A trilha de Educação é um espaço para o estudo do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, seja na educação básica, superior ou corporativa, presencial ou a distância. Seu objetivo é reunir os trabalhos voltados especificamente ao uso educacional de jogos, gerando assim maior interação entre os pesquisadores interessados nessa área. Importante notar que não apenas jogos educativos, mas também comerciais (ou de entretenimento) têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem, e, portanto, essas pesquisas podem ser submetidas à trilha. Além disso, a gamificação aplicada à educação, ou seja, a utilização de elementos de design de games no processo de ensino e aprendizagem, faz também parte do escopo da trilha.
Chamada de Trabalhos
RESULTADOS DIVULGADOS
Você está convidado a submeter trabalhos para a trilha de Educação do SBGames 2022 nos seguintes temas:
Lista de temas de interesse da Trilha de Educação
- Alfabetização e letramento com jogos
- Aprendizagem baseada em jogos
- Avaliação de jogos educacionais
- Avaliação de estratégias de gamificação
- e-Sports e educação
- Games na educação a distância
- Games e avaliação da aprendizagem
- Games e cognição
- Games na educação inclusiva
- Games na educação infanfil
- Games na educação básica
- Games no ensino superior
- Gamificação na educação
- Princípios pedagógicos dos games
- Serious games
Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action — assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.).
Observações
Trabalhos voltados primordialmente a:
- design de jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes & Design;
- computação aplicada a jogos devem ser submetidos à trilha de Computação;
- exploração dos aspectos sociais e culturais dos jogos devem ser submetidos à trilha de Cultura;
- aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à trilha de Indústria;
- ensino de design de jogos ou qualquer outro aspecto relacionado ao universo dos jogos, a menos que envolva a sua utilização no processo de aprendizagem, não devem ser submetidos a esta trilha.
Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.
Publicação
Os trabalhos mais bem avaliados na Trilha Educação serão publicados em uma edição especial da Revista Educaonline vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro. A revista tem Qualis B2 em Educação e está indexada na Web of Science.