Workshop dos Grupos de Pesquisa em Jogos e Entretenimento Digital
Submissão até: 01 de julho de 2024Notificação de aceite: 23 de julho de 2024Versão final: 30 de julho de 2024Versão final: 09 de agosto de 2024
1 Sobre o Evento:
- O WGP-Jogos, uma atividade do SBGames 2024, de caráter nacional, objetiva que participantes selecionados, representando Grupos de Pesquisa (GP), registrados ou não no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq, discutam o papel dos GP do País no fomento à área de Jogos e Entretenimento Digital.
- Entende-se um GP como sendo a base para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica de forma eficiente, eficaz e relevante.
- O WGP-Jogos será presencial, pois objetiva também o desenvolvimento de sinergia entre membros de GPs diferentes.
2 Objetivos:
2.1 O WGP-Jogos vai discutir a composição, funcionamento, gerenciamento e pesquisas feitas pelos GP na área.
2.2 Os Objetivos Específicos do WGP-Jogos incluem:
- Identificar, reconhecer, divulgar e valorizar os GP e suas competências;
- Identificar as áreas de pesquisa sendo exploradas em relação aos Grandes Desafios de Pesquisa na Área, resultado do GranDGamesBR 2020-2023 (DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-27639-2).
- Fomentar e facilitar a colaboração entre pesquisadores dos GP com interesses semelhantes e/ou complementares;
- Estimular projetos multidisciplinares, criativos e ambiciosos, e;
- Otimizar recursos físicos e humanos.
2.3 Público-alvo: Líderes, vice-líderes e membros (pesquisadores e estudantes) de qualquer GP que envolva temáticas relacionadas a Jogos e Entretenimento Digital.
3 Funcionamento:
3.1 Será feita uma (ou duas) Chamada(s) de Trabalhos (CFP: Call for Papers, no formato de artigo curto) de apresentação do GP.
3.2 Representantes dos GPs selecionados participarão do Workshop Presencial apresentando e discutindo sobre a realidade dos GP que participam.
3.3 Até quatro GPs, dentre os submetidos ou não, serão convidados para apresentações presenciais e detalhadas de seus GP como forma de obter subsídio comparativo para as discussões subsequentes. A seleção dos 4 GPs convidados respeitarão os mesmos critérios dos GP selecionados (ver item 6). Um representante de cada um dos 4 GPs convidados terá sua inscrição isenta.
3.4 O número de GP aceitos para apresentação dependerá da disponibilidade de espaço físico provido pela organização local.
3.5 Caso o número de submissões ou inscritos seja menor que 15 GPs, o workshop poderá ser cancelado ou ter seu formato alterado.
4 Atividades do Workshop:
4.1 O WGP-Jogos fará 4 encontros no primeiro dia do SBGames 2024:
1º encontro: Apresentações gerais: Pitches de 3 a 5 min, sessão aberta ao público em geral.
2º encontro: Apresentações detalhadas: Coordenação e até 4 representantes de GP convidados, sessão aberta ao público em geral.
3º encontro: Oficina: Grupos de Trabalho sobre temas relacionados aos objetivos do WGP-Jogos, só para representantes dos GP selecionados.
4º encontro: Mesa Redonda Final: Discussão sobre os resultados dos GTs, só para representantes dos GP selecionados.
5 Submissão:
5.1 Via JEMS 1.0.
5.2 Formato do texto: Artigo curto/Short Paper (ver MANUAL para os AUTORES), sem ser anônimo.
5.3 Conteúdo: Introdução com breve histórico do Grupo de Pesquisa (GP), Competências do GP, Infraestrutura Disponível, Trabalhos de Destaque (qualquer artefato– arte, jogo, modelo, artigo – que o GP considere ter causado o maior impacto – social, acadêmico etc. – e que possa representar o GP na atualidade); Conclusão (perspectivas de futuro). Referências: até 10 principais publicações do GP.
6 Seleção e Certificados
6.1 Os artigos serão selecionados pela organização do WGP-Jogos (chairs) considerando a diversidade de: (i) foco, (ii) distribuição geográfica e, (iii) maturidade do GP.
6.2 Certificados serão emitidos para quem se inscrever e participar de 75% das atividades específicas deste workshop.
7 Publicação
7.1 Os artigos curtos aceitos serão publicados na página do SBGames 2024, na aba específica destinada ao WGP-Jogos.
7.2 Só serão publicados e emitidos certificados de participação para aqueles que (a) apresentarem comprovante de pagamento de inscrição no SBGames 2024; (b) submeterem o termo de transferência de direitos (copyright) assinado, e; (c) submeterem versão final (camera-ready) com as alterações solicitadas pela revisão e totalmente aderente ao formato dos artigos conforme o MANUAL PARA AUTORES.
