Cultura
A trilha de Cultura abrange pesquisas que explorem os jogos como produtos culturais, valorizando características internas desses artefatos, suas significações e questões relacionadas à sua inserção e circulação na sociedade. São contempladas questões relativas à composição do mundo do jogo, aos personagens e a narrativa; às observações e problematizações da experiência de jogar e da estética do gameplay; aos aspectos de sociabilização, mediação e comunicação nos jogos; e, ainda, à inserção e influência dos games no cenário sociocultural, político e econômico.
Mais detalhes sobre a trilha e os temas contemplados encontram-se nesta página, após os avisos do SBGames 2018.
Programação
Programação geral SBGames 2018Chamada para o SBGames 2018
Você está convidado a submeter seu trabalho para a trilha de Cultura, conforme os formatos, datas e critérios descritos a seguir.
Formatos dos trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados em três formatos: Full Papers, Short Papers e Design Cases.
Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Full Papers apresentam uma contribuição original à partir dos resultados de pesquisa. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas.
Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro (4) páginas.
Datas Importantes
Full Papers:- 10/04/18 - Abertura das submissões
- 05/08/18 - Prazo limite para submissão dos artigos
- 03/09/18 - Notificação de aceite
- 16/09/18 - Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright
- 16/09/18 - Prazo limite para inscrição dos autores
- 10/04/18 - Abertura das submissões
- 05/08/18 - Prazo limite para submissão dos artigos
- 03/09/18 - Notificação de aceite
- 16/09/18 - Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright
- 16/09/18 - Prazo limite para inscrição dos autores
Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres
Submissão
As submissões deverão ser realizadas no sistema JEMS da SBC.
Em caso de dúvida, consulte as chairs da trilha: Suely Fragoso suelyfragoso@ufrgs.br e Letícia Perani leticia.perani@ufjf.edu.br.
Detalhamento da Trilha de Cultura
Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” - jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action - assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.).
A lista a seguir exemplifica alguns temas que interessam à trilha:
- Relações socioculturais e de significação relativas à mecânica, dinâmica e narrativa dos jogos
- Problematização de conceitos e terminologias de Estudos de Jogos
- Corpos, políticas, ética e redes de poderes em jogos
- Experiência de jogo e estudos do jogador
- Aspectos identitários de gênero, sexualidade e questões étnico-raciais
- Novos modos de interação entre jogadores e outros usos sociais e técnicos em/dos jogos
- Relações de comunicação e mediação entre jogadores e o jogo
- Produção de sentidos e semiologia dos jogos
- Materialidades, plataformas e suas textualidades
- Metagame e processos de ressignificação em jogos
- Contextos materiais, políticos, econômicos e socioculturais dos jogos
- Poética e experiência estética do gameplay
- Análises de processos narrativos e mundos ficcionais em jogos
- História dos jogos
- Filosofia e Antropologia dos jogos
- Ecologia das competições de E-sports
- Estudos de live streaming, machinima
- Estudos de recepção, audiência, identidades de fãs e outras formas de consumo cultural em jogos
O projeto e a implementação de novos jogos, bem como questionamentos de aspectos técnicos dos artefatos utilizados para jogar, podem aparecer tangencialmente em alguns textos. Caso estes temas ocupem lugar central no artigo, é provável que o trabalho esteja mais alinhado com as trilhas de Artes & Game Design ou de Computação e, portanto, deve ser submetido a estas trilhas. Artigos voltados para o uso de jogos em ambientes educacionais, para treinamento de habilidade psicomotoras e/ou outros usos voltados ao aprendizado devem ser submetidos à trilha de Educação.
Artigos que busquem entender questões relacionadas às finanças, produção e gestão industrial dos Games devem ser enviados à trilha de Indústria.