual de Maringa), 
Alan Felinto (Universidade Estadual de Londrina), 
Linnyer Ruiz (UEM) 
226003  Gamificação como Ferramenta de Ensino Aprendizagem na Produção de Artefatos do CMMI  Euriam Barros de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), 
Jonathan Batista (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), 
Joeldson Damasceno (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), 
Charles Madeira (UFRN) 

FULL 

225588  Matemagos: Uma Experiência de e-Sports e Matemática na Região Amazônica  Sylker Teles (Faculdades Fucapi ), 
Isabelly Rohana Barbosa Oliveira (UFAM), 
Suziane Cundiff (Universidade Federal do Amazonas), 
Brendo Balieiro (Flying Saci), 
Rodrigo Rosas (Dx Gameworks), 
TARCINAouRA Tavares (Secretaria de Educação e Desporto-SEDUC) 
226065  Turing Machine Game Simulator: Um Jogo Educativo para Ensino de Máquina de Turing  Guilherme Henrique Santana (Centro Universitário UniCesumar), 
Maurilio Campano Junior (Universidade Estadual de Maringa), 
Alan Felinto (Universidade Estadual de Londrina), 
Linnyer Ruiz (UEM) 
226112  Dominó Monetário: Um Jogo de Educação Financeira  Helyane Borges (Universidade Tecnologica Federal do Parana), 
Simone Matos (UTFPR), 
Isabel Torrens (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), 
Heloi Neto (Federal University of Technology Paraná), 
Henrique Boldrin (UTFPR), 
Luis Eduardo Oliveira (Universidade Federal do Paraná – Ponta Gossa) 
226143  Um jogo para auxiliar na aprendizagem de química orgânica  João Vitor de Souza Chagas (Universidade Federal Fluminense (UFF)), 
Aura Conci (UFF), 
Gleber Teixeira (Petrobras), 
Matheus Leal Ribeiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) 
226070  Uma Revisão Sistemática da Literatura nos Anais do SBGames (2010 – 2022) com Jogos Digitais Educacionais em Química  Ayrton Matheus da Silva Nascimento (Universidade Federal Rural de Pernambuco), 
Bruno Leite (Universidade Federal Rural de Pernambuco) 
225393 Nova era da arte do ensino de saúde, da medicina e de suas práticas: aplicações do metaverso  Lúcia Lemos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) 

FULL 

226089  Construção de um Game como facilitador do Ensino de Organelas Celulares  Ana Cavadas (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 
Angélica Zumpichiatti dos Santos (Escola Estadual Marechal Zenóbio da Costa), 
Carlo Oliveira (UFRJ), 
Leniah Teixeira (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 
Letícia Maria da Costa Guimarães (UFRJ), 
Gabrielle Alves (PIBIC – UFRJ), 
Tássia Helena Silva Alves de Mello (UFRJ – Algeria), 
Claudia Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 
226149  Avalição do jogo Célula Adentro na plataforma digital Tabletopia  Débora da Silva (Fundação Oswaldo Cruz), 
Carolina Spiegel (UFF) 
225644  Uma Volta Pelo Sistema Solar: Aprendendo Astronomia através de um Serious Game  Marcelo Siedler (Instituto Federal Sul Riograndense), 
Mariana Coradini de Souza (Universidade Federal de Santa Maria), 
Rafael Cardoso (Instituto Federal Sul Rio-grandense), 
Tatiana Tavares (Universidade Federal de Pelotas), 
Fernando Moreira Junior (UFSM) 
225899  Mask Rescue: A aventura de Nia na Tanzânia  Luiz Machado (Instituto Federal da Bahia), 
Gislane Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), 
Ana Lopes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia de Lauro de Freitas), 
Fernando Celso Santos de Jesus (IFBA – Lauro de Freitas), 
Guilherme Cabral (IFBA Campus Lauro de Freitas), 
Roberto Filho (IFBA, Instituto Federal da Bahia), 
Tiago Ferreira (Instituto Federal da Bahia) 
226030  Gorim: um Jogo RPG para a Gestão de Recursos Hídricos  Marina da Silva (IFRS), 
Sílvio Quintana (IFRS), 
Alan Santos (Universidade Federal de Pelotas), 
Mairon Belchior (Universidade Federal de Pelotas), 
Raquel de Miranda Barbosa (IFRS – RIO GRANDE) 

