Jogos Diversos


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A atividade Jogos Diversos é voltada para discussões acadêmicas e sobre a indústria a respeito das relações entre os jogos (digitais e analógicos), as pessoas que os jogam (seus sentidos e significações) e dos coletivos que os desenvolvem, com ênfase em diversidade populacional e de comunidades, marcadores de diferença (gênero, raça, sexualidade, classe, deficiência, geografia, etc), além de contextos de vulnerabilidade e exclusão dentro da cultura dos jogos.

Chamada de participação

O principal foco da Atividade Jogos Diversos é a reflexão sobre as relações entre os jogadores ou desenvolvedores de jogos e os jogos em si em contextos de diversidade populacional e de comunidades, marcadores de diferença (gênero, raça, sexualidade, classe, deficiência, geografia, etc) e de vulnerabilidade e exclusão dentro da cultura dos jogos.

Você está convidado a submeter trabalhos de pesquisa nos formatos de pôsteres técnicos (short papers), além de propostas de mesas de discussão para a atividade Jogos Diversos do SBGames 2017.

Formatos dos trabalhos

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, será rejeitada. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, clareza e rigor da metodologia, assim como como referências à literatura e jogos existentes.

Entre os temas contemplados pela atividade encontram-se, mas não se restringem a:

  • Compreensões sociais de produção, recepção e consumo de jogos por populações historicamente marginalizadas (mulheres, pessoas não-brancas, população LGBTQ, pessoas com deficiência, etc)
  • Impactos sociais, políticos, históricos e educacionais das culturas de jogo digital
  • Crítica e jornalismo sobre jogos digitais;
  • Produções de comunidades de jogos digitais;
  • Jogos digitais e marcadores de diferença (raça, gênero, sexualidade, classe, geografia);
  • Jogos digitais e arranjos econômicos / sociais;
  • Manutenção de padrões de opressão e exclusão em jogos (misoginia, homo / lesbo / transfobia, racismo, classismo, capacitismo, etc);
  • Representabilidade em jogos e na indústria;
  • Jogos como ferramenta de justiça e/ou consciência social e aprendizado;
  • Jogos empáticos;

Short Papers

São pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro (4) páginas.

Mesas de discussão

São propostas de mesas de discussão sobre um tema específico (marcadores de diferença, crítica, arranjos econômicos, etc.). Devem constar os nomes dos participantes (entre 3 e 5) seus mini-currículos, o nome e mini-currículo do moderador, bem como o tema principal da mesa e o roteiro de tópicos a serem discutidos. A duração da esperada de apresentação de mesas é de 60 minutos (especifique na proposta caso você acha que seria mais adequado um tempo maior e de quanto seria).

Observações

Contará como elemento de avaliação, tanto do abstract quanto do artigo, referência a possíveis artigos e/ou posters existentes na base do SBGames, cujo conteúdo contenham análises, conceitos, processos ou temas correlacionados a aqueles tratados na pesquisa que o documento submetido relata. Quando não houver nenhum tipo de similaridade com o já publicado na base do SBGames, favor explicitar no documento submetido.

As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS System. Os artigos (Short papers) e mesas serão submetidos a um sistema de avaliação cega (blind review). Assim, os autores devem evitar incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, auto-referências explícitas, nomes de projetos, etc.).

Apresentação dos trabalhos

Os Short Papers aceitos serão apresentados em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem e template serão divulgados com antecedência.

As mesas redondas aceitas serão apresentadas em sessões temáticas. Todos participantes e os moderadores devem estar inscritos e presentes durante o evento.

Sistema de Revisão Cega (Blind Review)

As submissões serão feitas eletronicamente através do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (revisão cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações diretas que permitam a sua identificação (nome, filiação, etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.

Modelo de Formato para Propostas

As instruções detalhadas de formatação dos trabalhos, incluindo template para short paper, estão disponíveis na seção de submissões do site ou na caixa vermelha nesta página. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final.

Programação

02/11
Horário Seção Sala Trabalho
17 às 17h10Abertura
17h10 às 17h20Gênero & jogos177707Gênero e Games: Perspectivas de Alunas de Computação sobre a Participação em Jogos Digitais
17h20 às 17h30Gênero & jogos177323Gênero e Jogos: uma coleção de recursos educacionais abertos de apoio à mobilização social
17h30 às 17h40Gênero & jogos177337Representatividade de gênero no game design: conceitos e problemáticas
17h40 às 17h50Gênero & jogos177695De Ms. Pacman a Lara Croft: elementos para o debate de gênero na construção de uma oficina no Rio Indie Games
17h50 às 18hGênero & jogos177700Leia e Saboreie: Sexo e Negativismo Queer em jogos de Twine
18 às 19h Mesa: A questão dos negros na indústria de jogos nacional e internacional 177498 Mesa: A questão dos negros na indústria de jogos nacional e internacional
03/11
Horário Seção Sala Trabalho
16 às 17hMesa: Experiências Queer nas Culturas de Jogos Eletrônicos177465As Margens Como Centro: Experiências Queer nas Culturas de Jogos Eletrônicos
17 às 17h15Games for Everybody177702A questão haitiana retratada em um serious game: design e discursos
17h15 às 17h30Games for Everybody177661Odd: A Tale About Difference - reflexões sobre a construção mecânica e discursiva de uma experiência LGBT+ em um jogo digital
17h30 às 17h45Games for Everybody177696O uso do Esporte Eletrônico enquanto ferramenta de inclusão digital.
17h45 às 18hGames for Everybody177690Final Deal um jogo de Tabuleiro para Mediação de Conflitos
04/11
Horário Seção Sala Trabalho
9 às 10hMesa: Roda de conversa do Grupo de Estudos em Gênero e Games177703Hiper-Ludicidades: rodas de conversa do Grupo de Estudos em Gênero e Games
14 às 15hMesa: Representatividade interseccional nos jogos digitais177679Mesa: Representatividade interseccional nos jogos digitais

Datas

25/09/17 - Prazo limite para submissão dos abstracts

16/10/17 - Prazo limite para submissão dos artigos

23/10/17 - Notificação de aceite

26/10/17 - Prazo limite para inscrição dos autores

26/10/17 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready

Coordenadora da Atividade

Thais Weiller - JoyMasher/PUCPR

Contato: jogosdiversos@sbgames.org