Fórum de Ensino de Jogos Digitais
O Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma atividade do SBGames criada como uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA-SP para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.
Trata-se de um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que apresentam e trocam experiências sobre as diversas modalidades de ensino, o que inclui, mas não se limita, a graduação e a pós-graduação.
Sobre a edição 2023
Essa será nossa oitava edição e já tivemos a participação de docentes, pesquisadores e profissionais do setor de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como de estúdios brasileiros e empresas promotoras de cursos livres na área, contribuindo para a consolidação do Fórum de Ensino de Jogos Digitais como um importante espaço de discussão das questões relacionadas à formação de profissionais para o setor.
Programação
A programação das várias edições do Fórum tem sido elaborada com a participação de diversos integrantes da comunidade acadêmica e representantes de empresas. Neste ano, a programação será composta pelas seguintes mesas redondas:
10h30 – 12h: 20 anos da graduação no Brasil: o resgate de uma história
Esse ano, o primeiro curso de graduação brasileiro especificamente voltado à formação de profissionais para a indústria de jogos digitais completou 20 anos. Ao longo dessas duas décadas, mais de 280 cursos, entre bacharelados e cursos superiores de tecnologia, tanto na modalidade presencial como na educação à distância, vem buscando cumprir essa missão. Nesta mesa, professores e coordenadores de alguns dos primeiros cursos brasileiros de graduação trarão um pouco dessa história.
Moderadores:
- Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Centro Universitário Senac)
- Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
Participantes da mesa:
- Artur Martins Mol (PUC Minas)
- Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi)
- João Ricardo Bittencourt (Unisinos)
14h – 15h30: Curricularização da extensão: o que tem sido feito?
Atendendo ao que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como uma das finalidades da Educação Superior, a Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018, estabeleceu que atividades de extensão devem compor pelo menos 10% das cargas horárias dos cursos de graduação, devendo fazer parte de suas respectivas estruturas curriculares. Como a chamada “curricularização da extensão” vem sendo implementada nos cursos de graduação de Jogos Digitais, Design de Games e similares? Buscaremos responder a essa pergunta por meio da troca de experiências de representantes de diversas instituições de ensino superior brasileiras.
Moderadores:
- Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Centro Universitário Senac)
- Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
Participantes da mesa:
- Eduardo Fernando Muller (FEEVALE)
- Felipe Oviedo Frosi (UniRitter)
- Jocelma Almeida Rios (IFBA
- Rodrigo Sanches Devigo (IFMS)
15h45 – 17h15: A formação na modalidade à distância: experiências e desafio
O oferecimento de cursos na modalidade à distância (EAD) no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos, sendo que esse fenômeno se reflete na oferta de cursos de graduação em Jogos Digitais e Design de Games, além de cursos livres e pós-graduações lato sensu, levando essas formações a todos os estados das cinco regiões. Assim como nos cursos presenciais, os cursos à distância possuem características próprias e enfrentam desafios específicos. O objetivo desta mesa é entender como tem sido a trajetória desses cursos, as experiências e os desafios que vem sendo enfrentados pelas instituições que os oferecem.
Moderadores:
- Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Centro Universitário Senac)
- Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
Participantes da mesa:
- Arthur Ubaldo Marques Junior (Universidade Cruzeiro do Sul)
- Fernando Duque Barros (FMU)
- Greisse Moser Badalotti (Uniasselvi)
- Thiago Adamo (Game Audio Academy)
Sobre as edições anteriores
Os seguintes temas foram apresentados e discutidos nas edições anteriores do Fórum de Ensino de Jogos Digitais:
2022 – Natal
- Curricularização da extensão: possibilidades e experiências
- A realidade educacional pós-pandemia da covid-19: o que aprendemos?
2021 – Gramado (edição online)
- Panorama e perspectivas sobre a formação profissional na graduação para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais
- Práticas e possibilidades na aplicação de metodologias ativas
- Iniciativas e perspectivas sobre a interdisciplinaridade nos cursos
- Articulação entre empresas e instituições de ensino
- Impressões e experiências na indústria de jogos digitais: a visão dos egressos
2020 – Porto de Galinhas (edição online)
- Panorama geral da oferta da graduação no Brasil
- Desenvolvimento de competências socioemocionais nos cursos
- Incentivo e desenvolvimento da pesquisa científica na graduação
- Iniciativas e sugestões para o acompanhamento de egressos dos cursos
- Expectativas e realidades no recrutamento e seleção de alunos e egressos dos cursos de graduação
- A experiência docente frente à pandemia e suas consequências para o meio acadêmico
2019 – Rio de Janeiro
- Impressões sobre a indústria de jogos digitais no exterior: somos tão diferentes assim?
- Instituições de ensino e empresas: uma articulação necessária
- Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
- Práticas de ensino e avaliação nos cursos
2018 – Foz do Iguaçu
- Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade e o que vem sendo feito?
- Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
- Estrutura curricular dos cursos de graduação
- Métodos inovadores de ensino em jogos digitais
2017 – Curitiba
- A pesquisa acadêmica nos cursos de Jogos Digitais e na pós-graduação
- Os cursos livres e sua participação na formação de pessoal para a indústria
- Cursos técnicos de jogos digitais: o que pode e o que vem sendo feito?
- Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade?
2016 – São Paulo
- Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação
- Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?
- Métodos inovadores de ensino em jogos digitais
- Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?
- Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?