Educação
Uma crescente quantidade de trabalhos vinha sendo submetida anualmente ao SBGames sobre o tema “games e educação”, o que motivou a criação de uma nova trilha. A trilha de Educação é um espaço para o estudo do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, seja na educação básica, superior ou corporativa, presencial ou a distância. Seu objetivo é reunir os trabalhos voltados especificamente ao uso educacional de jogos, gerando assim maior interação entre os pesquisadores interessados nessa área. Importante notar que não apenas jogos educativos, mas também comerciais (ou de entretenimento) têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem, e, portanto, essas pesquisas podem ser submetidas à trilha. Além disso, a gamificação aplicada à educação, ou seja, a utilização de elementos de design de games no processo de ensino e aprendizagem, faz também parte do escopo da trilha.
Programação
Programação geral SBGames 2018Trabalhos aprovados
Full papers (33)
Artigo | Autores |
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Gamificação do Ensino de Desenvolvimento de Jogos Digitais por meio de uma Rede Social Educacional | Ângelo Jesus, Ismar Frango Silveira |
Brainy Mouse: seus desafios e práticas | Lúcia Lemos |
Validação do ACD GAME 3D utilizando modelo de aceitação de tecnologia (TAM) | Rafael Teixeira, Luiz Henrique Faria, Jonas Barbosa, Fábio da Costa |
A abordagem construtivista no desenvolvimento de um serious game do gênero escape room | Paula Palomino, Fernando Silva, Leonardo Pereira |
Jogos comerciais e educacionais: um estudo sobre motivação com o Minecraft e o Gamebook Guardiões da Floresta | Maria de Fátima Dórea Luciano, Jéssica Vieira Santana Pereira, Larissa Cerqueira, Marcelle Gomes de Jesus, Pétala Guimarães, Camila Bonfim, Lynn Alves |
O Uso de Gamificação pode Melhorar a Comunicação entre Surdos e Ouvintes? Um Estudo Experimental em Sala de Aula | Danilo Costa, Wilk Oliveira dos Santos, Aparecida Bezerra, Ig Ibert Bittencourt, Patrick Brito |
Educação museal com jogo de simulação de vida marinha | Lucas Daniel Lira da Silva, Adriana Alves, Lincoln Henrique Müller |
A Serious Game as a Tool for Teaching Outlier and Fraud Detection: A Case Study | Jean Rangel, Maria Claudia Emer, Adolfo Neto |
Design participativo, com crianças do ensino fundamental, em um jogo de tabuleiro | Priscila Zimermann, Waleska Pacheco, Stephania Padovani |
O QUE TU JOGA, SOR? A ambiência digital e a reprogramação das estratégias de poder na relação professor/aluno | Bruno Dorneles |
Investigação Psicopedagógica: jogos digitais como recurso para a elaboração de hipótese diagnóstica | Luciane Corte Real |
Uma análise do Cenário Nacional do Uso de Jogos para o Ensino e Aprendizagem de Computação | Thiago Reis Silva, Eduardo Aranha, Felipe Santos, Francisco Silva, Jeovane Reges, Rennê Stephany Ferreira dos Santos |
Jogo ACA para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista | Maria Renata de Mira Gobbo, Cinthyan Renata Barbosa, Marcelo Morandini, José Luiz Mioni, Fernanda Mafort |
Jogos digitais no Ciclo de Alfabetização: Um caminho para o Letramento na Alfabetização | Alexandre Silva |
Desenvolvimento de um serious game voltado para educação de crianças com diabetes mellitus tipo 1: o futuro usuário em foco. | Valeria Sparapani, Arlete Petry, Lucila Nascimento |
LETRAMENTO DIGITAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS GAMIFICADAS: uma experiência nos anos finais do Ensino Fundamental | Marcelo Lacerda, Eliane Schlemmer |
O aprendizado da sabedoria por meio de jogos de Role Playing Game eletrônico | Victor Hugo Santos |
Jogo Educacional Digital Amigos do Manguezal: estratégia lúdica para apoio ao trabalho com a Linguagem Escrita na Educação Infantil | Melissa Taís Oliveira da Silva, Monalisa Silva, Bianca Maria Rego Martins |
Jogos com Propósito para o Ensino de Programação | Rafael Monclar, Marcelo Areas Silva, Geraldo Xexéo |
Um modelo de adaptação para Serious Games Educacionais baseado na avaliação de habilidades cognitivas e afetivas | Hícaro Silva, Liliane Machado, Ronei Moraes |
playAPC: Uma Biblioteca Gráfca para Programadores Iniciantes | Sinayra Moreira, Alexandre Zaghetto, José Ralha, Mateus Mendelson Silva |
Transferência de Expressão Facial para Avatares Animados: Auxiliando Crianças com Transtorno do Espectro Autista | Jesher Heliel Rodrigues, Luciano Silva, Olga Bellon |
