Post Mortem

Tão importante quanto todo o processo de idealização, criação, produção, e lançamento de um jogo digital, é a necessária reflexão sobre o trabalho realizado. Os acertos, e equívocos, da produção, da análise sobre a receptividade do game no mercado, o contexto socioeconômico do período de lançamento, e detalhes possivelmente determinantes para o sucesso, ou fracasso, do produto.

A atividade de Post Mortem propõe preencher este importante campo de avaliação, e visa gerar uma janela para a troca de conhecimento, e ideias, entre a indústria e a academia. Trazendo luz aos potenciais ensinamentos ,e percepções, apreendidos durante o desenvolvimento de um projeto, digital ou analógico, já concluído.

Por meio desta análise, realizada em formato aberto junto ao público, pretende-se reafirmar a oportunidade de compartilhamento de experiências processuais, e de seus aprendizados. O objetivo é a busca por um entendimento claro acerca das potencialidades do processo, e as dificuldades percebidas, ao longo da jornada de criação e produção, promovendo um consistente ganho de maturidade para o meio profissional.

Formatos dos trabalhos

Todas as submissões deverão ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados, ou apresentados, em quaisquer tipos de eventos, ou veículos, vinculados à divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou em apresentação simultaneamente em eventos ou revistas, torna-se inelegível de submissão à atividade. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição do trabalho para a comunidade de desenvolvedores, seja ela em termos científicos, profissionais ou processuais, entre outros.

Sua originalidade, clareza, rigor nas metodologias, assim como referências à literatura e jogos existentes serão considerados ao avaliar o projeto. Sugere-se consultar os artigos publicados nanos anteriores do SBGames e/ou na JIS (Journal on Interactive Systems).

Entre os temas contemplados pela atividade encontram-se, mas não se restringem a:

  • Idealização do processo criativo;
  • Referenciais e antecedentes que nortearam a criação ou concepção original;
  • Processos de desenvolvimento ligados a campos específicos como design conceitual, interfaces, programação, roteiro, mecânica e temas diretamente relacionados à produção do projeto;
  • Conceitos inovadores e princípios de design jamais idealizados, e seus impactos no processo de produção;
  • Resoluções criativas de impasses no processo produtivo, insights surgidos durante playtests e gargalos de produção;
  • Readequação do projeto a mudança nas conjunturas estruturais do mercado, perfil de público, investimento ou fatores externos e imprevistos;
  • Realinhamento do tipo de jogo, sua mecânica, design conceitual, monetização, fator replay ou aspectos similares, em decorrência de situações imprevistas ou excepcionalidades de mercado;
  • Análise de critérios fundamentais ou subjetivos, capazes de nortear o processo de produção com um novo olhar por princípios originalmente imaginados.

É imprescindível que o construto, objeto de avaliação, tenha sido publicado, em alguma loja, até um mês antes do início da SBGAMES 2023, podendo o proponente ficar inelegível de apresentar.

Full Presentations

Painéis que apresentam contextos de jogos mais elaborados e consistentes, de longa duração ou com características de produção que o tornem elegível a uma dissertação mais aprofundada, com tempo entre 45 a 50 minutos de apresentação mais 5 a 10 minutos destinados a perguntas (tempo total não ultrapassará 55 minutos).

Short Presentations

Painéis cuja tônica da narrativa, independente do nível de complexidade do projeto desenvolvido, atenha-se a um ou mais aspectos de sua produção, ou cuja reflexão madura seja resultado de um conjunto de análises facilmente apresentáveis em um formato de tempo com até 20 minutos de apresentação mais 5 minutos destinados a perguntas.

Chamada de participação

Post mortem, que em latim significa após a morte, é um modelo de apresentações onde o foco são as lições aprendidas com um projeto já finalizado, ou que possua etapas já finalizadas. O objetivo central do projeto reside na disseminação de conhecimentos mais amplos acerca do processo de produção de jogos, e games, a partir desta reflexão posterior à entrega de um determinado construto.

Os interessados em apresentar relatos de suas produções ou experiências com projetos do gênero serão convidados a submeter trabalhos de pesquisa no formato de apresentações de 20 ou 50 minutos, capazes de elucidar questões processuais, como soluções oportunas e eventuais complicações imprevistas no projeto original. O modelo de ação é livre entre desenvolvedores e o público presente, com vistas a esclarecer detalhes.

Para participar, o proponente deve submeter sua proposta de palestra neste formulário

O apresentador do trabalho deverá ser um dos co-autores, e estar devidamente inscrito no SBGames 2023. Ressalta-se que caberá aos proponentes, que tiverem suas palestras aprovadas, arcar com os custos de viagem, hospedagem, e demais gastos relacionados a sua participação na SBGames.

Coordenador da Atividade
  • Data inicial para submissão de trabalhos para a atividade.
    1 de julho de 2023
  • Data limite para submissão das propostas de apresentação.
    17 de setembro de 2023
  • Notificação se sua submissão foi aprovada, ou se existem pendências, ou se está na lista de espera.
    27 de setembro de 2023
  • Um mês antes do evento. Data limite para comprovar que o objeto de apresentação (jogo, DLC, etc.) tenha sido publicado, para contar como válido para se apresentar.
    16 de outubro de 2023
Detalhes do Evento