: Trilha de Artes & Design :
É com enorme prazer que apresentamos as publicações da X Edição dos Anais do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, o SBGames 2011. O evento é organizado anualmente pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SBGames é o mais importante evento em pesquisa e desenvolvimento de jogos que acontece na América Latina promovido pela SBC e com apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES). O simpósio reúne todo ano estudantes, professores, artistas, designers e profissionais de várias universidades, centros de pesquisa, centros de design gráfico e empresas de jogos.
Este ano tivemos um total de 43 artigos submetidos para avaliação na trilha de Artes & Design, dos quais foram aceitos 22 artigos completos e 7 pôsteres, originando uma taxa de aceite de 67%. Lembramos ainda que todos os artigos foram analisados por pelo menos 2 revisores (dentre os 34 PhDs, doutores ou mestres) os quais formam o Comitê do Programa.
O SBGames 2011 é composto atualmente por 5 trilhas: Artes & Design, Computação, Cultura, Indústria e Games for Change. Tendo também 2 festivais, Jogos Independentes e Mostra de Arte. Os artigos e pôsteres (resumos expandidos) de todas as trilhas do SBGames 2011, incluindo a Trilha de Artes & Design estão presentes no CD-ROM da conferência e site oficial do evento.
Nós gostaríamos de agradecer a todos os autores que através de seu trabalho e dedicação tornaram possível a composição de um programa interessante e inovador. Agradecemos também a cada membro do Comitê de Programa e aos revisores por sua atuação, nos ajudando a alcançar uma qualidade primorosa no programa.
Assim, desejamos a todos que sua participação neste simpósio seja uma experiência de valor.
Salvador, Novembro de 2011.
Rafael Pereira Dubiela – Universidade Federal do Paraná
André Luiz Battaiola – Universidade Federal do Paraná
Chairs da Trilha de Artes & Design
Full Papers:
Áudio dinâmico para games: conceitos fundamentais e procedimentos de composição adaptativa
Lucas Meneguette
Cognição e Videogame: o jogo narrativo e o uso do corpo como interface
Gustavo Audi
Desenvolvimento de Concept Art para Personagens
Patricia Kelen Takahashi, Marcelo Castro Andreo
Desenvolvimento de game multiusuário com função estereoscópica
Danilo Guimarães
Détournement em Jogos Digitais
Gabriela Melo, Daniel Coimbra, André Neves, Gentil Porto Filho
Elementos para Análise da Rejogabilidade em Jogos Digitais
Carolina Luizetto, Raphael Mendonça, Pollyana Mustaro
Heads-up display integrados ao universo de um jogo eletrônico
Leonardo Moroni, André Battaiola
Hibridação entre Jogos Eletrônicos e Programas Televisivos:
propostas de integração para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital terrestre
Luis Rodrigo Gomes Brandão
História espacial e os mecanismos de interação nos jogos eletrônicos
Ivan Mussa
Jogos Digitais como Objetos de Aprendizagem: Apontamentos para uma Metodologia
Thiago Mendes
Jogos para Idosos e a usabilidade além do mensurável
Luciana Abe, Ricardo Nakamura, Daniela Kutschat Hanns
Ludemas. Lógicas de sedução nos games
Marsal Avila Alves Branco, Cristiano Max
Lukas James e os viajantes da história: influências cinematográficas na criação do roteiro
para um jogo eletrônico
Gustavo de Andrade
Modelo de criação de personagens para jogos digitais
Marcos Tadeu Melco, Daniel Diehl, Rafael Dubiela
Operação Risco: desafios no uso de metodologias de game design para jogos educacionais nas empresas
Daniel Gularte, Alexandre Vidal
Prototipagem em Papel como Ferramenta de Desenvolvimento de Advergames Sociais
Felipe Calado, Luis Arthur Vasconcelos, Bruno Oliveira, André Neves, Fábio Campos
Single Button Interaction Technique Patterns Applied to Digital Game Design
Felipe Breyer, Judith Kelner, Eduardo Albuquerque, Luis Arthur Vasconcelos
Sistema Especialista para o Cálculo do Grau de Imersão em Jogos Digitais
Raphael Mendonça, Pollyana Mustaro
The Eyes and Games: A Survey of Visual Attention and Eye Tracking Input in Video Games
Samuel Almeida, Ana Veloso, Licinio Roque, Oscar Mealha
Um Modelo de Game Design orientado à Participação
Luis Lucas Pereira, Licinio Roque
Zero Lecture in Game Design
Rui Craveirinha, Licinio Roque
Definição e Estrutura do Ambiente Competitivo de um Jogo: um Estudo
Adriana Kei Ohashi Sato, Bruno Tachinardi Andrade Silva, Cezar Toshimi Harano, Vinicius Rovtar Pinton
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Short Papers:
Design de Interface de Game Pedagógico em Plataforma Multitoque
Tel Leite, Camila Freitas, Diego Monteiro, Daniel Borges
Gameduca: Design de Jogos Digitais para o Ensino da História da Arte
Talita Ferreira, Tiago Silva, Christus Nóbrega, Vera Pugliese, Lisa Minari
Maneiras de contar o lúdico discutindo narrador em Eternal Sonata
Clarissa Picolo
Recomendações para ampliar motivação em jogos e animações educacionais
Marcia Alves, André Luiz Battaiola
Uso da Escala de Diferencial Semântico na Análise de Jogos
Bernardo Aguiar, Walter Correia, Fábio Campos
Uso da Escala de Stapel na Análise de Jogos
Bernardo Aguiar, Walter Correia, Fábio Campos
Uso da escala Likert na análise de jogos
Bernardo Aguiar, Walter Correia, Fábio Campos