Gamificação e storytelling como estratégia motivacional no ensino de programação | Jamille Silva, Fábio Cristiano, Danielle Martins |
Arquitetura de uma Plataforma para um Ecossistema de Software no Domínio de Ensino de Programação | Rodrigo Ribeiro Silva, Juliana Fernandes, Rodrigo Santos |
Avaliando Satisfação do Usuário no Jogo Caixa de Pandora Mobile | Zildomar Felix, Liliane Machado, Julio Raphael Silva, Ana Tereza Silva, Luana Almeida |
Visualização da Informação na análise de dados coletados a partir de jogos: um Mapeamento Sistemático | Frederico Cardoso, Joice Otsuka |
Avaliação de um jogo educativo sobre hábitos alimentares saudáveis e higiene bucal | Francielli Moro, Andrey Vieira Clemes, Yuri Santos, Eliane Pozzebon, Luciana Frigo |
RPG Educacional para o ensino de Design Thinking | Vinícius Ribeiro, Gabriela Birnfeld Kurtz, Fabiana Lorenzi |
Jogos digitais, habilidades cognitivas e motivação: percepção das crianças no contexto escolar | Daniela Ramos, Bruna Santana Anastácio, Gleice Assunção, Clarissa Venturieri, Naomi Stange |
Net.Aura: Design e Aplicação de um Jogo de Realidade Aumentada no Ensino de Redes de Computadores | Nayana Carneiro Lima, Ana Maria Domingos Machado, Cassio Laureano, Raul Cavalcante, Windson Viana |
Revisão Bibliográfica dos Aspectos e Métodos Componentes da Gamificação na Educação | Matheus Bacelar, Daniel Leite Costa, Daniela Abrantes, Flávia Albert |
Programação numa Abordagem de Aprendizagem baseada em Resolução de Problemas e Jogos: Um Mapeamento Sistemático | Evandro Costa, Hemilis Joyse Rocha |
Psycho escape: desenvolvimento de dinâmica de escape room para a exposição da obra Psicose de Hitchcock | Paula Carolei, Leandro Yanaze, Gabriel Bruno, Henrique Evangelista |
Short papers (43)
Artigo | Autores |
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Remember - Uma proposta de jogo para cuidadores de portadores de Alzheimer | Marcos Carreiro |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: Criação e gamificação de uma sala virtual de aprendizagem para auxilio da Disciplina de introdução a informática dos alunos do médio técnico da Escola Major Alcides Rodrigues dos Santos | Antônio Nunes, Angelo Freire |
Uma Taxonomia Avaliativa para Jogos Digitais Educacionais | William Santos, Lynn Alves |
Desenvolvimento e Aplicação de um jogo na disciplina de Gerenciamento de Sistemas e Redes. | Carlos Bertoncelli Jr, Jorge Aikes Junior, Rui Lopes |
ABC Fonico - Uma aplicação para auxiliar na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista | Pedro Garcia, Daniel Welfer |
DEV DOJO: Proposta de Tecnologia Educacional para o Processo de Ensino-aprendizagem de Programac?a?o de Computadores | José Ribeiro Filho, Laís Tavares |
projetoÉden: um jogo sério sobre variáveis e tipos de dados | Yure Pablo do Nascimento Oliveira, Carina Farias |
Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo em Realidade Virtual para o Ensino e Aprendizagem de Neuroanotomia | Vinícius Costa de Souza, Douglas Cavalli Rachevsky, Luciana Nedel, Klaus Loges, Eliane Schlemmer |
Evolução do jogo "Biologia Divertida" | Lucas Rafael Pereira, Pedro Sousa |
Uma Abordagem Gamificada para Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Gestão do Conhecimento | Antonilson Alcantara, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira |
Interfaces tangíveis em jogo digital: aprendizagem de matemática utilizando blocos lógicos | Mateus Belli, Adriana Alves |
Uma Proposta de Processo Padrão para Apoiar o Desenvolvimento de Jogos Educativos | Kelven Siqueira, Elison Nascimento, Carlos Portela |
Evidências de aprendizagem significativa com a utilização do McDonalds Videogame | João Carlos Martins, Fernando Pimentel |
PoPoPó: Conceituando um jogo para apoio na fonoterapia infantil | Luan Silva, Tayná Lopes, Alexandre Muller, Gabriela Hara, Danielle Suzuki, Veronica Siqueira |
Quiz Ensina: Uma Ferramenta de Apoio ao Ensino da Educação Básica (Ensino Fundamental II) | Wilvison Cardoso, Robson Monteiro, Antonilson Alcantara, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira |
O jardim mal-assombrado e suas funções salvadoras | Rosemeiry Prado, Marcos Graciano, Eduardo Moraes, Lucas Yoshitani, João Henrique Penna, Guilherme Orlandini |
Quı́mica Elevator: Um Jogo Digital para o Ensino da Tabela Periódica | Patrick Faria, Leandro Silva, Pedro Sousa |
