Cara comunidade,
A trilha de Educação é um espaço para o estudo do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, seja na educação básica, superior ou corporativa, presencial ou a distância. Seu objetivo é reunir os trabalhos voltados especificamente ao uso educacional de jogos, gerando assim maior interação entre os pesquisadores interessados nessa área. Importante notar que não apenas jogos educativos, mas também comerciais (ou de entretenimento) têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem, e, portanto, essas pesquisas podem ser submetidas à trilha. Além disso, a gamificação aplicada à educação, ou seja, a utilização de elementos de design de games no processo de ensino e aprendizagem, faz também parte do escopo da trilha.
A lista de tópicos de interesse desta Trilha inclui (mas não estão limitados a):
- Alfabetização e letramento com jogos
- Aprendizagem baseada em jogos
- Avaliação de jogos educacionais
- Avaliação de estratégias de gamificação
- e-Sports e educação
- Games na educação a distância
- Games e avaliação da aprendizagem
- Games e cognição
- Games na educação inclusiva
- Games na educação infantil
- Games na educação básica
- Games no ensino superior
- Gamificação na educação
- Princípios pedagógicos dos games
- Serious games
Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action — assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos, etc.).
Observações:
Trabalhos voltados primordialmente a:
- design de jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes & Design;
- computação aplicada a jogos devem ser submetidos à trilha de Computação;
- exploração dos aspectos sociais e culturais dos jogos devem ser submetidos à trilha de Cultura;
- aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à trilha de Indústria;
- ensino de design de jogos ou qualquer outro aspecto relacionado ao universo dos jogos, a menos que envolva a sua utilização no processo de aprendizagem, não devem ser submetidos a esta trilha.
Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.
Publicação:
- Artigos selecionados e apresentados no evento (Full e Short Papers) receberão DOI individual, serão publicados nos Anais Estendidos, disponíveis no repositório da SOL-SBC.
- Os três melhores Artigos Completos e os três melhores Artigos Curtos receberão distinção especial no evento.
- Os autores dos melhores Artigos Completos poderão ser convidados a submeter uma versão estendida para uma publicação especia da Revista Temática, ou à revista Journal on Interactive Systems, a ser publicada em 2024; Os manuscritos submetidos a essas publicações deverão se adequar às normas exigidas pelas publicações e passarão por um novo processo de avaliação por pares antes de serem aceitos.
Verifique mais detalhes no Manual de Autores e acompanhe o evento também pela página no Facebook e pelo perfil no Instagram.