Cultura

Cara comunidade de Jogos & Cultura

A tilha de Cultura do SBGames 2023 está com submissão abertas para artigos de pesquisa originais e aplicações inovadoras no campo de jogos e cultura e a cultura dos jogos. É de interesse desta trilha tanto jogos digitais quanto analógicos que evidenciem a implicação cultural dos jogos.

Esta trilha é um espaço plural para trocar ideias de como os jogos influenciam nossa cultura, sociedade e dia-a-dia. Desta maneira, espera-se predominantemente trabalhos que realizem investigação sobre a cultura dos jogos e/ou jogos como agentes influenciadores da cultura contemporânea.

Na trilha Cultura, espera-se, mas não limitado, colaborações sobre os temas:

  • Relações socioculturais e de significação relativas à mecânica, dinâmica e narrativa dos jogos  
  • Problematização de conceitos e terminologias de Estudos de Jogos  
  • Corpos, políticas, ética e redes de poderes em jogos  
  • Experiência de jogo e estudos do jogador  
  • Jogos teatrais e sua importância na transformação social e cultural  
  • Aspectos identitários de gênero, sexualidade, localização, status, classe e étnicas  
  • Monetização e games como espaços de regulação e apoio a novos modelos de desenvolvimento da cultura e da economia criativa  
  • Cultura da Paz e movimentos de transformação cultural que usam jogos  
  • Antropologia da interação lúdica   
  • Comunicação, marketing e mediação cultural com jogos  
  • Produção de sentidos e semiologia dos jogos  
  • Materialidades, plataformas e suas textualidades  
  • Jogo como caixa-preta e imagem técnica  
  • Performances, cinema expandido e novas mídias do audiovisual lúdico  
  • Aplicações da cultura transmidiática ao universo de games e jogos analógicos  
  • Metagame e processos de ressignificação em jogos  
  • Contextos materiais, políticos, econômicos e socioculturais dos jogos  
  • Poética e experiência estética do gameplay  
  • Gamificação e redes sociais  
  • Ética, filosofia política e ideologias na esfera lúdica  
  • Impactos da cultura gamer brasileira na projeção global do Brasil e da língua portuguesa  
  • A cultura de eventos, festivas e game jams como vetores de fortalecimento da indústria, da cultura e das artes no Brasil e no mundo  
  • Análises de processos narrativos e mundos ficcionais em jogos  
  • História dos jogos e dimensões culturais e filosóficas da ludologia  
  • Competições de E-sports e cultura olímpica  
  • Culturas de live streaming, machinima, realidade aumentada e virtual  
  • Estudos de recepção, audiência, identidades de fãs e outras formas de consumo de jogos
  • Jogos e Violência  

Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão. 

Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas e infraestruturas digitais (do celular ao blockchain), também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action — assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.) ou formas artísticas inovadoras (teatro, música, performances, burlesco, saraus). 

OBSERVAÇÕES

Trabalhos voltados primordialmente para:

  • Design de Jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes & Design;  
  • Computação aplicada a jogos devem ser submetidos à trilha de Computação;  
  • Exploração dos aspectos educacionais dos jogos devem ser submetidos à trilha de Educação;  
  • Aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à trilha de Indústria.
  • Temas relacionados no contexto da saúde devem ser submetidos à trilha da saúde.  

Publicação:

  • Artigos selecionados e apresentados no evento (Full e Short Papers) receberão DOI individual, serão publicados nos Anais Estendidos, disponíveis no repositório da SOL-SBC. 
  • Os três melhores Artigos Completos e os três melhores Artigos Curtos receberão distinção especial no evento. 
  • Os autores dos melhores Artigos Completos poderão ser convidados a submeter uma versão estendida para uma publicação especial da revista Journal on Interactive Systems, a ser publicada em 2024; Os manuscritos submetidos a essas publicações deverão se adequar às normas exigidas pelas publicações e passarão por um novo processo de avaliação por pares antes de serem aceitos.

Verifique mais informações e detalhes no Manual de Autores, no link: https://sbgames.org/sbgames2023/ Nos acompanhe também pelas redes sociais: https://www.facebook.com/SBGames  e https://www.instagram.com/sbgames_oficial/ .

Revisores

Maria Cristina Marcelino Bento (UNIFATEA)

Alessandra Maia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Alessandreia Oliveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Alexandre da Silva (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul)

Aline Job da Silva (Universidade de Caxias do Sul)

Ana Veloso (Universidade de Aveiro - Portugal)

Ana Beatriz Bahia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Ana Beatriz Carvalho (Universidade Federal de Pernambuco)

Beatriz de Almeida Pacheco (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Bernardo Aguiar (Universidade Federal de Pelotas)

Breno Reis (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Célio Santana (Universidade Federal de Pernambuco)

Creto Vidal (Universidade Federal do Ceará)

Dulce Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina)

Eduardo Mangeli (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Eduardo Gomes de Oliveira (Colégio Pedro II)

Eliane Pozzebon (Universidade Federal de Santa Catarina)

Gildo Leonel (Faculdades Integradas Vianna Júnior)

Gustavo Audi (Fundação Oswaldo Cruz)

Igor Knop (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Jacques Duílio Brancher (Universidade Estadual de Londrina)

João Massarolo (Universidade Federal de São Carlos)

Jorge Martins Rosa (Universidade Nova de Lisboa - Portugal)

José Gilvan Rodrigues Maia (Universidade Federal do Ceará)

Jose Wilker Pereira Luz (Instituto Federal do Maranhão)

Juliana Bueno (Universidade Federal do Paraná)

Juliana Santos Pinheiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Julio Caetano Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Lúcia Lemos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Letícia Perani (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Luiz Adolfo Andrade (Universidade do Estado da Bahia)

Marcelo Fardo (Universidade de Caxias do Sul)

Marcelo Tibau (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas)

Maurício Piccini (JETTA Educa)

Márcio Rocha Ferreira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Nilson Soares (CESAR School)

Oscar Mealha (Universidade de Aveiro - Portugal)

Patrícia Gouveia (Universidade de Lisboa - Portugal)

Rafael Wild (Universidade Federal Tecnológica do Paraná)

Raul Busarello (Universidade Anhembi Morumbi)

Renata Araujo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Rogério Camara (Universidade de Brasília)

Rosa Maria E. Moreira Costa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Rudimar Dazzi (Universidade do Vale do Itajaí)

Thaís Classe (Diase Construtora LTDA.)

Tiago Barros Pontes e Silva (Universidade de Brasília)

Vera Werneck (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Versuti Andrea (Universidade de Brasília)

Wanderlucy Czeszak (Université Téluq - Quebec/Canadá)