Workshop de Teses e Dissertações

O II Workshop de Teses e Dissertações do SBGames tem como objetivo divulgar e destacar trabalhos acadêmicos de pós-graduação relacionados à área de jogos digitais, já apresentados ou defendidos perante uma banca avaliadora.


Trabalhos aprovados (15)

Confira a tabela com os 15 (quinze) trabalhos aprovados:
Nome Autores
A Computational Model for Generating Visually Pleasing Video Game Maps Julian Hernandez Mariño e Levi Lelis
A Framework for the Application of Participatory Design with Agile Game Development in a NUI Game for Wheelchair Users Alexandre Greluk Szykman, Joao Paulo Gois e André Brandão
A virtual dynamic control for games adapted to the gameplay and the user Mateus Pelegrino, Daniela Trevisan e Anselmo Montenegro
Contextos lúdicos de aprendizagem: uma aproximação entre jogos eletrônicos e educação a distância Bruna Santana Anastácio
CrowdSim: A Framework to Estimate Safety of Egress Scenario Vinícius Cassol e Soraia Musse
Dynamic Focus Selection for First-Person Navigation with Head Mounted Displays Thiago Porcino, Esteban Clua, Cristina Vasconcelos e Daniela Trevisan
Educação eletrolúdica: a criação de espaços de reflexão sobre as consequências do jogar digital Rafael Albuquerque
ENgAGED: Um processo de desenvolvimento de jogos para ensino em computação Paulo Eduardo Battistella e Christiane G. von Wangenheim
Formação de Professores e Tecnologia Digital: Um Estudo Sobre a Utilização do Jogo Musikinésia na Educação Musical Rogério Augusto Bordini e Marcia de Oliveira
Geração Procedural de Conteúdo por Busca Inovativa em Nichos Alexandre Melotti e Carlos Moraes
O impacto da utilização de Assets não exclusivos no projeto de design de jogos digitais Felipe Frosi
Os Jogos Digitais Vistos Pelo Jogador: análise de aspectos narrativos Felipe Martinelli e Jose Valente
Recomendações para o design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento Matheus Cezarotto e André Battaiola
Sentidos da Saúde em jogos digitais Flávia Carvalho
Um modelo de mecânica para construção de jogos educacionais móveis para adultos mais velhos Ronan Ferreira e Lucila Ishitani

Chamada de participação

Permita que a comunidade conheça sua pesquisa de Mestrado (Dissertação) de ou de Doutorado (Tese) em estudos de jogos e entretenimento digital.

Se sua dissertação ou tese foi defendida no período entre 1º de Janeiro de 2016 a 31 de Dezembro de 2016, você é elegível!

Quatro prêmios principais:

Prêmio de Inovação Técnica: nos campos da ciência da computação, engenharia, economia ou estudos de indústria.

  • Mestrado: 1 Vencedor
  • Doutorado: 1 Vencedor

Prêmio de Inovação em Game Design: nos campos das artes, música, design, cultura, direito ou educação.

  • Mestrado: 1 Vencedor
  • Doutorado: 1 Vencedor

A tese/dissertação pode ser em português ou inglês. É exigido que seja submetido um artigo curto, em português ou inglês, com no máximo quarto (4) páginas. A Universidade/Instituição pode ser de qualquer país.

Datas Importantes:

  • Limite para a submissão do artigo curto e da cópia do documento final da tese ou dissertação: 7 Agosto de 2017
  • Notificação de aceitação: 11 Setembro de 2017
  • Prazo limite para inscrição dos autores: 9 de Outubro de 2017
  • Apresentações orais dos candidados selecionados: 2 – 4 Novembro de 2017
  • Anúncio dos vencedores: até 4 de Novembro de 2017

Programação

WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES
Início Fim Sexta-feira, 3 de Novembro Sábado, 4 de Novembro
09:00 10:00 O impacto da utilização de Assets não exclusivos no projeto de design de jogos digitais (Game Design - Mestrado)

A Framework for the Application of Participatory Design with Agile Game Development in a NUI Game for Wheelchair Users (Game Design - Mestrado)

Educação eletrolúdica: a criação de espaços de reflexão sobre as consequências do jogar digital (Game Design - Doutorado)
Contextos lúdicos de aprendizagem: uma aproximação entre jogos eletrônicos e educação a distância (Game Design - Mestrado)

Os Jogos Digitais Vistos Pelo Jogador: análise de aspectos narrativos (Game Design - Mestrado)

ENgAGED: Um processo de desenvolvimento de jogos para ensino em computação (Game Design - Doutorado)
10:00 11:00
11:00 12:00
12:00 13:00
13:00 14:00 Um modelo de mecânica para construção de jogos educacionais móveis para adultos mais velhos (Game Design - Mestrado)

Formação de Professores e Tecnologia Digital: Um Estudo Sobre a Utilização do Jogo Musikinésia na Educação Musical (Game Design - Mestrado)

Recomendações para o design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento (Game Design - Mestrado)

Sentidos da Saúde em jogos digitais (Game Design - Mestrado)
14:00 15:00
15:00 16:00
16:00 17:00 Geração Procedural de Conteúdo por Busca Inovativa em Nichos (Inovação Técnica - Mestrado)

Dynamic Focus Selection for First-Person Navigation with Head Mounted Displays (Inovação Técnica - Mestrado)

A Computational Model for Generating Visually Pleasing Video Game Maps (Inovação Técnica - Mestrado)
17:00 18:00 A virtual dynamic control for games adapted to the gameplay and the user (Inovação Técnica - Mestrado)

CrowdSim: A Framework to Estimate Safety of Egress Scenario Inovação (Técnica - Doutorado)

Coordenação do Workshop de Teses e Dissertações

André Luiz Brandão - UFABC

Alex Fernandes da Veiga Machado - IF Sudeste-MG

Mark Joselli - Apple Developer Academy/PUCPR

E-mail: wtd@sbgames.org