Tutoriais

Os tutoriais do SBGames são apresentações e cursos de curta duração ligados às diferentes áreas do desenvolvimento de jogos. Apresentados por especialistas da indústria e da área acadêmica, eles permitem que os participantes se atualizem em questões tecnológicas e projetuais e também expõem novas tendências.


Tutoriais aprovados

Confira a tabela com os 9 (nove) tutoriais aprovados:
Nome Autores
Desenvolvendo aplicativos e games usando o ARKit Mark Joselli
Godot Engine - Conheça os Nodes William Tumeo
Monetização de Jogos baseada em Criptomoedas e Blockchains Luciano Silva
4x3: método para criação de jogos de tabuleiro Marcelo La Carretta
Desenvolvimento de áudio para jogos com Unity e FMOD Jucimar Maia Silva Júnior, Cristina Araújo, Luis Marinho Alves
Newsgames, por onde começar? Como planejar um GDD para os jogos jornalísticos. Carlos Marciano
Desenvolvimento rápido de ambientes para realidade virtual em Unity utilizando PhotoSphere e CubeMap Ricardo Barboza, Matheus Barbosa, Jucimar Maia Silva Júnior
Ecossistemas de Software no Projeto e Desenvolvimento de Plataformas para Jogos e Entretenimento Digital Rodrigo Santos
Fluxo de camadas: metodologia de desenvolvimento de personagens para jogos digitais com foco na jogabilidade Ana Poubel

Programação

# Tutorial Duração
Tutorial 1Desenvolvendo aplicativos e games usando o ARKit2h
Tutorial 2Godot Engine - Conheça os Nodes3h
Tutorial 3Game Monetization based on Cryptocurrencies and Blockchains4h
Tutorial 44x3: método para criação de jogos de tabuleiro4h
Tutorial 5Desenvolvimento de áudio para jogos com Unity e FMOD4h
Tutorial 6Newsgames, por onde começar? Como planejar um GDD para os jogos jornalísticos4h
Tutorial 7Desenvolvimento rápido de ambientes para realidade virtual em Unity utilizando PhotoSphere e CubeMap2h
Tutorial 8Ecossistemas de Software no Projeto e Desenvolvimento de Plataformas para Jogos e Entretenimento Digital4h
Tutorial 9Fluxo de camadas: metodologia de desenvolvimento de personagens para jogos digitais com foco na jogabilidade4h
TUTORIAIS
Início Fim Quinta-feira, 2 de Novembro Sexta-feira, 3 de Novembro Sábado, 4 de Novembro
08:00 09:00 TUTORIAL 2
TUTORIAL 8
TUTORIAL 8
TUTORIAL 1
09:00 10:00 TUTORIAL 2
TUTORIAL 8
TUTORIAL 8
TUTORIAL 1
10:00 11:00
11:00 12:00
12:00 13:00
13:00 14:00 TUTORIAL 2 TUTORIAL 5
TUTORIAL 3
TUTORIAL 9
14:00 15:00 TUTORIAL 5
TUTORIAL 3
TUTORIAL 9
15:00 16:00 TUTORIAL 5
TUTORIAL 3
TUTORIAL 9
16:00 17:00 TUTORIAL 6
TUTORIAL 4
TUTORIAL 7 TUTORIAL 5
TUTORIAL 3
TUTORIAL 9
17:00 18:00 TUTORIAL 6
TUTORIAL 4
TUTORIAL 7 Encerramento
Premiações Artigos
18:00 19:00 TUTORIAL 6
TUTORIAL 4
19:00 20:00 TUTORIAL 6
TUTORIAL 4

Chamada de participação / Call for participation

We would like to invite industry and universities to submit tutorials proposals to SBGames 2017. Submissions are welcome according to the symposium tracks: Computing, Art &Design, Culture and Industry. This is a great opportunity to knowledge sharing among researchers, industry and general game community. The tutorial’s interest fields are the same of the symposium tracks.

The accepted tutorials will take place on the the symposium activities and and will be free of charge to all conference attendees. The selected tutorials can be presented in a lecture room or also in a laboratory. This year, “hands on” tutorials are welcome. In addition, tutorials will be part of SBGames proceedings.

Submission

We invite contributions on all aspects of Games and Digital Entertainment according to symposium tracks. Submissions are welcome in English and Portuguese and can take up to 4 pages long. The proposals should contemplate tutorials do be performed in 2 or 4 hours.

Accepted proposals will be part of the conference proceedings. The authors will be requested to send a full text about the tutorial, which will be feature as a chapter of a book to be edited in digital format for open access after the conference (release date to be announced.)

Proposal Outline

  • Title
  • Authors (name, e-mail, affiliation, small bio, expertise on the tutorial field)
  • Track of Interest - Computing, Art &Design, Culture or Industry
  • Level of Tutorial: basic, elementary, advanced
  • Total time: 2 or 4 hours
  • Abstract describing Goals, Topics to be explored and methodology.
  • Motivation, audience profile

Important Dates

14/08/17 - Deadline for proposal’s submissions

31/08/17 - Acceptance Notification

27/09/17 - Deadline for camera-ready version - book chapter

02/10/17 - Deadline for Author´s Registration

Organization

Tutorials: Vinicius Cassol, Ph.D (BabyOwl Studios)

General Chair: Bruno Campagnolo (PUCPR, Brazil)

Email: tutoriais@sbgames.org