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Tutoriais

A trilha de Tutoriais representa uma das atividades mais importantes do SBGames, o maior e mais importante evento de jogos e entretenimento digital da América Latina, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SBGames conta com a presença de cientistas, artistas, designers, professores e estudantes de faculdades, universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Os tutoriais representam uma grande oportunidade para se ter um momento de troca de experiência entre profissionais, pesquisadores e comunidade.

Neste ano de 2022, a trilha de Tutoriais poderá  ocorrer nas seguintes modalidades: presencial, online síncrono (live no Youtube ou outra plataforma alternativa), e online assíncrona (vídeo gravado e disponibilizado à coordenação dos tutoriais) entre os dias 24 e 27 de outubro.

Submissão

As propostas de tutoriais podem ser escritas em inglês ou português, tendo no máximo duas páginas e devem conter as seguintes informações nesta ordem:

  • Título;
  • Autores: nome, e-mail, afiliação atual (empresa ou instituição de ensino), titulação acadêmica mais elevada (graduação, mestrado, doutorado), breve biografia (máximo 150 palavras), experiência sobre o tema do tutorial, link do Currículo Lattes (opcional);
  • Assunto do tutorial: Arte e Design, Computação, Indústria, Cultura.Tópicos de interesse: lista contendo de um a três tópicos de interesse do assunto correspondente, que serão abordados no tutorial;
  • Nível do tutorial: básico, intermediário ou avançado;
  • Duração: uma ou duas horas;
  • Estrutura necessária: quantidade de computadores, laboratório ou sala de aula, necessita de inscrições por formulário, etc.
  • Resumo, contendo o objetivo principal, lista de tópicos a serem abordados e metodologia;
  • Motivação, contendo público alvo e interesse do público no tutorial.

Orientações

É obrigatório que ao menos um dos autores dos tutoriais aprovados se inscreva oficialmente no SBGames, com prazo de até quinze dias antes da realização do evento.

Os tutoriais ocorrerão durante os dias do evento. Para os inscritos no SBGames, não haverá custo para participarem de cada tutorial. Os autores serão convidados a submeterem uma versão estendida do tutorial para uma eventual publicação de um livro em formato digital. A versão estendida do texto submetido será avaliada por pares. O livro será editado com o conteúdo dos textos avaliados e aceitos. Cada tutorial estendido aceito constituirá um capítulo do livro. O formato das versões estendidas será comunicado aos autores interessados na publicação.

Submissão

As propostas devem ser submetidas através do sistema JEMS em arquivo no formato PDF.
Sistema de submissão JEMS:
https://jems.sbc.org.br/

Datas Importantes
  • Prazo de submissão de propostas de tutoriais
    21 de agosto de 2022
  • Notificação de Aceite para tutoriais aprovados
    5 de setembro de 2022
  • Envio da versão final revisada, para publicação (Camera-Ready)
    10 de setembro de 2022
Chairs
UFABC
Professor Adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, atua como pesquisador no Laboratório de Computação Gráfica Interativa onde desenvolve pesquisas na área de jogos com ênfase em computação gráfica, inteligência artificial, realidade mista e realidade virtual. Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC.
UFABC
Professor Adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, é pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, pesquisa nas áreas de "Jogos Sérios", "Interação Humano-Computador" e "Informática na Educação". Concluiu o doutorado na UFF, o mestrado na UFPR e graduação na UFSM, todos em Ciência da Computação. Conduz a iniciativa JECRIPE para pessoas com necessidades especiais.
Tutoriais - PDF's

227103: Utilizado o motor gráfico Babylon.js em aplicações nativas multiplataforma


227478: Gamificação empresarial baseada em indicadores de sucesso centrados no contexto organizacional: uma abordagem pautada no propósito de negócio e nos perfis dos participantes


T1 – 227483: Prototipação de jogos: passos iniciais


T2 – 227491: Planejamento, Criação e Validação de Conteúdo para Jogos Sérios do Tipo Quiz


T3 – 227128: Criando Elementos Divertidos em Jogos Digitais


T4 – 227130: Acessibilidade em Jogos Educacionais Digitais: Fundamentos e Aplicação


T5 – 227073: Desenvolvimento de Cursos Gamificados para o Ensino Híbrido


T6 – 227407: Level Design para Mundos de Exploração: conceito e técnicas para blocagem, caminhamento, interações e estimativa de Gameplay


T7 – 227488: Como criar um jogo do tipo Escape Room


T8 – 227484: Avaliação da Reação e da Aprendizagem de Alunos em Jogos Sérios: Fundamentos, Experiências e Oportunidades de Pesquisa


T9 – 227110: Música para games: processos composicionais, DAWs e implementação de áudio

Detalhes do Evento
  • Data de Inicio
    24 de outubro de 2022 10:00
  • Data de Fim
    24 de outubro de 2022 18:30
  • Status
    Finalizado
  • Local
  • Endereço
    Auditórios C, D e E - Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN)