O Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA-SP para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.
É um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que começa no SBGames e continua em um espaço virtual criado especialmente para fomentar as discussões.
Sobre a edição 2022
Essa será nossa sétima edição e já tivemos a participação de docentes, pesquisadores e profissionais do setor de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como de estúdios brasileiros e empresas promotoras de cursos livres na área, contribuindo para a consolidação do Fórum de Ensino de Jogos Digitais como um importante espaço de discussão das questões relacionadas à formação de profissionais para o setor.
Programação
A programação das várias edições do Fórum tem sido elaborada com a participação de diversos integrantes da comunidade acadêmica e representantes de empresas. Nessa edição de 2022 a programação é a seguinte.
Mesa redonda: Curricularização da extensão: possibilidades e experiências
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma das finalidades da Educação Superior é promover a extensão, de forma a levar à população os resultados da pesquisa científica e tecnológica, além das ações culturais, desenvolvidas dentro das instituições de ensino superior. Por meio da Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018, ficou estabelecido que, entre outras medidas, atividades de extensão deverão compor pelo menos 10% das cargas horárias dos cursos de graduação, devendo fazer parte de suas respectivas estruturas curriculares. Nesta mesa serão apresentadas e discutidas propostas de implementação de iniciativas de extensão nos cursos de graduação de Jogos Digitais, Design de Games e similares, incluindo atividades de cunho específico para esses cursos.
Participantes confirmados até o momento:
Breno José Andrade de Carvalho (UNICAP)
Felipe Oviedo Frosi (UniRitter)
João Victor Boechat Gomide (FUMEC)
Marcos Arrais e Silva (PUC Minas)
Suelyn Fernanda da Silva (IFPR)
Moderação:
Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
Mesa redonda: A realidade educacional pós-pandemia da covid-19: o que aprendemos?
Sem sombra de dúvidas a pandemia da covid-19, que teve seu auge entre os anos de 2020 e 2021, causou um enorme impacto sob diversos pontos de vista nas instituições de ensino superior brasileiras, que precisaram adaptar-se a uma nova realidade que incluiu o distanciamento social, resultando na adoção maciça de tecnologias de informação e comunicação para viabilizar o desenvolvimento das atividades, com resultados diversos não apenas do ponto de vista acadêmico, mas com implicações na saúde mental de todos os envolvidos. Que lições puderam ser extraídas desse período, especialmente nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação voltados à formação para a indústria brasileira de jogos digitais, e que poderão possibilitar ações a partir do retorno às atividades presenciais? Essa é a pergunta norteadora dessa mesa
Participantes confirmados até o momento:
Anderson Vermonde Hamilko (PUCPR)
Luiz Cláudio Machado dos Santos (IFBA)
Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi)
Rodrigo Leôncio Motta (UniFacisa)
Moderação:
Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
Sobre as edições anteriores
Os seguintes temas foram apresentados e discutidos nas edições anteriores do Fórum de Ensino de Jogos Digitais:
2021 – Gramado (edição online)
- Panorama e perspectivas sobre a formação profissional na graduação para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais
- Práticas e possibilidades na aplicação de metodologias ativas
- Iniciativas e perspectivas sobre a interdisciplinaridade nos cursos
- Articulação entre empresas e instituições de ensino
- Impressões e experiências na indústria de jogos digitais: a visão dos egressos
2020 – Porto de Galinhas (edição online)
- Panorama geral da oferta da graduação no Brasil
- Desenvolvimento de competências socioemocionais nos cursos
- Incentivo e desenvolvimento da pesquisa científica na graduação
- Iniciativas e sugestões para o acompanhamento de egressos dos cursos
- Expectativas e realidades no recrutamento e seleção de alunos e egressos dos cursos de graduação
- A experiência docente frente à pandemia e suas consequências para o meio acadêmico
2019 – Rio de Janeiro
- Impressões sobre a indústria de jogos digitais no exterior: somos tão diferentes assim?
- Instituições de ensino e empresas: uma articulação necessária
- Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
- Práticas de ensino e avaliação nos cursos
2018 – Foz do Iguaçu
- Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade e o que vem sendo feito?
- Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
- Estrutura curricular dos cursos de graduação
- Métodos inovadores de ensino em jogos digitais
2017 – Curitiba
- A pesquisa acadêmica nos cursos de Jogos Digitais e na pós-graduação
- Os cursos livres e sua participação na formação de pessoal para a indústria
- Cursos técnicos de jogos digitais: o que pode e o que vem sendo feito?
- Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade?
2016 – São Paulo
- Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação
- Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?
- Métodos inovadores de ensino em jogos digitais
- Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?
- Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?