SHORT

226096  Ciência em Jogo: criação coletiva de RPG sobre mulheres na Ciência  Simone Ribeiro (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fundação Oswaldo Cruz), 
Cynthia Dias (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fundação Oswaldo Cruz), 
Flávia Carvalho (Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)), 
Flávia Ribeiro Mendonça, F. C. (Escola Politécnica de Saúde), 
Cristiane Braga (Fundação Oswaldo Cruz), 
Hilda Gomes (Fiocruz), 
Fernanda Bottino (Oswaldo Cruz Foundation – Fiocruz), 
Olga Dick (Fiocruz) 
225906  Educação ambiental e envolvimento do jogador em “Alba: uma aventura selvagem”  Gabriel Miranda (Universidade Federal da Paraíba), 
Ed Bezerra (UFPB) 
224913  Proposta de um Jogo Educativo para a Conscientização do Desperdício de Água  Franciely Souza (Universidade Federal Rural de Pernambuco), 
Ivaldir de Farias Junior (Universidade de Pernambuco), 
Maria Silva (UFPE) 

FULL 

225460  Codeland: um jogo para o ensino de lógica de programação com Python  Ayrtton Lucas Silva (Instituto Federal da Paraíba), 
Gabriel Nascimento (IFPB – Campina Grande), 
Jhonatan Guilherme Oliveira Pereira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB), 
Luiz Medeiros Neto (Instituto Federal da Paraíba), 
Maria Eduarda Araújo (IFPB), 
Victor Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) 
225898  Utilização da Plataforma Beecrowd de Maratona de Programação como Estratégia para o Ensino de Algoritmos  Allan Beckman Soares da Cruz (Universidade Federal do Maranhão), 
Carlos Soares Neto (UFMA), 
Pamela Torres Maia Beckman da Cruz (Universidade Federal do Maranhão), 
Mario Teixeira (UFM ) 
226044  Uso de Jogos Sérios no Ensino de Lógica de Programação: uma revisão sistemática da literatura  Marlow Dickel (Faculdade de Tecnologia SENAI Santa Catarina), 
Avanilde Kemczinski (UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina), 
Marcelo da Silva Hounsell (UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina) 
226118  Minigames para o desenvolvimento do pensamento computacional  Luciana P. de Araújo Kohler (Universidade Regional de Blumenau (FURB)), 
Dalton Reis (FURB – Universiade Regional de Blumenau), 
Mauricio Lopes (Universidade Regional de Blumenau), 
Gabriel Jorge Utyama de Carvalho (Universidade Regional de Blumenau (FURB)), 
Umberto Oliveira de Araújo Neto Leonetti (Universidade Regional de Blumenau (FURB)), 
Leonardo Linhares Silva (Universidade Regional de Blumenau (FURB)), 
Felipe Augusto de Carvalho de Araujo (Universidade Regional de Blumenau (FURB)), 
Artur Ricardo Bizon (Universidade Federal do Paraná (UFPR)) 
226172  Hello Food: um jogo para praticar conceitos de algoritmos para iniciantes na computação  Jeniffer Macena (UEA), 
Fernanda Pires (Universidade do Estado do Amazonas), 
Rafaela Melo (Universidade do Estado do Amazonas), 
Marcela Pessoa (Universidade do Estado do Amazonas) 

FULL 

224881  Uma Avaliação da Aplicação de uma Gamificação para Ensino da Gestão do Conhecimento: Uma Análise Qualitativa e Quantitativo dos Resultados  Antonilson Alcantara (Universidade Federal do Pará), 
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (Universidade Federal do Pará) 
225352  O Uso de um Framework para Apoio à Avaliação de Gamificação no Ensino de Gestão do Conhecimento em Engenharia de Software  Rodrigo Monteiro (UFPA – Federal University of Pará), 
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (Universidade Federal do Pará), 
Maurício Souza (UFLA), 
Antonilson Alcantara (Universidade Federal do Pará) 
225378  Análise da percepção de estudantes de Ensino Fundamental quanto a uma atividade Gamificada  Jocimario Pereira (Universidade Federal Rural de Pernambuco), 
Bruno Leite (Universidade Federal Rural de Pernambuco) 
225546  O Uso da Gamificação no Processo de Ensino-Aprendizagem do Ensino Médio: Uma Revisão Sistemática da Literatura  Davi Rodrigues de Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), 
Isabella Careaga Alcântara (IFMS-CG), 
Celeny Fernades Alves (IFMS-CG), 
Marcio Osshiro (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) 
225971  Gamificação Aplicada à Aprendizagem de Critérios de Teste de Software  Jonas de Souza (Universidade Federal de São João del-Rei), 
Vinicius Durelli (Universidade Federal de São João del Rei), 
Simone Borges (Universidade de São Paulo) 
226126  Como iniciar uma prática gamificada com ênfase na narrativa? Uma experiência, no ensino de matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental  João Paladini (Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta), 
Marcelo Lacerda (IFNMG), 
Eliane Schlemmer (UNISINOS-RS) 

FULL 

226095  GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais  Douglas Melo (Universidade do Estado do Amazonas), 
Rafaela Melo (Universidade do Estado do Amazonas), 
Fernanda Pires (Universidade do Estado do Amazonas), 
Marcela Pessoa (Universidade do Estado do Amazonas) 
225467  Mecânicas da codificação como elemento da jogabilidade: um estudo inicial sobre ludicidade em narrativas de programação de computadores  Guilherme Soares (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / Universidade do Estado do Rio de Janeiro) 
226171  CellEscape: o desenvolvimento de um escape room virtual para divulgação científica sobre aplicações de biotecnologia  Mariana Ribeiro (Rede Municial de Maricá) 

SHORT 

226098  Codify: Uma plataforma gamificada para auxiliar e motivar estudantes no ensino de programação  Yuri Santos (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho), 
Daiane Garcia (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho), 
Paulo César dos Santos (IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho), 
Diego Saqui (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais) 
225364  CriptoNio: criptogame educacional  Danilo Santos (Exatamente Soluções Educacionais), 
Michel Araújo (Universidade Estadual de Santa Cruz), 
Lucas Santana (Exatamente Soluções Educacionais) 
226115  Desenho Universal para a Aprendizagem: uma abordagem para a versão digital do jogo Sensidex  Luana Zimmer Sarzi (Universidade Federal de Santa Catarina), 
Daieli Althaus (UFSC), 
Daniela Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina) 

FULL 

225435  ConES: Um RPG como Instrumento de Apoio ao Ensino da Construção de Produto de Software  Anderson Guerra (UFPA), 
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (Universidade Federal do Pará), 
Julio Furtado (Universidade Federal do Amapá) 
226080  Knight Scrum: Jogo mobile para auxiliar no aprendizado dos conceitos da Metodologia Ágil Scrum  Douglas Moreno (Centro Universitário Luterano de Palmas), 
Raphael Bentes (CEULP/ULBRA), 
Stefan Lucas Silva (Centro Universitário Luterano de Palmas), 
Natanna Santos (Centro Universitário Luterano de Palmas), 
Fernanda Gomes (Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA) 
225287  A Prototipagem em Papel no Desenvolvimento de Jogos Digitais em Sala de Aula  Maria Rafaela Araujo da Silva (UFERSA ), 
Kleber Fernandes (Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)), 
Gildene Fernandes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) 

SHORT 

225957  Jornada Biomas Escolas: um jogo digital com potencial educacional  Juçara Bordin (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), 
Silvia Kist (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), 
Camilo Reboucas (Last Lighthouse Games), 
Patrícia Schäfer (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS)), 
Maribel Selli (UFRGS), 
Gabriela Lemos (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) 
226146  Playing Citizens: A Ludic Approach to Ocean Literacy and Heritage Education in Niteroi  João Coelho (Unoversidade Federal Fluminense ), 
Carolina Spiegel (UFF) 

