A trilha de indústria recebe artigos voltados para o setor de jogos digitais em seus aspectos produtivos e de gestão. Neste aspecto, envolve estudos aplicados e teóricos a respeito das diversas etapas da cadeia produtiva. De natureza interdisciplinar, receberá artigos acadêmicos relacionados a jogos digitais nas áreas de Administração; Direito; Economia; Engenharia de Produção; Comunicação; Marketing; Ciência da Informação; Ciências Sociais; Ciências Políticas; e Geografia.
O setor de games no Brasil está em um ponto de virada. Novas ações de instituições como a Ancine, FINEP, BNDES, Apex e Ministério da Cultura injetam um volume de recursos sem precedentes para a indústria. O debate regulatório avança e, enquanto os jogos digitais se aproximam da cadeia do audiovisual, surgem debates sobre os caminhos para superação de velhos gargalos tributários e de fomento. Contratado pelo Ministério da Cultura em cooperação com a UNESCO, o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais traz informações inéditas e atualizadas.
Nesta versão de 2018 a Trilha de Indústria assume o papel de arena de discussão para reunir a academia, desenvolvedores, associações regionais, Abragames, IGDA e instituições públicas na discussão sobre o futuro da nossa indústria nesse cenário. Qual será o impacto dos editais de fomento? Quais são as demandas dos desenvolvedores? Como o debate regulatório pode influenciar a evolução do setor? Qual é o papel das associações neste cenário?
A trilha de indústria é composta por 3 áreas:
A lista de temas de interesse da trilha de indústria inclui, mas não se limita a:
ATENÇÃO: ao contrário dos anos anteriores, neste ano não haverá submissão prévia de abstracts (resumos). Ou seja, esta é a data limite para a submissão dos artigos na versão final para a avaliação.
ATENÇÃO: ao contrário dos anos anteriores, neste ano não haverá submissão prévia de abstracts (resumos). Ou seja, esta é a data limite para a submissão dos artigos na versão final para a avaliação.
Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Artigo Curto (Short Paper) e Artigo Completo (Full Paper), tanto em português quanto em inglês.
Artigos Completos (Full Papers) são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas ou em estado avançado de finalização. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo a Bibliografia.
Artigos Curtos (Short Papers) são aqueles que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Dever ter um máximo de quatro (4) páginas, incluindo a Bibliografia.
Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos (incluindo versões anteriores do SBGames ou outras trilhas do SBGames em 2018) ou periódicos, será rejeitada. No processo de avaliação, serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.
Todos os trabalhos aceitos (Full e Short Papers) serão publicados na íntegra nos Anais do SBGAMES 2018 e deverão ser apresentados no simpósio por pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Para tanto, o autor deverá concordar com o Termo de Copyright. Por favor, leia o Termo antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos.
Além dos Anais, os autores em destaque serão convidados para escrever um capítulo no livro “Perspectivas para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais”, que será publicado em uma editora acadêmica e lançado no SB Games de 2019.
Os Full Papers aceitos serão apresentados entre as atividades do Fórum IGDA/Abragames, de preferência em mesas e palestras com aderência temática ao artigo. Este novo formato de apresentação busca integrar as discussões acadêmicos com os atores da indústria, em uma rica troca de experiências. A duração da apresentação e do debate será divulgada com antecedência e deve ser rigorosamente respeitada.
Os Short Papers aceitos serão apresentados em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem e template serão divulgados com antecedência.
Tanto no caso de Full Papers quanto de Short Papers, pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no SGames, caso contrário o texto não será publicado nos Anais do evento. Qualquer exceção a essa regra só terá validade se for autorizada por um dos coordenadores da trilha.
As submissões serão feitas eletronicamente através do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (avaliação cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.
As instruções detalhadas de formatação dos trabalhos, incluindo templates, estão disponíveis na seção de submissões do site e nos links abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final.
É essencial que os autores enviem este termo para terem seus trabalhos publicados. O termo de cessão de direitos autorais (formulário de copyright) pode ser obtido aqui:
Arquivo de Copyright (em breve)
O formulário deve ser preenchido e assinado por um dos autores, com autorização dos demais, digitalizado e convertido para PDF e enviado pelo sistema JEMS da SBC.