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Indústria

Chamada para trabalhos 

RESULTADOS DIVULGADOS

Nas últimas décadas, a indústria de jogos sofreu grandes impactos no modelo de negócios, métodos de marketing, processos de desenvolvimento e um novo olhar para a operação dos jogos após o lançamento. Convidamos pesquisadores, profissionais e entusiastas a propor trabalhos que revisem essas mudanças sob um olhar crítico que possa contribuir com trabalhos originais para reflexões e melhorias sobre a indústria como um todo. 

Para submeter artigos, utilize o link do JEMS.

Topicos de Interesse

  • Associações Setoriais
  • Mapeamento da Indústria de Jogos Digitais
  • Cadeia produtiva de Jogos Digitais
  • Políticas Públicas e Editais de Fomento
  • Games e Indústrias Criativas
  • eSports: modelos, times, casos, competições, entre outros
  • Games em Produções Transmídia e/ou Multiplataforma
  • Governança/Liderança na Indústria de Jogos Digitais
  • Empreendedorismo
  • Estratégia Organizacional na Indústria de Jogos Digitais
  • M&A na indústria de jogos digitais
  • Financiamento de jogos e empresas
  • Inovação na Indústria de Jogos Digitais
  • Estratégias de produção de jogos digitais
  • Metodologias de Gestão de Projetos
  • Operação de jogos digitais
  • Métricas na Indústria de Jogos Digitais
  • Modelos de Negócio
  • Produção Independente
  • Marketing e Publishing
  • Aquisição de Usuários
  • Monetização
  • Gestão de comunidades
  • Aspectos Regulatórios e Jurídicos
  • Gestão de Talentos e Formação de Profissionais

Receberemos trabalhos em diferentes formatos


Artigos   

Formato tradicional acadêmico. Deve seguir estritamente as instruções no manual do autor da SBGames e o modelo da SBC. A submissão deve ser inédita, não publicadas ou apresentadas em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica.

Importante salientar que em caso de artigo submetido que não segue o formato da SBC ou as instruções do Manual, o artigo será rejeitado.

Relatos de experiência 

Os relatos de experiência são artigos relatando qualquer experiência aplicada da Indústria de Jogos Digitais. Os textos não precisam seguir a linguagem acadêmica e podem ser redigidos em primeira pessoa – desde que respeitando a norma culta da língua portuguesa ou inglesa.  

Como foi definida a estratégia de publicação no Steam? De que forma foi estruturada determinada associação regional? Como foi lidar com a burocracia de um jogo produzido com edital? Muitos conhecimentos importantes são acumulados pelo dia a dia dos desenvolvedores, e se perdem por não existir um espaço para esta documentação. O objetivo desta categoria é tornar pública uma série de conhecimentos de natureza prática da Indústria que não foram sistematizados pela área acadêmica. Deste modo, mais importante do que o rigor teórico são as percepções do profissional. É desejável que as experiências sejam fundamentadas em exemplos, dados e vivências.  

Formatação: Todos os trabalhos devem ser digitados em Microsoft Word, ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão “.doc”), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e parágrafos. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.  

Os relatos de experiência devem possuir até 10 páginas na formatação indicada, incluindo eventuais referências. 

Datas Importantes
  • Submissão até
    10 de julho de 2022
  • Notificação de Aceite
    9 de setembro de 2022
  • Envio da versão final revisada, para publicação (Camera-Ready)
    18 de setembro de 2022
Chairs
IFPE
Doutor em Ciências da Computação pela UFPE e Professor do Instituto Federal de Pernambuco.
Manifesto Games
Doutor em Ciências da Computação pela UFPE, Diretor de Produção de Manifesto Games e membro de conselho de administração da Raid Hut. Atuação na indústria de jogos desde 2005 em diferentes funções e empresas em projetos para empresas como Bandi Namco, Ubisoft, Disney, Zynga, entre outros.
Comitê Técnico

Andrea Balle (Centro Universitário UniFBV)

Bruno Xavier (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Cristiano Max (Feevale)

Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco)

Giovanni Da Rocha (Pucrs)

Marcos Wagner Ribeiro (Universidade Federal de Jataí)

Mariana da Fontoura (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Roberto Tietzmann (PUCRS)

Vicente Filho (Universidade Federal de Pernambuco)

Detalhes do Evento
  • Data de Inicio
    25 de outubro de 2022 14:00
  • Data de Fim
    25 de outubro de 2022 16:00
  • Status
    Finalizado
  • Local
  • Endereço
    Sala 8 - Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN)