Festival de Artes

Participação

A participação no Festival é aberta para empresas e autores individuais, desde que sejam brasileiros ou residentes no país.

Submeta o link no qual o material poderá ser acessado em seu arquivo original, respeitando formatos e dimensões explicitadas no regulamento. Preferencialmente, as artes devem ser disponibilizadas pelo GoogleDrive, OneDrive ou DropBox. CUIDADO: Não coloque senha ou restrição de acesso às pastas, sob pena de ter seu trabalho recusado. Nestes casos, não temos tempo hábil para pedir permissão de acesso. Igualmente, evite sites de hospedagem temporária nos quais o link expira, pois o material poderá ser acessado até o final deste ano (evite WeTransfer ou similares).

Dê preferência a colocar o link de acesso direto à imagem/vídeo/áudio; Evite colocar o arquivo em zip, ou mesmo em uma pasta com outras obras.

  • A imagem deve estar em formato jpg ou png, tamanho mínimo de 100 ppi e máximo de 300 ppi, mínimo de 1MB e máximo de 9Mb.
  • O vídeo, em formato mp4, com no máximo 60Mb.
  • O áudio, em formato mp3, com no máximo 10Mb.

Cada candidato poderá participar com diversas obras distintas e, no máximo, 3 autores por obra. PORÉM, DEVERÁ SUBMETER APENAS UMA OBRA EM CADA INSCRIÇÃO. É permitido compor uma prancha (mosaico) com diversos elementos de arte conceitual do mesmo jogo. Não há restrição à técnica utilizada, podendo as imagens ser coloridas ou em preto e branco. É permitido participar em mais de uma categoria, desde que as imagens sejam distintas em cada categoria.

Pela inscrição, os participantes concedem ao SBGames o direito ao uso das obras enviadas e autorizam o uso das mesmas em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação, para serem usadas em campanhas promocionais e institucionais do SBGames no Brasil e no mundo.

As obras poderão passar por edição simples, fracionamento ou alteração da resolução, de acordo com a avaliação técnica do SBGames, sem que haja prejuízo à essência da imagem e ao conjunto da obra.

As inscrições são gratuitas, não sendo obrigatória a participação do(s) autor(es) no evento para efetivação da participação de suas obras no SBGames. No entanto, caso as obras do(s) autor(es) sejam premiadas no evento, é interessante que seus representantes estejam online no momento das premiações do evento (cerimônia de entrega dos certificados).

Ao se inscreverem no concurso, todos os candidatos entendem e aceitam automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.


Categorias

As obras deverão enfocar as seguintes categorias orientadoras do concurso:

Concept Art

Imagens de concepção artística de jogos digitais. Personagens, cenários, itens, interfaces, modelos 3D, entre outras artes que façam parte do referido jogo digital. O formato das imagens deve ser em jpg ou png.

InGame Screenshot

Screenshots (capturas de tela) do gameplay do jogo digital, demonstrando elementos artísticos em seu uso final na tela do jogo. Composição final do jogo com o uso de diversos elementos artísticos (como HUD, pointers, diálogos, minimapa, menu) de forma simultânea e integrada ao gameplay. O formato das imagens deve ser em jpg ou png.

BoardGame Art

Imagens de concepção artística exclusiva para jogos de tabuleiro, digitalizadas em jpg ou png. São considerados nessa categoria a arte da caixa, encartes, personagens, tabuleiro e demais itens que compõem o jogo.

Experimentações Artísticas e FanArt em Games

Experiências artísticas que envolvam Jogos Digitais, desde que estejam finalizadas em jpg ou png; FanArts são criações que façam referência ou homenagem a jogos reconhecidos.

InGame Video

Vídeos do Gameplay, Trailers ou Cinematics do jogo digital, demonstrando elementos artísticos em seu uso final no jogo. Composição final do jogo com o uso de diversos elementos artísticos (como HUD, pointers, diálogos, minimapa, menu) de forma simultânea e integrada ao gameplay. O formato dos vídeos deve ser em mpeg4.

Soundtrack

Trilha sonora, áudio incidental e vozes/dublagens compostas especificamente para o jogo. O formato dos áudios devem ser em mp3, com descrição precisa de onde eles são aplicados.


Seleção

A seleção das obras de cada categoria será realizada por uma Comissão Julgadora composta por Game Designers profissionais, professores de Jogos Digitais, parceiros e equipe do SBGames. A Coordenação do Festival de Artes terá autonomia na realização da seleção e seguirá critérios de linguagem, originalidade, criatividade, coerência e adequação da obra ao Game Design sugerido.

As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

Serão selecionados pela Comissão Avaliadora cinco trabalhos em cada categoria como finalistas do Festival de Artes do SBGames. Nos casos de número de trabalhos classificados em uma categoria ser inferior a cinco, os trabalhos receberão menção honrosa nessa categoria.

As obras serão exibidas/disponibilizadas digitalmente em plataforma a ser definida pela organização do SBGames.


Premiação

Cada autor (ou autores) do primeiro colocado de cada categoria irá receber um certificado baseado na avaliação de um júri técnico. Se nenhum dos autores estiver online na cerimônia de entrega dos certificados, esses deverão entrar em contato posteriormente com a coordenação do SBGames, de modo a verificar a possibilidade de acesso ao certificado emitido. Outros prêmios irão depender dos patrocínios ou apoiadores do evento. A organização do evento não se compromete com nenhum prêmio específico ou qualquer bonificação, nem com a entrega de certificados posterior ao evento. Somente a organização do evento irá emitir os certificados.

Datas Importantes
  • Prazo para submissão das artes
    1 de agosto de 2022 a 14 de Agosto de 2022
  • Notificação da Seleção Oficial
    5 de setembro de 2022
  • Divulgação dos Finalistas
    25 de setembro de 2022
  • Exposição e Divulgação dos Vencedores
    24 de outubro de 2022 a 28 de Outubro de 2022
Chairs
PUC-Minas e UFMG
Doutora em Artes pela UFMG, mestre e bacharel em Ciência da Computação pela UFMG. Professora da UFMG e da PUC Minas.
PUC Minas
Doutor em Técnicas Audiovisuais pela EBA-UFMG (2012), com tese baseada na memória nostálgica criada através das diversas mídias audiovisuais. Professor e coordenador de pesquisa em advergames e serious games da PUC Minas, tem experiência na área de Artes, com ênfase em GameDesign e Design Multimídia físico e digital. Atua pedagogicamente e profissionalmente em publicidade, design, ilustração, animação, roteiros interativos, planejamento, gamedesign e produção de jogos de tabuleiro e digitais.
ICICT/FIOCRUZ
Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UDESC, atua nos programas de Pós-Graduação em "Computação Aplicada" e de "Engenharia Elétrica", pesquisa nas áreas de "Jogos Sérios" e "Realidade Aumentada e Virtual" aplicadas à educação e saúde e indústria, é Editor Associado do Journal on Interactive Systems e membro do grupo de pesquisa LARVA.
Detalhes do Evento
  • Data de Inicio
    24 de outubro de 2022 09:00
  • Data de Fim
    27 de outubro de 2022 18:00
  • Status
    Finalizado
  • Local
  • Endereço
    Sala 7 - Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) | Online

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