Vida de Tartaruga: A elaboração de um board game didático | Fernanda Ferreira da Silva, Patricia Santos, Willian Classen, Lorena Schimidt |
Avaliação de usabilidade do Formas: jogo analógico educativo para prevenção da violência contra a mulher | Byanca Salerno, Rafaela Aguiar, Maria do Carmo Freitas |
Jogos educativos para auxiliar no ensino de insetos aquáticos em disciplinas de biologia | Marcos Antonio dos Santos Costa, Carlos Azevêdo, Thiago Allison, João Sampaio |
Geometria em Jogo: Uma Ferramenta de Apoio ao Tratamento de Disléxicos | Victor Sarinho, Washington Pagotto Batista, Lenington Rios, Ianc Silva |
Ferramenta online para pareamento de questões de programação | Paulo Henrique Oliveira, Igor Knop |
Tri-Logic: Um ambiente gamificado para auxílio na motivação do aprendizado de Lógica de Programação | Brenda Barbosa, Sandro Silva, Carla Silva, Bruno Sousa, Maria Eduarda Contri, Leonardo Carvalho, Marcio Bigolin, Julia Hernandes |
Game Design for Training of Elderly People in Mouse and Keyboard Use | Johnnie Giacomelli, Karina Casola Fernandes, Geaninne Lopes, Jaqueline Moura, Jean Cheiran, Aline Mello |
A produção de um jogo educativo pelas lentes da tétrade de [4] | Ana Cristina Nunes Gomes Müller, Dulce Cruz |
Gamificação e o ensino de suporte básico de vida: uma experiência com crianças em cenário não escolar | Suiane Ferreira, Tácio Santos |
Jogos digitais e funções executivas ― um estudo investigativo com alunos de Bacharelados Interdisciplinares | Brenda Caroline Rodrigues, Aléxia Victória Gonçalves, Natan Nascimento, Lynn Alves |
Geneticats: Jogo Digital para Ensino de Genética | Arthur Madureira, João Gabriel Carvalho Coelho Cirne, Luan Silveira, João Andrade, Rodrigo Rocha, Ariadne Lima, Givanaldo Souza, Thayse da Silva |
A Obra Dantesca e Semioses da Cultura de Jogos de Videogame: Reflexos em Questões de Letramento | Caio Costa, Leandro Silva |
O canto da Harpia: Ludificando o treinamento de DPAC com sons da fauna paranaense | Luan Silva, Nayana Lopes, Alexandre Muller, Veronica Siqueira |
Amigoácidos: uma proposta lúdica para o ensino de biologia molecular | André Vitória, Juliana Yuri de Souza, Mariella Berger |
Objeto de Estudo de Letramento: Um jogo sério para o auxílio no processo de letramento infantil | Luis Filipe de Castro Sampaio, Paula Peres, Kaio Silva |
Gamificando transtornos diversos através de jogos educativos | João Vitor Soliva Freire, André D'Angelis Costa, Ricardo Kneipp, Ana Fernandes da Silva |
Jogo educacional para matéria de Língua Portuguesa: Caça aos coletivos | Marcos Graciano, Felipe Aguiar, Eduardo Carvalho, Felipe Dainesi, Lucas Neves |
Um Relato do Processo de Gamificação em Projeto Social para a ONG Casa dos Sonhos | Maurício Piccini |
GAME MARABÁ: Projeto, implementação, e avaliação da 5ª fase do jogo sobre o ciclo da Castanha do Pará em Marabá-PA | Rangel Filho Teixeira, Valter Moraes, Thiago Monteiro, Gilberto Pinheiro de Oliveira |
Aplicação do The Huxley no ensino de programação para alunos do curso técnico em informática para internet | Carlos Fernandes, Leandro Silva, João Carlos Martins |
POOkémon: um jogo sobre programação orientada a objetos | Jaline Mombach, Bruno Morais Neves de Castro, Matheus Breno Santos, Eduardo Schuindt Santos |
Projeto, Avaliação e Implementação da 3ª Fase do Game Marabá e o Ciclo Econômico do Caucho. | Kennedy Gonçalves, Lavoizie Carvalho Guimarães, Rangel Filho Teixeira, Gilberto Pinheiro de Oliveira |
Realidade Aumentada e Jogos Digitais: ensino de programação | Kajiana Nuernberg Sartor Vidotto, Luana Lopes, Eliane Pozzebon, Luciana Frigo |
Protótipo de Ambiente de Simulação Imersivo e Interativo para Letramento de Crianças Surdas Usando Leap Motion com Realidade Virtual | Wellington Israel Pires Fagundes, Ewerton Alonso |
As Aventuras Espaciais de Cody: protótipo de jogo para auxiliar no ensino de lógica de programação | Ian Santos, Jhemeson Mota, Alexandre Teixeira, Jackson de Souza |
Tobomatics: desenvolvendo habilidades no aprendizado com as operações matemáticas básicas através do jogo digital educativo | Alyana Barros, Aquiles Burlamaqui, Charles Madeira, Artur Nobre, Ana Cristina Medeiros, Danieli Silva de Souza Rabelo |
PapaLixo: Um Jogo Sério para a Conscientização quanto o Descarte de Resíduos Sólidos | Otavio Lube dos Santos |
Chamada de Trabalhos
