Forum de Ensino de Jogos

Fórum de Ensino de Jogos Digitais

O Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma atividade do SBGames criada como uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA-SP para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

Trata-se de um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que apresentam e trocam experiências sobre as diversas modalidades de ensino, o que inclui, mas não se limita, a graduação e a pós-graduação.

Sobre a edição 2023

Essa será nossa oitava edição e já tivemos a participação de docentes, pesquisadores e profissionais do setor de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como de estúdios brasileiros e empresas promotoras de cursos livres na área, contribuindo para a consolidação do Fórum de Ensino de Jogos Digitais como um importante espaço de discussão das questões relacionadas à formação de profissionais para o setor.

Programação

A programação das várias edições do Fórum tem sido elaborada com a participação de diversos integrantes da comunidade acadêmica e representantes de empresas. Neste ano, a programação será composta pelas seguintes mesas redondas:

10h30 – 12h: 20 anos da graduação no Brasil: o resgate de uma história

Esse ano, o primeiro curso de graduação brasileiro especificamente voltado à formação de profissionais para a indústria de jogos digitais completou 20 anos. Ao longo dessas duas décadas, mais de 280 cursos, entre bacharelados e cursos superiores de tecnologia, tanto na modalidade presencial como na educação à distância, vem buscando cumprir essa missão. Nesta mesa, professores e coordenadores de alguns dos primeiros cursos brasileiros de graduação trarão um pouco dessa história.

Moderadores:

  • Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Centro Universitário Senac)
  • Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)

Participantes da mesa:

  • Artur Martins Mol (PUC Minas)
  • Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi)
  • João Ricardo Bittencourt (Unisinos)

14h – 15h30: Curricularização da extensão: o que tem sido feito?

Atendendo ao que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como uma das finalidades da Educação Superior, a Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018, estabeleceu que atividades de extensão devem compor pelo menos 10% das cargas horárias dos cursos de graduação, devendo fazer parte de suas respectivas estruturas curriculares. Como a chamada “curricularização da extensão” vem sendo implementada nos cursos de graduação de Jogos Digitais, Design de Games e similares? Buscaremos responder a essa pergunta por meio da troca de experiências de representantes de diversas instituições de ensino superior brasileiras.

Moderadores:

  • Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Centro Universitário Senac)
  • Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)

Participantes da mesa:

  • Eduardo Fernando Muller (FEEVALE)
  • Felipe Oviedo Frosi (UniRitter)
  • Jocelma Almeida Rios (IFBA
  • Rodrigo Sanches Devigo (IFMS)

15h45 – 17h15: A formação na modalidade à distância: experiências e desafio

O oferecimento de cursos na modalidade à distância (EAD) no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos, sendo que esse fenômeno se reflete na oferta de cursos de graduação em Jogos Digitais e Design de Games, além de cursos livres e pós-graduações lato sensu, levando essas formações a todos os estados das cinco regiões. Assim como nos cursos presenciais, os cursos à distância possuem características próprias e enfrentam desafios específicos. O objetivo desta mesa é entender como tem sido a trajetória desses cursos, as experiências e os desafios que vem sendo enfrentados pelas instituições que os oferecem.

Moderadores:

  • Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Centro Universitário Senac)
  • Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)

Participantes da mesa:

  • Arthur Ubaldo Marques Junior (Universidade Cruzeiro do Sul)
  • Fernando Duque Barros (FMU)
  • Greisse Moser Badalotti (Uniasselvi)
  • Thiago Adamo (Game Audio Academy)

Sobre as edições anteriores

Os seguintes temas foram apresentados e discutidos nas edições anteriores do Fórum de Ensino de Jogos Digitais:

2022 – Natal

  • Curricularização da extensão: possibilidades e experiências
  • A realidade educacional pós-pandemia da covid-19: o que aprendemos?

2021 – Gramado (edição online)

  • Panorama e perspectivas sobre a formação profissional na graduação para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais
  • Práticas e possibilidades na aplicação de metodologias ativas
  • Iniciativas e perspectivas sobre a interdisciplinaridade nos cursos
  • Articulação entre empresas e instituições de ensino
  • Impressões e experiências na indústria de jogos digitais: a visão dos egressos

2020 – Porto de Galinhas (edição online)

  • Panorama geral da oferta da graduação no Brasil
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais nos cursos
  • Incentivo e desenvolvimento da pesquisa científica na graduação
  • Iniciativas e sugestões para o acompanhamento de egressos dos cursos
  • Expectativas e realidades no recrutamento e seleção de alunos e egressos dos cursos de graduação
  • A experiência docente frente à pandemia e suas consequências para o meio acadêmico

2019 – Rio de Janeiro

  • Impressões sobre a indústria de jogos digitais no exterior: somos tão diferentes assim?
  • Instituições de ensino e empresas: uma articulação necessária
  • Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
  • Práticas de ensino e avaliação nos cursos

2018 – Foz do Iguaçu

  • Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade e o que vem sendo feito?
  • Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
  • Estrutura curricular dos cursos de graduação
  • Métodos inovadores de ensino em jogos digitais

2017 – Curitiba

  • A pesquisa acadêmica nos cursos de Jogos Digitais e na pós-graduação
  • Os cursos livres e sua participação na formação de pessoal para a indústria
  • Cursos técnicos de jogos digitais: o que pode e o que vem sendo feito?
  • Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade?

2016 – São Paulo

  • Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação
  • Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?
  • Métodos inovadores de ensino em jogos digitais
  • Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?
  • Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?