Workshop G2: Games na Graduação


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No SBGames 2017 acontecerá pela segunda vez o Workshop G2. Este é voltado para estudantes que estão cursando a graduação (ou que tenham concluído o curso em 2016 ou no primeiro semestre de 2017) em qualquer área (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico) e que tenham desenvolvido trabalhos relacionados a jogos digitais, tais como Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados, Iniciação Científica ou Trabalhos de Disciplinas que apresentem resultados concretos. Isso busca promover um contato e aproximação dos estudantes com especialistas de renome na área. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo e requerem um professor como responsável e coautor. Os artigos selecionados serão publicados e apresentados em sessão de Pôsteres específica no SBGames 2017.

Chamada de participação

As submissões podem ser feitas em português, inglês ou espanhol. Na primeira etapa os autores devem submeter um resumo. Os autores dos resumos aceitos deverão, na segunda etapa, submeter um artigo seguindo as diretrizes do modelo (template) do SBGames 2017 para Short Papers (de 2 a 4 páginas), mas não omitindo os nomes dos autores, bem como do orientador e do coorientador, ou mesmo colaboradores, caso seja pertinente. Destaca-se que o(s) estudante(s) constitui(em) primeiro(s) autor(es), sendo o orientador o último autor. Os autores de trabalhos selecionados receberão instruções para a confecção do Pôster juntamente com a notificação de aceite, sendo que ao menos um autor por artigo deverá se inscrever no SBGames 2017 para que o artigo seja publicado e apresentado.

Na fundamentação do artigo, sugere-se que os autores busquem analisar trabalhos correlatos nos Proceedings das edições anteriores do SBGames.

Política de Submissão

Não é permitida a submissão simultânea de trabalhos, ou seja, submeter o mesmo artigo para as trilhas principais do evento e para o Workshop G2. Isso implica na rejeição automática do artigo. Não é permitida a inclusão posterior de autores e ao menos um dos autores tem que atender ao critério de ser estudante de graduação ou recém-formado (de 2016 em diante).

Trabalhos aprovados

Confira a tabela com os 11 (onze) trabalhos aprovados:
Nome Autores
A hybrid architecture optimizing Ray Tracing for real time applications Diego Gonçalves, Rossana Baptista Queiroz, Vinícius Cassol
A Narrativa de Imersão em Jogos de Videogame: Estudo de Caso do jogo Valiant Hearts Caio Costa
A Relação entre o processo de tomada de decisão e Level Design: Estudo de caso do jogo Blink Lucas Lazarin, Ricardo Cherobin
Algoritmos e Estruturas de Dados aplicados no desenvolvimento de jogos Gustavo Travnik, Igor Knop
Comportamento de Múltiplos Personagens Bioinspirado em Colônias de Insetos Lukas Eiky Takatani
Geração procedural de coreografias para jogos de dança Alice Abreu, João Ricardo Bittencourt, Rossana Baptista Queiroz, Vinícius Cassol
Libras Racer: Protótipo de um Jogo Sério para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Victor Araujo, Lucas Menezes, Adolfo Guimaraes
O Processo de Validação de um Jogo de Game Jam: O Projeto Prevenchente® Ariadne Depine, Rodrigo Stacheski, Marcia Gemari, Rosimeire Bitencourt
Prototipagem no game design: o jogo de tabuleiro como ferramenta de teste de game educativo João Eicke, Dulce Cruz
Völuspá - Mito e Jogos Mariana Pereira, Rian Rezende
YGO Autoplaymat: campo de jogo automatizado com exibição holográfica para o Yu-Gi-Oh! TCG Jean Pablo Mello, Leandro Costalonga

Critérios de Seleção

Os artigos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: originalidade, inovação, qualidade técnica, aderência e apresentação. Espera-se que as propostas submetidas apresentem:

  • Título;
  • Autor(es), Filiação Acadêmica e Contato;
  • Resumo;
  • Palavras-chave;
  • Introdução;
  • Fundamentação Teórica e Técnica (Trabalhos Correlatos);
  • Metodologia;
  • Resultados Obtidos;
  • Conclusões e Trabalhos futuros.

Datas Importantes

  • 28/08 - PRIMEIRA ETAPA: Prazo limite para submissão dos resumos
  • 04/09 - SEGUNDA ETAPA: Prazo limite para submissão dos artigos (Short Papers)
  • 26/09 - Notificação de aceite da segunda etapa
  • 02/10 - Prazo limite para os autores enviarem a versão final do artigo (seguindo as recomendações dos revisores) e termo de copyright assinado
  • 05/10 - Prazo limite para inscrição dos autores

Organização

Pollyana Notargiacomo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

E-mail: gamesnagraduacao@sbgames.org

Modelo de poster

Instruções para apresentar poster (envio das informações até 31/10)

Datas importantes

28/08/17 - PRIMEIRA ETAPA: Prazo limite para submissão dos resumos

04/09/17 - SEGUNDA ETAPA: Prazo limite para submissão dos artigos (Short Papers)

26/09/17 - Notificação de aceite da segunda etapa

02/10/17 - Prazo limite para os autores enviarem a versão final do artigo (seguindo as recomendações dos revisores) e termo de copyright assinado

05/10/17 - Prazo limite para inscrição dos autores

02/11/17 - 11:30h-13h - Fast track da atividade

02/11/17 - 16h às 17h - Apresentação (junto ao pôster)

Modelos para artigos

Modelo Word

Modelo LaTeX

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