Você está convidado a submeter trabalhos para a trilha de Educação do SBGames 2018 nos seguintes temas:
- Aprendizagem baseada em jogos digitais
- Avaliação de jogos educacionais
- Design instrucional de games
- Games e aprendizagem
- Games e avaliação
- Games na educação
- Gamificação na educação
- Princípios pedagógicos dos games
- Serious games
Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action — assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.).
Observações
Trabalhos voltados primordialmente ao design de jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes e Design.
Trabalhos voltados primordialmente à computação aplicada a jogos devem ser submetidos à trilha de Computação.
Trabalhados voltados primordialmente para a exploração dos aspectos sociais e culturais dos jogos devem ser submetidos à trilha de Cultura.
Trabalhos voltados primordialmente aos aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à trilha de Indústria.
Trabalhos voltados ao ensino de design de games ou qualquer outro aspecto relacionado ao universo dos games, a menos que envolva o uso de games no processo de aprendizagem, não devem ser submetidos a esta trilha.
Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.
Datas Importantes
Full Papers:
- 10/04/18 - Abertura das submissões
- 05/08/18 - Prazo limite para submissão dos artigos
- 03/09/18 - Notificação de aceite
- 16/09/18 - Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright
- 16/09/18 - Prazo limite para inscrição dos autores
Short Papers:
- 10/04/18 - Abertura das submissões
- 05/08/18 - Prazo limite para submissão dos artigos
- 03/09/18 - Notificação de aceite
- 16/09/18 - Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright
- 16/09/18 - Prazo limite para inscrição dos autores
Formatos dos trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers, tanto em português quanto em inglês.
Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas ou em estado avançado de finalização. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo a Bibliografia.
Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Dever ter um máximo de quatro (4) páginas, incluindo a Bibliografia.
Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos (incluindo versões anteriores do SBGames ou outras trilhas do SBGames em 2018) ou periódicos, será rejeitada. No processo de avaliação, serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.
Publicação
Todos os trabalhos aceitos (Full e Short Papers) serão publicados na íntegra nos Anais do SBGAMES 2018 e deverão ser apresentados no simpósio por pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Para tanto, o autor deverá concordar com o Termo de Copyright. Por favor, leia o Termo antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos.
Apresentação dos trabalhos
Os Full Papers aceitos serão apresentados em sessões temáticas. A duração da apresentação e do debate será divulgada com antecedência e deve ser rigorosamente respeitada.
Os Short Papers aceitos serão apresentados em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem e template serão divulgados com antecedência.
Tanto no caso de Full Papers quanto de Short Papers, pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no SGames, caso contrário o texto não será publicado nos Anais do evento. Qualquer exceção a essa regra só terá validade se for autorizada por um dos chairs da trilha.
Sistema de Revisão Cega (Blind Review)
As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS da SBC. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (avaliação cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.
Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres
As instruções detalhadas de formatação dos trabalhos, incluindo templates, estão disponíveis na seção de submissões do site e nos links abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final.
Formulário de copyright
É essencial que os autores enviem este termo para terem seus trabalhos publicados. O termo de cessão de direitos autorais (formulário de copyright) pode ser obtido aqui:
Arquivo de Copyright
O formulário deve ser preenchido e assinado por um dos autores, com autorização dos demais, digitalizado e convertido para PDF e enviado pelo sistema JEMS da SBC.
Coordenadores da Trilha de Educação
educacao@sbgames.orgProf. Dr. João Mattar (Uninter e PUC-SP)
Prof. Dr. Marcelo da Silva Hounsell (UDESC)