FULL 

225417  Desenvolvimento de um Modelo de Reação a Jogos Educacionais Digitais  Alexandre Vaz (Universidade Federal do Rio de Janeiro ), 
Geraldo Xexéo (UFR ) 
225511  CLASSIFIQUI: a Game for Software Requirements Classification Learning  Elenilson Monteiro (Universidade Federal do Ceará), 
Rainara Carvalho (Universidade Federal do Ceará), 
Enyo Gonçalves (Universidade Federal do Ceará) 
226041  Cardissey: Uma Plataforma para a Produção de Jogos de Cartas com Propósitos  Delivelton Rodrigues (Universidade Estadual de Feira de Santana), 
Victor Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana) 
226150  Educação Patrimonial, Cultura Oceânica e Cidadania: um levantamento de jogos pedagógicos como recursos educacionais na construção da Niterói que queremos  Carolina Spiegel (UFF ), 
Diego Madeira da Silva (Universidade Federal Fluminense) 

SHORT 

226104  Quizz-Party: Um game para Avaliação Contínua na Graduação em Cursos de Tecnologia da Informação  Rafael Lisboa (Federal University of Pará ), 
Raimundo Viegas Jr. (UFPA), 
Gabriel Pantoja (UFPA), 
Marcos Silva (Federal University of Pará), 
Antonilson Alcantara (Universidade Federal do Pará) 

FULL 

224667  Chão Interativo e Jogos Sérios Ativos para Autistas: A Plataforma T-TEA e o Jogo RepeTEA  Andre Trindade (Universidade do Estado de Santa Catarina), 
Gabriel Pereira (UDESC), 
Marcelo da Silva Hounsell (UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina) 
224717  Desenvolvimento de serious game como auxiliador no processo de aprendizado das atividades de vida diária em crianças com espectro autista  Victória Cavalcante (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), 
Jorge Aikes Junior (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) 
224921  Requisitos para Jogos Sérios Ativos em Chão Interativo para o Público Autista  Andre Trindade (Universidade do Estado de Santa Catarina), 
Gabriel Pereira (UDESC), 
Marcelo da Silva Hounsell (UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina) 
225213  AliCharlie: Um Jogo Sério para Avaliar a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no uso de Periféricos  Helyane Borges (Universidade Tecnologica Federal do Parana), 
Alline da Silva Leal (UTFPR), 
Simone Matos (UTFPR), 
Rafael Pereira (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) 
225462  Aplicação de um Modelo Híbrido na Criação do Jogo Querida Floresta para Pessoas com Deficiência Intelectual  Helyane Borges (Universidade Tecnologica Federal do Parana), 
Simone Matos (UTFPR), 
Tarcizio Bini (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), 
Luan Leme Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), 
Mariana Valentim (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) 
225612  Adaptando o Interactions 500 para ensinar Química Orgânica a alunos surdos e ouvintes: um relato de experiência  Natalia Fernandes (Universidade Federal do Ceará), 
Windson Viana (UFC), 
Antonio Melo Jr (Universidade Federal do Ceará) 

FULL 

225392  Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para trabalhar as competências emocionais na infância  Daniela Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina), 
Claudia Brito (Universidade Federal de Santa Catarina), 
Bruna Santana Anastácio (Universidade Federal de Santa Catarina), 
Taynara Campos (Universidade Federal de Santa Catarina) 
Luciana Augusta Ribeiro do Prado (Secretaria Municipal de Educação), 
Carlos Marciano (Universidade Federal de Santa Catarina), 
Fabíola Missel (Prefeitura Municipal de Florianópolis), 
226050  Professores do ensino fundamental: contexto social em que estão inseridos e a relação com jogos educacionais  Joana Gabriela Souza (Universidade Federal de Minas Gerais), 
Raquel Prates (Universidade Federal de Minas Gerais) 
226053  Uso de Game Design para a elaboração de uma Avaliação Gamificada no Ensino Superior  Daniel Oliveira (Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), 
Márcia de Melo Dórea (Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)) 
225972  O Estado da Arte das Simulações Militares  Dino Lincoln Figueirôa Santos (UFRN), 
Alysson Lucena (UFRN), 
Diego Pereira (IFRN/UFRN), 
Julio Melo (UFRN) 
226114  Um Jogo de Tabuleiro Educativo para Auxiliar na Prevenção da COVID-19  Marcelo Moro (CEFET-MG), 
Bráulio Chaves (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), 
Cláudia França (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), 
Sandro Dias (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG), 
André da Cruz (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)  

