MÁGICA

gaMes nA Graduação e na educação básICA

O G2 – Workshop de Games na Graduação (na sétima edição neste ano e segunda edição com jovens da Educação Básica), a partir deste ano de 2022, será denominado de Workshop MÁGICA – gaMes nA Graduação e na educação básICA, pois trata-se de um evento voltado para estudantes de Cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico) ou da Educação Básica (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) conforme abaixo:

  • Graduação – Estudantes que estão cursando a Graduação (ou que tenham concluído o curso em 2021 ou no primeiro semestre de 2022) e que tenham desenvolvido trabalhos relacionados a Jogos Digitais, tais como Protótipos Iniciais, Ideias Inovadoras, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Projetos Integrados, Iniciação Científica (IC) ou Trabalhos Completos de Disciplinas que apresentem resultados concretos;
  • Educação Básica – Estudantes que já tiveram a oportunidade de pesquisar e desenvolver algum game para um projeto ou disciplina escolar com o(s) professor(es).

O Workshop MÁGICA busca promover um contato inicial, bem como a aproximação dos estudantes com especialistas de renome na área de jogos. 

Com relação aos trabalhos submetidos, estes podem ser individuais ou em grupo e requerem um professor como responsável e coautor. Os artigos selecionados serão publicados e apresentados no SBGames 2022.

Venha para o Workshop MÁGICA e mude de nível!


Chamada de Participação

As submissões podem ser feitas em português, inglês ou espanhol, seguindo as diretrizes do modelo (template) indicado pelo SBGames 2022 no formato Short Paper (de até 4 páginas). Nomes dos autores, bem como do orientador e do coorientador, ou mesmo colaboradores, devem ser incluídos nos artigos submetidos. Destaca-se que o(s) estudante(s) deve(m) figurar como o(s) primeiro(s) autor(es), sendo o orientador/professor o último autor. 

Os autores de trabalhos selecionados receberão instruções para a preparação das apresentações após a notificação de aceite, sendo que ao menos um autor por artigo deverá se inscrever no SBGames 2022 para que o artigo seja publicado e apresentado. Na fundamentação do artigo, sugere-se que os autores busquem analisar trabalhos correlatos nos Anais (Proceedings) das edições anteriores do SBGames.


Política de Submissão

Não é permitida a submissão simultânea de trabalhos, ou seja, submeter o mesmo artigo para as trilhas principais e demais atividades do evento e para o Workshop MÁGICA. Isso implica na rejeição automática do artigo. Não serão aceitos trabalhos submetidos sem um professor como responsável e coautor. Não é permitida a inclusão posterior de autores e ao menos um dos autores tem que atender ao critério de ser estudante de educação básica, estudante de graduação ou estudante recém-formado (no final de 2021 ou no primeiro semestre de 2022).

Datas Importantes
  • Submissão até
    14 de agosto de 2022
  • Notificação de Aceite do Short Paper
    29 de agosto de 2022
  • Envio da versão final revisada, para publicação (Camera-Ready)
    16 de setembro de 2022
Chairs
MACKENZIE
Doutora em Educação (USP) e Pós-Doutora em Engenharia Elétrica (UFU). Atua na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) como Professora/Pesquisadora na Faculdade de Computação e Informática (FCI) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC).Coordena o Grupo CNPq GETS (Games, Educação, Tecnologia e Sociedade) e lidera o laboratório JAS3 (Jogos, Aprendizagem, Simulação, Sistemas e Sinais). Áreas: design instrucional, tecnologias educacionais, jogos digitais, gamificação, arquitetura informacional, usabilidade, realidade virtual e aumentada.
FACENS
Bacharel em sistemas de informação (2017) e mestre em engenharia elétrica e computação (2019) ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, formação em game design pela HAL College of Technology & Design no Japão (2014) e técnico em eletrônica pelo Colégio Radial (1998). Atualmente doutorando pelo programa de pós-graduação engenharia elétrica e computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e integrante do Laboratório JAS3 (Laboratório de Jogos, Aprendizagem, Simulação, Sistemas e Sinais), professor universitário do curso de jogos digitais e de pós-graduação do centro universitário Facens, além de exercer a função de consultor e analista de desenvolvimento em sistemas
MACKENZIE
Mestre em engenharia elétrica e computação (2020), Tecnólogo em processamento de dados (1997), especialista em Business in Banking (2007) ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Engenharia de Software (2015). Hoje, sou doutorando pelo Programa de Pós-graduação Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e integrante do Laboratório JAS3 (Laboratório de Jogos, Aprendizagem, Simulação, Sistemas e Sinais). Atuo como analista de sistema sênior na Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil.
Detalhes do Evento

Warning: Array to string conversion in /home3/sbgameso/public_html/sbgames2022_temp/wp-content/themes/eventchamp/include/footer.php on line 45