Esta trilha é voltada a trabalhos que se dedicam a: estudar teorias e conceitos voltados ao design de jogos; analisar processos de design e produção de jogos. Em ambos os casos, contempla tópicos de interesse, como:
- Design de Jogo – Processo de game design (metodologias, métodos, técnicas, documentação); design do mundo do jogo, de personagens, de fases (level design), de mecânicas; balanceamento, teste e validação de jogo; pesquisa de pré-produção; post-mortem do desenvolvimento do jogo.
- Interface de Jogo – Design e avaliação de interfaces; integração entre mídias; ergonomia e interação humano-computador em jogos digitais; adaptação para diferentes dispositivos; acessibilidade.
Artes de Jogo – Direção de arte; jogos como pesquisa artística; inovação por meio da arte do jogo; usos nos jogos das linguagens visual, musical, teatral, de vídeo, de animação, literária, entre outras; concept art; sound design; identidades visuais e sonoras; produção de trilhas musicais. - Narrativa de Jogo – Design do enredo e dos arcos narrativos; jornada do jogador; design de metas, obstáculos e conflitos narrativos; multiplos finais; interface e narrativa (mapas, livros, inventários, etc.); agência em jogos; localização e dublagem.
- Tecnologias e Mídias – Ferramentas de criação e produção de jogos digitais; inovação no uso de softwares e hardware; efeitos especiais e efeitos visuais; áudios imersivos e áudios dinâmicos; tecnologias de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (ARG).
- Equipe de Arte & Design de Jogo – Competências e habilidades de artistas e designers de produção de jogos digitais; práticas, métodos e técnicas para gestão e atuação de equipes de produção de jogos; produção e distribuição de jogos.