Artes & Design

Cara comunidade de Artes & Design de jogos e entretenimento digital

.A Trilha de Artes & Design do SBGames 2023 está com submissões abertas para artigos sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras no campo das artes e do design de jogos e de entretenimento digital.

.Essa Trilha é um espaço plural de trocas sobre pesquisa e desenvolvimento na interface entre jogos, artes e design, entendida nas suas diversas dimensões estéticas, visuais, sonoras, textuais, narrativas, bem como em termos das mecânicas de jogos e das tecnologias emergentes. É voltada a trabalhos que se dedicam a estudar os processos de design de jogos, de criação e de produção das artes de jogos, assim como sua integração em plataformas de desenvolvimento de jogos.

A lista de tópicos de interesse desta Trilha inclui (mas não estão limitados a):

  • Design de jogo;
  • Design de níveis em jogos;
  • Gestão da produção de jogos;
  • Artes visuais em jogos;
  • Artes sonoras em jogos;
  • Narrativas de jogos;
  • Tecnologias em jogos.  

Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão. 

Publicação:

  • Artigos selecionados e apresentados no evento (Full e Short Papers) receberão DOI individual, serão publicados nos Anais Estendidos, disponíveis no repositório da SOL-SBC. 
  • Os três melhores Artigos Completos e os três melhores Artigos Curtos receberão distinção especial no evento. 
  • Os autores dos melhores Artigos Completos poderão ser convidados a submeter uma versão estendida para uma publicação especial da revista Journal on Interactive Systems, a ser publicada em 2024; Os manuscritos submetidos a essas publicações deverão se adequar às normas exigidas pelas publicações e passarão por um novo processo de avaliação por pares antes de serem aceitos.

Verifique mais detalhes no Manual de Autores e acompanhe o evento também pela página no Facebook e pelo perfil no Instagram.

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  • Design de jogo: Processo de game design (metodologias, métodos, técnicas, documentação); balanceamento, teste e validação de jogo; pesquisa de pré-produção; post-mortem do desenvolvimento do jogo.
  • Design de níveis em jogos: Processos de design de níveis (level design), criação de mundos (worldbuilding), integração de ativos de arte (assets) em plataformas de desenvolvimento (game engines).
  • Gestão da produção de jogos: Competências e habilidades de artistas e designers de produção de jogos digitais; práticas, métodos e técnicas para gestão e atuação de equipes de produção de jogos; produção e distribuição de jogos.
  • Artes visuais em jogos: Identidade visual, direção de arte e fotografia; arte de conceito (concept art); processos de animação, modelagem tridimensional, rigging, texturização e iluminação.
  • Artes sonoras em jogos: Identidade sonora; desenho de som (sound design); produção de trilhas musicais; processos de dublagem; tecnologias de middleware, áudio imersivo e áudio dinâmico.
  • Narrativas de jogo: Design do enredo, dos arcos narrativos, diálogos; jornada do jogador; design de conflitos narrativos e de obstáculos; ramificações e múltiplos finais; interface e narrativa (mapas, livros, inventários, etc.); tradução e localização.
  • Tecnologias em jogos: Inovação no uso de softwares e hardware no design e na produção de arte de jogos; efeitos especiais e efeitos visuais; tecnologias de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (AR) em jogos; ergonomia e acessibilidade em jogos.
Revisores

Revisores da Trilha Artes & Design - SBGames 2023

● Alexandre Farbiarz (UFF)
● Amyris Fernandez (Universidade Metodista)
● Ana Veloso (Universidade de Aveiro)
● Arlete Petry (UFRN)
● Carlos Paiva (Fatec Carapicuíba)
● Carolina Vaitiekunas Pizarro (Universidade Estadual Paulista)
● Chrystianne Ivanóski (UFSC)
● Deglaucy Teixeira (UFSC)
● Eduardo Barrére (UFJF)
● Ernane Guimarães Neto (Rede Brasileira de Estudos Lúdicos)
● Fabiane Rodrigues Fernandes (UFMA)
● Fabrício Fava (Universidade do Porto)
● Fernando Fogliano (UNESP)
● Flávia Viana (UFRN)
● Francisco Fialho (UFSC)
● Guilherme Xavier (PUC-Rio)
● Hugo Correa (UFPR)
● Jacques Duílio Brancher (UEL)
● João Carlos Riccó Plácido da Silva (UFU)
● João Neves (IPCB)
● Jorge Barbosa (Unisinos)
● José Antonio Borges (UFRJ)
● José Loures (UNB)
● José Ricardo Cereja (UNIRIO)
● Josemeire Dias (UNEB)
● Kleber Fernandes (UFERSA)
● Lúcia Lemos (PUC-SP)
● Lucila Ishitani (PUC-Minas)
● Luiza Novaes (PUC-Rio)
● Marcelo da Silva Hounsell (UDESC)
● Marcelo La Carretta (PUC-Minas)
● Marcia Alves (UFPR)
● Marcos Seruffo (UFPA)
● Mark Joselli (PUC-PR)
● Matheus Cezarotto (New Mexico State University)
● Milton Sogabe (UNESP)
● Milton Vieira (UFSC)
● Mônica Stein (UFSC)
● Nilson Soares (CESAR School)
● Patrícia Gouveia (Universidade de Lisboa)
● Rian Rezende (PUC-Rio)
● Ricardo Oliveira da Cunha Lima (UFPE)
● Rudimar Dazzi (UNIVALI)
● Ruth S. Contreras-Espinosa (University of Vic)
● Stella Maria Pedrosa (UNESA)
● Tadeu Classe (UNIRIO)
● Tharcísio de Moraes (UFB)
● Tiago Barros Pontes e Silva (UnB)
● Valéria Sparapani (UFSC)
● Vicente Farias (UFRB)
● Waleska Pacheco (FAE)