SHORT 

226021  Proposta de Jogo Digital como incentivo ao aprendizado musical: Abordagem lúdica para a experiência prática com a música  Gabriel de Sousa (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa), 
Thyago Sobreira (Instituto Federal da Paraíba) 

FULL 

224988  A Systematic Mapping of Serious Games for the Rehabilitation of Fine Motor Coordination  Rafael Pereira (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), 
Vinicius Garcia da Luz (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), 
Yasmin Riemer (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), 
Simone Matos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), 
Rui Lopes (Polytechnic Institute of Braganca - Portugal), 
226025  Reflexões sobre o letramento digital em jogos eletrônicos  Ritaciro Silva (Instituto Federal de Alagoas), 
Sérgio Ifa (Universidade Federal de Alagoas) 
226124  Avaliação de Jogos Educacionais para Aprendizado da Língua Japonesa: Uma Proposta Baseada em Heurísticas  Fabio Rocha Marques (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), 
Leonardo Cunha de Miranda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) 
226066  Simplification Game: Um Jogo Educativo para Ensino de Simpificação de Gramática Livre de Contexto  Eduardo Ribeiro (Universidade Estadual de Maringá), 
Maurilio Campano Junior (Universidade Estadual de Maringa), 
Alan Felinto (Universidade Estadual de Londrina), 
Linnyer Ruiz (UEM) 

SHORT 

224647  Gamification and CLIL: developing communication skills in L2 with the aid of digital tools in the bilingual context  Lucas Silva (University of São Paulo) 
225381  TripQuest Web: Sistema para Auxiliar no Ensino-Aprendizagem da Lingua Inglesa  Lucas Ferreira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), 
Crijina Flores (Salvador University, IFBA) 
225870  INCRUSIVE: Um jogo sério sobre a acessibilidade para cadeirantes  Rodrigo Barbosa (IFBA ), 
Patrick Moura (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Home O Instituto Federal de Educação), 
Leonardo Filho (IFBA), 
Romero Moura Júnior (Instituto Federal Baiano), 
Eduardo Sales (IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Santo Amaro), 
Tatiana de Souza Lima Santos (Instituto Federal da Bahia (IFBA)), 
Marcio Araújo (IFBA) 
Ordem Tipo Código Jems Título Autores
1 Full 225970 Jogos Digitais para Treinamento de Situações de Risco na Indústria – Rapid Review Roberto Rufino Jr. (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Tadeu Classe (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Rodrigo Santos (UNIRIO)
2 Full 226079 Player-Game Interaction Recorder: Um Software de Gravação para Apoiar a Avaliação da Interação de Jogadores com Jogos Digitais Murilo Bento (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Leonardo Cunha de Miranda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
Gabriel Vasiljevic (Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN))
3 Full 226162 Otome Games: mapeamento e análise exploratórios do perfil dos jogadores brasileiros Júlio Ferreira (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ)
Gabriela Diniz (UNESA)
Rafael Regis (UNIRIO)
4 Full 226028 Planejamento, produção e aplicação de uma disciplina prática na modalidade à distância no curso superior de tecnologia em Jogos Digitais Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul; Faculdade Impacta; IGDA São Paulo)
Diego Carvalho (Universidade Federal do ABC)
5 Full 225325 A estrutura discursiva da Twitch para capitalização imaterial na indústria de games Kennet Medeiros (Universidade Federal da Paraíba)
Caio Costa (Universidade Federal de Pernambuco)
6 Full 226144 CriptoPirâmides: Desmistificando jogos NFT como um Faraó Clara Pimentel (Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG))
Philipe Melo (Universidade Federal de Minas Gerais)
7 Short 223945 Jogo Tenso: Crunch no Desenvolvimento Independente de Games Daniel Prieto (Universidade Anhembi Morumbi)
Sérgio Nesteriuk (Universidade Anhembi Morumbi / BIG Festival)
8 Short 224652 Videogame Detonado: Análise e ranqueamento dos atributos de videogames de nona geração e as diferenças nas preferências entre gênero e faixa etária. Mario do Amaral Nascimento (UNESA)
Horário Full Papers Titulo Autores
09:00 226154 Quem deixou isso aqui?! De novo! Redesign de um jogo digital para prevenção de intoxicações domésticas Flávia Carvalho, Marcelo Vasconcellos, Thiago Magalhães, Alexandre Werner
09:15 226039 Proposta de um jogo sério para auxiliar o aprendizado do protocolo de Suporte Básico de Vida Ingrid Mendes, Maicon de Araújo Nogueira, Filipe Valente Mendes, Otavio Teixeira, Viviane Almeida dos Santos
09:30 225383 Serious game sobre medidas de prevenção de contaminação pelo vírus da COVID-19: desenvolvimento e aplicação em trabalhadores da saúde Joseane Menzen, Anelise Sturmer Kerber, Ana Luiza Ziulkoski, Juliane Fleck, Juliano Menzen, Rodrigo Goulart, Marcelo Fardo
09:45 225832 GravidApp 2.0: aplicativo móvel como proposta para o ensino na Enfermagem Obstétrica Leonardo Estevam, Claudiane Amorim, Adriano Madureira, Fernanda Chocron Miranda, Marcos Seruffo
Horário Short Papers Titulo Autores
10:00 226073 Construção do Modelo Conceitual do jogo SuperSUS Lays Hevércia Silveira de Farias, Fernanda Barbosa, Islândia Carvalho de Sousa, Sandra Siebra
10:10 226013 Jogos digitais e o estímulo das funções executivas entre estudantes universitários: uma revisão sistemática Suiane Ferreira, Flávia Vitorio Oliveira
10:20 225361 Oxygen – Um Gamebook para o Estudo da Anatomofisiologia Humana do Sistema Respiratório Francieli Bonfanti, Lucila Gutierrez, Vinicius Maciel, Victor Sarinho

Full Papers

Horário Código Jems Título Autores
13:30 226122 Jogos no Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): uma revisão integrativa Flávia Carvalho, Claudio Rodrigues, Marcelo Vasconcellos
13:45 225359 Mapeamento sistemático: Detecção de Doenças Mentais por meio de Jogos Sérios Emmanuel Souza, Tadeu Classe
14:00 226110 Avaliação de Jogos Aplicados à Saúde: Um Mapeamento nos Anais do SBGAMES 2014 – 2021 Matheus Correa, Cynthia Dias, Simone Ribeiro
14:15 226101 Jogos Digitais no diagnóstico/terapia do Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão de Literatura Marcos Wagner Ribeiro, Bruna Mota Barbosa

Short Papers

Horário Código Jems Título Autores
14:30 226133 Aplicações de Técnicas de Machine Learning e Gamificação no Autocuidado em Saúde: Uma Revisão Sistemática Filipe dos Anjos, Sergio Carvalho, Carlos Henrique Rorato Souza, Luma Oliveira
14:40 225951 Fazenda Renal: Um Jogo para Promover a Aderência à Diálise Peritoneal Automatizada Paulo de Castro e Silva Capelo, Nathan Costa Mattos, Yuri Nekan Soares Fontes, Geraldo da Silva Junior, Maria Andréia Formico Rodrigues
14:50 226168 Avaliação de um jogo em Realidade Virtual para usuários com comprometimento nos membros superiores Barbara Sabrina Herrera Monje de Castro, Alberto Raposo, Greis Francy M. Silva-Calpa
Horário Full Papers Titulo Autores
16:30 225295 Corona: um reino ameaçado! Um GameBook para combater a desinformação Marcelo La Carretta, Marcos Arrais, Ana Clara Britto
16:45 225409 Turbelab: Jogo Sério Sobre Ciências para o Desenvolvimento de Funções Executivas Alice Couto Bagdzius, João Pedrro Sander, Pedro Henrique Pomar Soares, Elthon Santos, Bruno da Silva Rodrigues, Silvana Maria Blascovi-Assis, Ana Grasielle Dionísio Corrêa
17:00 225465 Sai pra lá: um relato de como conceitos de prevenção e risco de infecção foram abordados no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro Pedro Henrique Marques, Letícia Leal, Tania Zaverucha do Valle
17:15 226040 Usabilidade de jogos digitais para idosos: Estudo de caso em jogos sérios para a saúde Luma Oliveira, Carlos Henrique Rorato Souza, Saulo Oliveira,
Luciana Berretta, Silvana de Lima Vieira dos Santos, Sergio Carvalho
Horário Short Papers Titulo Autores
17:30 225979 Vidas em jogo: o dilema da maternidade e paternidade na adolescência Jane Santos, Joannan Lima, Uener Ribeiro dos Santos, Sílvia Carvalho, Marcos Tulio Pereira Lima, Aparecida Zerbo
17:40 225994 Jogo de tabuleiro sobre tuberculose como estratégia para educação em saúde Suiane Ferreira, Ariane Ferreira, Ana Catarina Moura da Silva, Valeska Gomes, Sophia Yumi Xavier, Mahara Leticia Bomfim Rezende
17:50 225995 Ninguém me ensinou: um jogo digital sobre educação sexual para adolescentes Suiane Ferreira, Nathália de Tarso Ribeiro dos Santos, Flávia Vitorio Oliveira, Lia Jaquiane da Silva Sousa, Quécia Reis dos Santos, Janaina Purificação, Bianca Pestana
18:00 226071 Uma revisão bibliográfica dos jogos direcionados à promoção da saúde no contexto da pandemia Carla Cristina Ribeiro, Andréia Guerra Pimentel,
18:10 Comunicação Construindo vigilância participativa com jogos: a experiência do Departamento de Emergências em Saúde Pública Taynná Vernalha Rocha Almeida e Mateus Bandeira Sallas de Mell

1. Mario do Amaral Nascimento: Análise De Atributos E A Relação Dos Valores, Custo De Mudança E Risco Percebido Com A Intenção De Compra De Videogames No Brasil

2. Juliana Lima: Diversidade e Inclusão nos Jogos: Proposta de Comunicação para Empresas de jogos com foco na comunidade LGBTQIA+

3. Jhonatan Néry: Arquitetura de Software Interativo Multimodal dirigida a Jogos Sérios para Reabilitação

1. Wilson Kazuo Mizutani: The Unlimited Rulebook: Architecting the Economy Mechanics of Games

2. Bruna Santana Anastácio: PRÓ-LIFE Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas: desenvolvimento e avaliação em contexto escolar

- O conceito de limit break e suas variações em jogos digitais

- Um estudo sobre a mecânica de flagrante em jogos digitais

- O Universo das Funções: um jogo sério para a fixação de conceitos sobre funções e seus gráficos

- Uma iniciativa de desenvolvimento de games como estímulo para aprender química

- Sistema Especialista para apoio ao Ensino de História do 6° Ano por meio de Jogos Digitais

- Desenvolvimento de um jogo de educação financeira utilizando elementos da ruralidade do nordeste brasileiro para plataformas Apple

- Morro Novo" - Um jogo para treinamento de processos de manutenção de equipamentos na área de mineração

