Chamada para trabalhos
RESULTADOS DIVULGADOS
Nas últimas décadas, a indústria de jogos sofreu grandes impactos no modelo de negócios, métodos de marketing, processos de desenvolvimento e um novo olhar para a operação dos jogos após o lançamento. Convidamos pesquisadores, profissionais e entusiastas a propor trabalhos que revisem essas mudanças sob um olhar crítico que possa contribuir com trabalhos originais para reflexões e melhorias sobre a indústria como um todo.
Para submeter artigos, utilize o link do JEMS.
Topicos de Interesse
- Associações Setoriais
- Mapeamento da Indústria de Jogos Digitais
- Cadeia produtiva de Jogos Digitais
- Políticas Públicas e Editais de Fomento
- Games e Indústrias Criativas
- eSports: modelos, times, casos, competições, entre outros
- Games em Produções Transmídia e/ou Multiplataforma
- Governança/Liderança na Indústria de Jogos Digitais
- Empreendedorismo
- Estratégia Organizacional na Indústria de Jogos Digitais
- M&A na indústria de jogos digitais
- Financiamento de jogos e empresas
- Inovação na Indústria de Jogos Digitais
- Estratégias de produção de jogos digitais
- Metodologias de Gestão de Projetos
- Operação de jogos digitais
- Métricas na Indústria de Jogos Digitais
- Modelos de Negócio
- Produção Independente
- Marketing e Publishing
- Aquisição de Usuários
- Monetização
- Gestão de comunidades
- Aspectos Regulatórios e Jurídicos
- Gestão de Talentos e Formação de Profissionais
Receberemos trabalhos em diferentes formatos
Artigos
Formato tradicional acadêmico. Deve seguir estritamente as instruções no manual do autor da SBGames e o modelo da SBC. A submissão deve ser inédita, não publicadas ou apresentadas em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica.
Importante salientar que em caso de artigo submetido que não segue o formato da SBC ou as instruções do Manual, o artigo será rejeitado.
Relatos de experiência
Os relatos de experiência são artigos relatando qualquer experiência aplicada da Indústria de Jogos Digitais. Os textos não precisam seguir a linguagem acadêmica e podem ser redigidos em primeira pessoa – desde que respeitando a norma culta da língua portuguesa ou inglesa.
Como foi definida a estratégia de publicação no Steam? De que forma foi estruturada determinada associação regional? Como foi lidar com a burocracia de um jogo produzido com edital? Muitos conhecimentos importantes são acumulados pelo dia a dia dos desenvolvedores, e se perdem por não existir um espaço para esta documentação. O objetivo desta categoria é tornar pública uma série de conhecimentos de natureza prática da Indústria que não foram sistematizados pela área acadêmica. Deste modo, mais importante do que o rigor teórico são as percepções do profissional. É desejável que as experiências sejam fundamentadas em exemplos, dados e vivências.
Formatação: Todos os trabalhos devem ser digitados em Microsoft Word, ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão “.doc”), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e parágrafos. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.
Os relatos de experiência devem possuir até 10 páginas na formatação indicada, incluindo eventuais referências.