Finalistas
Doutorado:
- Wilson Kazuo Mizutani: The Unlimited Rulebook: Architecting the Economy Mechanics of Games
- Bruna Santana Anastácio: PRÓ-LIFE Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas: desenvolvimento e avaliação em contexto escolar
Mestrado:
- Mario do Amaral Nascimento: Análise De Atributos E A Relação Dos Valores, Custo De Mudança E Risco Percebido Com A Intenção De Compra De Videogames No Brasil
- Juliana Lima: Diversidade e Inclusão nos Jogos: Proposta de Comunicação para Empresas de jogos com foco na comunidade LGBTQIA+
- Jhonatan Néry: Arquitetura de Software Interativo Multimodal dirigida a Jogos Sérios para Reabilitação
O CTDGames corresponde a uma das Trilhas do SBGames, o maior e mais importante evento de jogos e entretenimento digital da América Latina, realizado pela SBC, o qual conta com a presença de cientistas, artistas, designers, professores e estudantes de faculdades, universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. O CTDGames é um Concurso no qual são divulgadas e premiadas Teses e Dissertações de destaque na área de Jogos defendidas entre janeiro e dezembro de 2021 e homologadas até final de fevereiro de 2022.
Neste ano de 2022, o CTDGames ocorrerá presencialmente, no dia 27 de outubro.
Submissão
Os trabalhos submetidos ao CTDGames em formato PDF via JEMS system devem ser escritos de forma objetiva, totalizando 5 páginas (incluindo texto, figuras, tabelas, referências, etc), claramente destacando: originalidade, resultados obtidos e contribuição (científica, tecnológica e/ou social). Adicionalmente, recomenda-se que o texto apresente: motivação, relevância e principais desafios de investigação do trabalho. Caso existam, o autor deverá indicar subprodutos do trabalho: patentes, programas de domínio público/livre com URL e artigos publicados ou aceitos para publicação e seus respectivos veículos de publicação. A estrutura do trabalho deve incluir o título, autor, instituição na qual foi aprovado, orientador e coorientador (caso se aplique), respectivas afiliações e o próprio texto. É altamente desejável o envio de vídeo e/ou link do protótipo do jogo ou entretenimento digital resultado da tese/dissertação.
Os trabalhos podem ser escritos em inglês ou português contendo título e resumo em ambas as línguas. O formato deve seguir o modelo SBC. Além disso, junto a cada trabalho submetido, o autor deverá também submeter:
Texto completo da dissertação de mestrado ou da tese de doutorado já homologada;
Cópia digitalizada do diploma ou documento que comprove a defesa, aprovação e homologação do trabalho (desde que a defesa tenha acontecido até 31/12/2021).
Processo de Revisão
O CTDGames terá duas fases de decisão sendo que cada trabalho será revisado por 3 revisores doutores:
1ª Fase: Eliminatória – Os trabalhos que receberem as melhores avaliações dos revisores serão selecionados para a segunda fase.
2ª Fase: Classificatória – Os trabalhos selecionados na 1ª fase deverão ser apresentados pelo aluno e apreciados por uma comissão avaliadora durante o evento.
Submissão do Camera-Ready
Caso o trabalho seja aprovado na 1ª fase, um termo de cessão de Direitos Autorais da SBC deverá ser também submetido via JEMS system, juntamente com a versão final do trabalho aceito, a ser publicado nos anais do SBGames.
Prêmios
Serão premiados até seis trabalhos: 3 em nível de mestrado e 3 em nível de doutorado.