- Simulador para Gestão 4.0: Uma Versão Inicial

Short Papers

Código Jems Título Autores
226807 Trilha sonora cultural personalizada para o jogo Google Chrome T-Rex Cláudio Gomes (Universidade Federal do Amapá)
227231 2222: An accessible game to promote environment protection awareness Amanda Peixoto (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais), Gabriel Silva (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais), Jean Sarmiento (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais), Ulisses Rosa (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais), Virginia Mota (Universidade Federal de Minas Gerais)
227237 Enem Runner: um jogo de corrida infinita acessível a deficientes visuais Éric Parreiras (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais), Gabriel Begnami (UFMG), Gabriel Violante (Federal University of Minas Gerais), Arthur Cordeiro (Colégio Técnico da UFMG), Virginia Mota (Universidade Federal de Minas Gerais)
227249 Upwards! Um jogo acessível que incentiva inclusão através da competição Luan Vitor Carvalho Valadares (Coltec – UFMG), Enzo Bernardes (COLTEC – UFMG), Jhulya Gonçalves (Coltec – Universidade Federal de Minas Gerais), Lucas Rodrigues (COLTEC), Virginia Mota (Universidade Federal de Minas Gerais)

Full papers

Código Jems Título Autores
227198 ArrasTE-A: Desenvolvendo habilidades em crianças autistas através de um jogo digital Marcelo Siedler (Instituto Federal Sul Riograndense), Rafael Cardoso (Instituto Federal Sul Rio-grandense), Tatiana Tavares (Universidade Federal de Pelotas), Jean Max Simon Krebs (Jean Max Simon Krebs )
227327 Design de Interação e Tecnologia Assistiva aplicados ao Processo de Desenvolvimento de um Controlador Adaptativo de Jogos Digitais para Crianças com Deficiências Múltiplas Isabel Cristina Siqueira da Slva ((Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA))

Equipe Grafho Jam Team (GJT)
Equipe IF - Projekt Green
Equipe COUT
Equipe Cleange
Equipe Eric

Cada apresentação durará 30 minutos (15 apresentação + 15 discussão)

Organizadores: Rodrigo Santos e Marcelo Hounsell
Editora: Springer

Autor: Marcos Alvarenga
Editora: Viseu

Autor: R. M. Albuquerque
Editora: Pendragon

227103:

Utilizado o motor gráfico Babylon.js em aplicações nativas multiplataforma

Autor:
Sergio Ricardo Masson (Microsoft)

Online – 1 Hora – – Intermediário – Computação Gráfica


227478:

Gamificação empresarial baseada em indicadores de sucesso centrados no contexto organizacional: uma abordagem pautada no propósito de negócio e nos perfis dos participantes

Autores:
Venicios Araujo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Anara Olimpio (UPM)
Pollyana Notargiacomo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Online – 2 Horas – intermediário – Arte e Design, Computação, Indústria, Cultura

T1 – 227483:

Prototipação de jogos: passos iniciais

2 Horas – Básico – Arte e Design
10:00 – 12:00


T4 – 227130:

Acessibilidade em Jogos Educacionais Digitais: Fundamentos e Aplicação

2 Horas – Básico – Arte e Design
14:00 – 16:00


T7 – 227488:

Como criar um jogo do tipo Escape Room

2 Horas – Básico – Arte e Design
16:30 – 18:30

T2 – 227491:

Planejamento, Criação e Validação de Conteúdo para Jogos Sérios do Tipo Quiz

2 Horas – Básico – Arte e Design
10:00 – 12:00


T5 – 227073:

Desenvolvimento de Cursos Gamificados para o Ensino Híbrido

2 Horas – Educação – Intermediário
14:00 – 16:00


T8 – 227484:

Avaliação da Reação e da Aprendizagem de Alunos em Jogos Sérios: Fundamentos, Experiências e Oportunidades de Pesquisa

2 Horas – Básico – Arte e Design
16:30 – 18:30

T3 – 227128:

Criando Elementos Divertidos em Jogos Digitais

2 Horas – Básico – Arte e Design
10:00 – 12:00


T6 – 227407:

Level Design para Mundos de Exploração: conceito e técnicas para blocagem, caminhamento, interações e estimativa de Gameplay

2 Horas – Intermediário – level design
14:00 – 16:00


T9 – 227110:

Música para games: processos composicionais, DAWs e implementação de áudio

2 Horas – Básico – Arte e Design
16:30 – 18:30

Categorias: Fan Art, Vídeo e Sound Track

18:30 - 19:00 – Fan Art e Experimentações Artísticas
19:10 - 19:40 – InGame Video
19:50 - 20:20 – Sound Track

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