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Artes & Design

Esta trilha é voltada a trabalhos que se dedicam a: estudar teorias e conceitos voltados ao design de jogos; analisar processos de design e produção de jogos. Em ambos os casos, contempla tópicos de interesse, como:

  • Design de Jogo – Processo de game design (metodologias, métodos, técnicas, documentação); design do mundo do jogo, de personagens, de fases (level design), de mecânicas; balanceamento, teste e validação de jogo; pesquisa de pré-produção; post-mortem do desenvolvimento do jogo.
  • Interface de Jogo – Design e avaliação de interfaces; integração entre mídias; ergonomia e interação humano-computador em jogos digitais; adaptação para diferentes dispositivos; acessibilidade.
    Artes de Jogo – Direção de arte; jogos como pesquisa artística; inovação por meio da arte do jogo; usos nos jogos das linguagens visual, musical, teatral, de vídeo, de animação, literária, entre outras; concept art; sound design; identidades visuais e sonoras; produção de trilhas musicais.
  • Narrativa de Jogo – Design do enredo e dos arcos narrativos; jornada do jogador; design de metas, obstáculos e conflitos narrativos; multiplos finais; interface e narrativa (mapas, livros, inventários, etc.); agência em jogos; localização e dublagem.
  • Tecnologias e Mídias – Ferramentas de criação e produção de jogos digitais; inovação no uso de softwares e hardware; efeitos especiais e efeitos visuais; áudios imersivos e áudios dinâmicos; tecnologias de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (ARG).
  • Equipe de Arte & Design de Jogo – Competências e habilidades de artistas e designers de produção de jogos digitais; práticas, métodos e técnicas para gestão e atuação de equipes de produção de jogos; produção e distribuição de jogos.
Datas Importantes
  • Submissão até
    10 de julho de 2022
  • Notificação de Aceite
    9 de setembro de 2022
  • Envio da versão final revisada, para publicação (Camera-Ready)
    18 de setembro de 2022
Chairs
UFRN
Professora Adjunta do Departamento de Artes da UFRN, atuando como coordenadora do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) e professora no Mestrado Profissional Inovações em Tecnologias Educacionais (PPgITE). Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós doutorado pela Escola de Comunicações e Artes/USP e Universidade de Toronto. Vem pesquisando jogos digitais, em suas relações com a Arte e a Educação.
UFRN
Doutora em Educação (UFSC) e Graduada em Artes (UDESC). Desde 2000, pesquisa e desenvolve games artísticos e educacionais, tendo títulos recomendados pelo Ministério da Educação. Atualmente coordena a produção das Oficinas do Re-Saber (IFSC; Setec/MEC) e é professora no Mestrado ProfArtes (UFRN).
Comitê Técnico

Alexandre Farbiarz (UFF) 

Amyris Fernandez (Universidade Metodista de Ensino) 

Ana Veloso (Universidade de Aveiro, Portugal) 

Anamaria Rezende (Universidade Anhembi Morumbi) 

Breno Carvalho (UNICAP) 

Carolina Vaitiekunas Pizarro (UNESP) 

Chrystianne Ivanóski (UFSC) 

Delmar Domingues (Universidade Anhembi Morumbi) 

Dino Lincoln Figueirôa Santos (UFRN) 

Ed Bezerra (UFPB) 

Eduardo Barrére (UFJF) 

Eveline Sá (IFMA) 

Fabiane Rodrigues Fernandes (UFMA) 

Fabrício Fava (Universidade do Porto, Portugal) 

Fernando Fogliano (UNESP) 

Filipe Penicheiro (Universidade de Coimbra, Portugal) 

Francisco Fialho (UFSC) 

Frederick van Amstel (UTFPR) 

Gilbertto Prado (Universidade Anhembi Morumbi) 

Gisela Belluzzo de Campos (Universidade Anhembi Morumbi) 

Jacques Duílio Brancher (UEL) 

João Carlos Riccó Plácido da Silva (UFU) 

Joice Otsuka (UFSCar) 

Jorge Barbosa (Unisinos) 

José Antonio Borges (UFRJ) 

José Guilherme Santa Rosa (UFRN) 

José Ricardo Cereja (UNIRIO) 

Joy Till (PUC-Rio) 

Kleber Fernandes (UFERSA) 

Lúcia Lemos (PUC São Paulo) 

Lisandra Andrade (UFSC) 

Lucas Meneguette (Fatec Tatuí) 

Lucila Ishitani (PUC Minas) 

Marcelo La Carretta (PUC Minas) 

Marcelo Pereira (PUC Rio) 

Marcia Alves (UFPR) 

Marcos Seruffo (UFPA) 

Maria das Gracas Chagas (PUC Rio) 

Marianne Eliasquevici (UFPA) 

Matheus Cezarotto (New Mexico State University) 

Mauro Pinheiro (UFES) 

Mônica Stein (UFSC) 

Milton Sogabe (UNESP) 

Nilson Soares (CESAR School) 

Patrícia Gouveia (Universidade de Lisboa, Portugal) 

Pollyana Notargiacomo (Universidade Presbiteriana Mackenzie) 

Rachel Zuanon (UNICAMP) 

Rudimar Dazzi (UNIVALI) 

Rui Belfort (UFPE) 

Ruth S. Contreras-Espinosa (University of Vic, Espanha) 

Stella Maria Pedrosa (UNESA) 

Tadeu Classe (UFRJ) 

Tiago Barros Pontes e Silva (UnB) 

Waleska Pacheco (Unicuritiba) 

Detalhes do Evento
  • Data de Inicio
    25 de outubro de 2022 09:00
  • Data de Fim
    26 de outubro de 2022 18:00
  • Status
    Finalizado
  • Local
  • Endereço
    Sala 5 - Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN)