A segunda edição do Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.
O evento acontece em 1/11/17 na PUCPR, no dia anterior ao início do SBGames 2017. As inscrições podem ser feitas de maneira independentes das inscrições no SBGames e estarão disponíveis abaixo:
Formulário de inscrição no Fórum de Ensino de Jogos DigitaisChairs do Fórum de Ensino de Jogos Digitais
Alan Henrique Pardo de Carvalho - Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta e IGDA-SP
Fabio Vinícius Binder - Apple Developer Academy/PUCPR
Programação
Auditório Tristão de Ataíde no Térreo do Bloco Amarelo
10h - A pesquisa acadêmica nos cursos de Jogos Digitais e na pós-graduação
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional preconiza que a educação superior tem como uma de suas finalidades incentivar e pesquisa e a investigação científica. O próprio SBGames é uma das manifestações da comunidade acadêmica de jogos digitais para a divulgação dos resultados de pesquisas acadêmicas desenvolvidas primariamente em cursos de graduação e pós-graduação. Essa mesa tem como finalidade principal discutir como é desenvolvida essa pesquisa, seja na graduação, na pós ou em alguns casos com a interação entre cursos nesses duas modalidades da educação superior.- Alexandre Santaella Braga (PUC-SP, Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta, ESPM)
- Luan Carlos Nesi (UniRitter)
- Lynn Alves (UNEB)
- Tiago Vinicius Ficagna (UNIVALI)
14h - Os cursos livres e sua participação na formação de pessoal para a indústria
O desenvolvimento de jogos digitais tem atraído de forma crescente não apenas as instituições de ensino formal, mas as empresas que oferecem os chamados "cursos livres", que não estão sujeitos a regulamentação pelo MEC ou pelas secretarias de educação e tem sido uma alternativa interessante para quem deseja obter conhecimento especializado em um curto espaço de tempo. Nessa mesa serão apresentadas e discutidas algumas experiências de empresas que vem apostando na oferta desses cursos.- André Leandro (GAMEscola)
- Lucas Antunes Estanislau Ribeiro (SEEDS - Arte e Educação)
- Renato Lima (SuperGeeks)
- Thiago Adamo (Game Audio Academy)
- Verônica Isabela Quandt (HappyCode)
15h30 - Cursos técnicos de jogos digitais: o que pode e o que vem sendo feito?
No Brasil, a educação profissional e tecnológica abrange o ensino médio por meio dos cursos técnicos e um dos contemplados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC é o de Programação em Jogos Digitais, oferecido por instituições de diversos estados brasileiros tanto pela iniciativa pública como pela iniciativa privada. Qual tem sido até o momento a experiência de algumas instituições com a oferta desses cursos? Como tem sido a aceitação dos egressos dos cursos técnicos no mercado de trabalho? São algumas das questões que serão apresentadas nessa mesa.- Daniel Kaiss (Senac Curitiba Portão)
- Denise Maria Vecino Sato (IFPR)
- Diego Marques de Carvalho (Centro Paula Souza, Faculdade Impacta)
- Franz Wagner Dal Belo (SENAI-PR)
- Mônia Naomy (IFPR)
17h - Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade?
A formação de pessoal qualificado, tanto no ensino técnico como na graduação, está diretamente relacionada com as demandas do mercado de trabalho e nesse sentido uma maior aproximação entre empresas e instituições de ensino pode trazer benefícios mútuos. O que pode ser feito e o que já vem sendo feito para aumentar a interação entre empresas e instituições de ensino? É o que discutiremos nessa mesa.- Luan Carlos Nesi (UniRitter)
- Rafael Baptistella Luiz (Universidade Positivo)
- Rodrigo Leôncio Motta (Unifacisa, Kaipora Digital)
- Sandro Manfredini (Aquiris)