Fórum de Esportes Eletrônicos

O primeiro Fórum de Esportes Eletrônicos tem como objetivo criar um espaço dedicado, dentro do SBGames 2022, para a discussão dos esportes eletrônicos e todo o ecossistema que o cerca. Por se tratar de um ambiente extremamente plural, o fórum visa discutir não só os jogos que são considerados esportes eletrônicos, mas também todos os elementos que os cercam. Dessa forma, são assuntos de interesse do fórum:

  • Pesquisas relacionadas aos esportes eletrônicos e seu ecossistema, incluindo jogadores, equipe técnica, times, organizações, organizadores de torneios, criadores de conteúdo, transmissão e espectadores (sugerimos que pesquisas desenvolvidas ou em fase de finalização sejam submetidas às trilhas principais do evento);
  • Desenvolvimento de Jogos Digitais que são considerados esportes eletrônicos, seus elementos e princípios de desenvolvimento;
  • Organização de eventos voltados aos esportes eletrônicos, incluindo competições, watch parties e feiras relacionadas ao tema;
  • Criação de conteúdo relacionados aos esportes eletrônicos, sejam eles educacionais, artísticos ou de entretenimento;
  • Gerenciamento de Talentos na área dos esportes eletrônicos;
  • Treinamento, preparação e atuação como jogador nos esportes eletrônicos;
  • Gerenciamento de equipes, organizações ou empresas que estejam diretamente ligadas aos esportes eletrônicos, em qualquer parte do ecossistema;
  • Outros tópicos relacionados diretamente aos esportes eletrônicos.

Programação da Atividade

A programação do Fórum de Esportes Eletrônicos será composta por palestras de convidados relevantes no cenário nacional e internacional de esportes eletrônicos, mesas redonda entre os palestrantes convidados e apresentações de trabalhos acadêmicos que tenham esportes eletrônicos como temática.


Chamada para Apresentações

O objetivo do primeiro Fórum de Esportes Eletrônicos é divulgar os esportes eletrônicos como área de pesquisa e assim permitir que pesquisadores que já interagem com a temática possam trocar experiências, assim como novos interessados possam se informar como se envolver com essa linha de pesquisa. Nessa direção, o fórum terá um espaço dedicado à apresentação de trabalhos que tenham esportes eletrônicos como temática, mesmo que já apresentados em outras conferências, visando fomentar a discussão e a divulgação desses materiais entre os participantes do SBGames 2022.

As apresentações de trabalho terão duração de até 20 minutos e poderão ser de trabalhos que estão em desenvolvimento ou que já foram apresentados em outros espaços científicos. Não haverá publicação escrita dos materiais das apresentações, mas os apresentadores receberão certificados de suas participações.

Os trabalhos deverão ser submetidos no link a seguir, preenchendo-se todos os campos, até o dia 26/09. Dúvidas podem ser enviadas para o email da coordenação da atividade em: esporteseletronicos@sbgames.org.

Chairs
DIGICOM
Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela UFRN, tendo sua monografia de conclusão de curso na área de eSports. Produtora da Liga Nordeste de Esports desde 2016, que entra de forma pioneira no trabalho de profissionalização junto aos jogadores do estado. Trouxe o ABC Futebol Clube e América Futebol Clube como primeiros clubes do Nordeste a entrarem nos eSports. Presidente da Federação de Esportes Eletrônicos do Rio Grande Norte (FERN), que é filiada a CBDEL, IESF, PAMESCO E WESCO. CEO da Digicom, empresa que desenvolve desde 2016 o maior evento do estado voltado para games, esports e tecnologias, e está produzindo o primeiro jogo de esporte eletrônico brasileiro.
UFRN
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotado no Instituto Metrópole Digital (IMD), com pesquisas em Realidade Virtual, Jogos Digitais e Simulações. Doutorando em Bioinformática no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática do IMD/UFRN, com período sanduíche no IWM - Institut für Wissensmedien em Tübingen, na Alemanha, através de bolsa PRINT - Programa Institucional de Internacionalização fomentada pela CAPES. Mestre em Sistemas e Computação, na linha de Computação Gráfica e Inteligência Computacional, pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciência da Computação também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Detalhes do Evento
  • Data de Inicio
    25 de outubro de 2022 14:00
  • Data de Fim
    26 de outubro de 2022 18:00
  • Status
    Finalizado
  • Local
  • Endereço
    Auditório - Centro de Tecnologia (CT-UFRN)