Keynotes

Qi Sun

(New York University)

Biografia sucinta:

Qi Sun é professor assistente na Universidade de Nova York. Antes de ingressar na NYU, ele foi pesquisador na Adobe Research. Ele recebeu seu PhD na Stony Brook University. Seus interesses de pesquisa estão em computação gráfica perceptual, VR/AR, cognição computacional e exibições computacionais. Ele recebeu o prêmio IEEE de Melhor Dissertação em Realidade Virtual, com sua pesquisa reconhecida como Best Paper Awards no ACM SIGGRAPH e IEEE ISMAR.

Título: Realidade Extendida Centrada no Usuário: Conectando Cognição e Computação

Dia 7/11/2023, 11:00h as 12:00h (BRT)

Resumo: 

Realidade Virtual e Aumentada permite possibilidades sem precedentes para exibir conteúdo virtual, detectar ambientes físicos e rastrear comportamentos humanos com alta fidelidade. No entanto, ainda não criamos “super-humanos” que possam superar o que somos na realidade física, nem um sistema XR “perfeito” que ofereça bateria com duração infinita ou sensação realista. Nesta palestra, discutirei algumas de nossas pesquisas recentes sobre como aproveitar a detecção ocular/muscular e aprender a modelar nossa percepção, reação e sensação em ambientes virtuais. Com base no conhecimento, criamos conteúdo visual just-in-time que otimiza conjuntamente o desempenho humano (como a velocidade de reação a eventos) e do sistema (como a redução do consumo de energia do display) em XR.

Ellis Bartholomeus

(Amsterdam University of Applied Sciences, UPES – University of Tomorrow, Dehradun)

Biografia Sucinta:

Ao longo de sua carreira, Ellis Bartholomeus tem se interessado pelo valor do jogo. Ela se formou na Design Academy em 1996 como designer de produtos e percebeu que para fazer com que o público se apropriasse de uma mensagem, era necessário interagir com ela. Desde então, ela tem projetado jogos como um método/ferramenta para amplificar a aprendizagem auto-motivada e possibilitar uma interação social rica. Exemplos disso incluem a preservação da vida selvagem em escala global, o uso de jogos como uma ferramenta de pesquisa para envolver um público amplo e até mesmo transformar jogadores em treinadores de IA para desmistificar nossos oceanos. Você deseja aprender como criar, projetar, produzir ou hospedar jogos para causar impacto? Venha e participe!

Título: “Apply play – to get ahead of the game”

Dia 8/11/2023, 11:00h as 12:00h (BRT)

Resumo:

Para falar sobre a magia do jogo e dos jogos, precisamos encontrar uma linguagem comum e definições. Muitos têm procurado os métodos e razões de como e por que os jogos desencadeiam efeitos tão grandes e muitas vezes surpreendentes. Especialistas em jogos e eu estamos colaborando com várias universidades e empresas para construir um corpo de conhecimento sobre jogos e brincadeiras como uma ferramenta. Determinamos que, para revelar a magia que acontece no jogo, não apenas precisamos examinar o jogo, mas também estudar o contexto. Como, onde, quando e, o mais importante, por quem o jogo é jogado, e por quê? São todos essenciais para entender a dinâmica do jogo. Quem você deseja envolver no seu jogo, como se aproximar do seu(s) jogador(es) e como medir o possível impacto?

Pergunta para você… você joga jogos? Sabe quando e por quê? Já percebeu o potencial inexplorado do jogo? – prepare suas perguntas, por favor, vamos jogar com elas!


Gonzalo Frasca

(ORT University Uruguay)

Biografia sucinta:

Quando Gonzalo Frasca decidiu pesquisar videogames 28 anos atrás, ele não conseguiu encontrar um orientador na sua universidade no Uruguai. Seus professores diziam que o tópico não era “sério o suficiente”. Desde então, Frasca se tornou um acadêmico e game designer internacionalmente renomado, com foco em jogo e aprendizagem. Ele está atualmente desenvolvendo uma versão “baseada em jogo” para a ferramenta Kahoot. Seu blog, Ludology.org, foi citado pela NBC News como um dos mais populares destinos de pesquisadores em jogos. Por muitos anos, Frasca também co-publicou o blog sobre Serious Games Watercoolergames com Ian Bogost. Quanto a teoria de jogos, Frasca pertence ao grupo dos “ludologistas”, que consideram o videogame uma simulação baseada em regras. Eles enxergam jogos digitais como a primeira experiência simulada para as grandes massas, ou seja, uma mudança de paradigma no consumo e produção de material multimídia.

Título: Videogame, aprendizagem e o desafio de subir de nível

Dia 9/11/2023, 11:00h as 12:00h (BRT)

Resumo: 

Aprendizagem baseada em jogos/brincadeiras é uma estratégia engajante e efetiva. Entretanto, é extremamente difícil de projetar. Nesta palestra nós vamos rever algumas das estratégias de maior sucesso para promover o aprendizado baseado em jogos/brincadeiras e discutir o potencial da América Latina em empresas de tecnologia educacionais.

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.
Latest Posts
8 de novembro de 2023
8 de novembro de 2023
8 de novembro de 2023
8 de novembro de 2023
Ads
Categories