Trilha de Cultura
Full Papers
The influence of myths and symbols on games’ plotAnderson Canafístula (Universidade Federal do Ceará), Levi Ribeiro (Universidade Federal do Ceará), Luter Nobre (Universidade Federal do Ceará)
Possibilities of encounter between psychoanalysis and video games: thinking with Freud and Lacan
Arlete Petry (Universidade de São Paulo), Luís Petry (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Motivational Factors for Mobile Serious Games for Elderly Users
Roberta Carvalho (PUC Minas São Gabriel), Lucila Ishitani (PUC Minas)
Using Exergames as Social Networks: Testing the Flow Theory in the Teaching of Physical Education
César Vaghetti (Universidade Federal do Rio Grande), Pedro Otávio Cardozo de Souza Ribeiro (FURG), Marta Duarte (FURG), Silvia Botelho (FURG)
Methods For Studying Cognitive Skills Required To Play Online Games Or The Alternative Use Of Electronic Games
Alessandra Maia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), José Messias (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Proposal and Development of a Computer Game for Teaching Physics
Ilana Concilio (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Cassio Curi (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Beatriz Pacheco (Universidade Presabiteriana Mackenzie), Pericles Prado (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Hortalândia: a healthy eating game
Cleverson de Lima Puche (Universidade Federal de Uberlândia), Filipe Barbosa Nunes (Universidade Federal de Uberlândia), Autran Macêdo (Universidade Federal de Uberlândia), Ana Elisa Madalena Rinaldi (Universidade Federal de Uberlândia), Priscila Nunes Carvalho (Universidade Federal de Uberlândia), Pedro Frosi Rosa (Universidade Federal de Uberlândia)
Mathematics Teaching Based on a New Pedagogical Tool for M-Learning
Paôla Pinto Cazetta (Instituto Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais), Maria Cristina Silva Oliveira (Grupo Educacional Unis), Alex Fernandes da Veiga Machado (Universidade Federal Fluminense), Priscyla Cristhina dos Santos (Instituto Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais ), Ulysses O. Santos (Instituto Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais), Esteban Walter Gonzalez Clua (Universidade Federal Fluminense)
In Search of the Lost Donor: An educational game as a tool for education and awareness of blood donation
Eloi Favero (Universidade Federal do Pará), Emanuel Tavares (Universidade Presbiteriana Makenzie), Paulo Andre Pontes (Universidade Federal do Pará), Rafael Chaves (Universidade Federal do Pará)
3DClass: A gamified learning environment.
Eduardo Galembeck (Universidade Estadual de Campinas), Rodrigo Takase (State University of Campinas)
A Proposal of Cognitive Classification of Electronic Games
Alex Machado (Universidade Federal Fluminense), Bruno G. Soares (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Ismael A. Batista (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), Marlon C. Santiago (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), Rafael Padovani (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), Sandro de Paiva Carvalho (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)
Culture Track from SBGames: A descriptive analysis from five years of activities
Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Ivelise Fortim (PUC-SP)
Immertion: Immersion and Emotion in Digital Games
Raphael Mendonça (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
When Brazil Enters in the Koprulu Sector: the Starcraft II Localized into Brazilian Portuguese
Cristiane Vidal (Universidade Federal de Santa Catarina), Isaque Elias (Universidade Federal de Santa Catarina)
Short Papers
Contribuições da psicologia social no estudo da interação entre jogo e jogadorMaurício Sarmet (Universidade de Brasília),
O fator emocional no desenvolvimento de jogos
Alessandra de Souza (Universidade de Brasília – UnB), Ivette Kafure (Universidade de Brasília – UnB)
Attention whore! A percepção de jogadoras que se identificam como mulheres nas comunidades de MMOs
Carolina Grando (PUC-SP), Ivelise Fortim (PUC-SP)
Motivação dos Jogadores de Videogame – Uma breve visão sobre as Técnicas de Engajamento
Alexandre Sena (Universidade Federal de Santa Catarina), Dennis K. Coelho (Univali)
O uso de videogames na clínica psicoterápica: revisão de literatura
Luiz Mello Gallina (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Videogames como meio de transmissão de cultura
Victor Rodrigues Matsuguma (Universidade Estadual de Campinas), Vinícius Pimentel Couto (Universidade Estadual de Campinas)
Gamification for Professionals in the Development Area of Electronic Games
Alex Machado (Universidade Federal Fluminense), Ana Cristina Faria (IFSUDESTEMG), Emanuel Freitas (IFSUDESTEMG), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Priscyla C. dos Santos (IFSUDESTEMG)
Ação dramática em videogames: especificidades e trajetória
Victor Cayres (Universidade Federal da Bahia)
Usando um Jogo Digital na Sala de Aula do Ensino Fundamental: Visão dos Professores
Hermes Renato Hildebrand (Unicamp), José Luis EguíaGómez (Universitat Politècnica de Catalunya), Lluís Solano-Albajes (Universitat Politècnica de Catalunya), Ruth S. Contreras-Espinosa (Universitat de Vic)
Trilha virtual interativa em 3D do Morro da Cruz: Disseminação digital do conhecimento obtido no processo de restauração da biodiversidade do local.
Eduardo Silva (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI), Rudimar Dazzi (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI)
A cultura e os games: Calangos como dispositivo de aprendizagens dos licenciandos na docência em Ciências Biológicas, UNEB, Campus II - Alagoinhas
Cláudia Regina de Souza (Universidade do Estado da Bahia- UNEB), Marcos Silva (Universidade do Estado da Bahia), Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Dados e cartas na escola: o potencial pedagógico dos jogos não-eletrônicos
Andre Leme Lopes (Universidade de Brasília), Renato Fonseca (Embrapa)
Investigação da melhoria do aprendizado de alunos do ensino médio da rede pública de ensino através do uso de programação, robótica e jogos digitais
Michelle Nery Nascimento (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Victor Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Livro de Contos Interativo João e Maria
Amanda Murta (Universidade Federal de Minas Gerais), Camila Porto (Universidade Federal de Minas Gerais), Débora Mini (Universidade Federal de Mnas Gerais), Geanderson Santos (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Giovanna Bianchini (Universidade Federal de Minas Gerais), Isadora Chaves (Universidade Federal de Minas Gerais), Luana Chaves (Universidade Federal de Minas Gerais), Rosilane Mota (UFMG e PUC MG)
Adaptação de jogos comerciais para a sala de aula
Valesca Cechin (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Sonia Trois (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Tânia Luisa Koltermann da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Regio Pierre da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Coletando: Desenvolvimento de um jogo para o ensino-aprendizagem no campo da Educação Ambiental
Alberto E. P. de Araujo (UFRPE), Cherlia Silva (UFRPE), Ewerton Almeida (UFRPE), Francielly Falcão da Silva (UFRPE), Maria Thamires Melo (UFRPE), Mariel Andrade (UFRPE), Thiago Oliveira (UFRPE)
Jogos digitais e a História: desafios e possibilidades
Abelmon Bastos (Universidade Federal da Bahia), Isa Beatriz da Cruz Neves Neves (UNEB), Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Mundos Possíveis: uma investigação acerca do desenvolvimento de roteiros para jogos eletrônicos com fins educacionais
Gustavo de Andrade (Universidade do Estado da Bahia), Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia)
Espaços entre Disputas: Do Lar para o Fliperama. Uma História das Representações do Entretenimento Informático no Brasil (1970-90)
Silvia Helena Bueno (Universidade Federal de São Paulo)