7.3 O artigo não será publicado na SOL, não receberá DOI mas, não terá taxa de publicação.
8 Organização (Chairs)
Marcelo da Silva Hounsell (UDESC-Joinville)
Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)
SBGames 2024 Co-Coordenadores
Marcelo da Silva Hounsell
Rodrigo Pereira dos Santos
Artigos Aceitos
Laboratório de Tecnologia Interativa Visual do Norte Pioneiro do Paraná
Eduardo Damasceno
GameTEd: Grupo de Pesquisa em Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais da UFRN
Charles Madeira, Alyson Matheus De Carvalho Souza, Eduardo Aranha
Lab GameVR – Laboratório de Gameterapia e Realidade Virtual
Bruno da Silva Rodrigues, Leandro Natale, Eurico Ruivo, Silvana Maria Blascovi-Assis, Gilda Assis, Ana Grasielle Dionísio Corrêa
GameLETs: Grupo de Pesquisa em Jogos Digitais para a Educação em Computação e Tecnologias Sociais
Alessandreia Oliveira, Pedro Henrique Dias Valle, Marcelo Caniato Renhe, Luciano Jerez Chaves, Joventino Campos
O Centro de Estudos em Games e Internet, CEGI
Vanessa Pereira
Marmota Factory
Paulyne Jucá, Arthur Callado
ThinkTEd Lab – Pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias emergentes
Fernanda Pires, Marcela Pessoa, José Carlos Duarte, Rafaela Melo, Fabrizio Honda, Douglas Melo, Jeniffer Macena, João Ricardo Serique Bernardo
Manna Team Games: jogos educativos para ensino de Computação
Maurilio Campano Junior, Marcos de Assumpção, Gabriel Gama, Mateus Track, Linnyer Ruiz
GP Edumídia: Research and Development of Game-Based Educational Learning
Dulce Cruz, Daniela Ramos
Re-G3X: Pesquisa em jogos, gamificação, jogos sérios e XR
Leonardo Pereira, Orlando Figueiredo, Kalinka Castelo Branco, Kamila Rodrigues, Claudio Toledo
IGREJOTA – Incrível Grupo de Estudos de Jogos de Tabuleiro
Glaudiney Moreira Mendonça Junior, Leonardo Ferreira, Fabrício Alencar
Grupo de Pesquisa em Jogos, Design e Cultura – UFPel
Bernardo Aguiar, Davi Denardi, Monica Faria
Jogos com Propósito para Educação, Conscientização e Saúde: Pesquisas e Produtos do LabTEVE/UFP
Liliane Machado, Ronei Moraes, Zildomar Felix
JOCCOM – Grupo de Pesquisa em Jogos para Contextos Complexos
Tadeu Classe
Grupo de Pesquisa em Jogos e Entretenimento Digital – GP JEED
Jucimar Maia da Silva Jr., Cristina Araújo, Luis Cuevas Rodríguez, Clairon Lima Pinheiro, Kelly De Souza, Maria Olivia Simão
Articulando Pesquisa e Extensão para Ensino em Computação Através da Cocriação de Jogos Digitais
Ana Paula Boaventura, Pedro Henrique Dias Valle, Esdras Bispo Jr., Renato Oliveira Abreu
Onloop – Composition and Sound Research
Claudio Carvilhe, Bruno de Paula
VHLab – Virtual Human Lab
Soraia Musse, Victor Araujo, Rubens Montanha, Gabriel Silva, Vitor Peres, Paulo Knob, Estevão Testa, Greice Pinho
Trajetória do grupo de pesquisa ConECTividade na área de jogos e gamificação
Jocelma Rios, Luiz Machado, Maria Adélia Icó
Formação de um Grupo de Pesquisa em Realidade Estendida
Alcides Calsavara, Edson Justino, Cinthia Bittencourt Spricigo
LARVA: Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais
Marcelo da Silva Hounsell, Andre Tavares da Silva, Roberto Rosso Jr.
Grupo de Pesquisa Jogos e Saúde
Marcelo Vasconcellos, Flávia Carvalho
Laje Studios: Laboratório de desenvolvimento de jogos e fomento a criação de estúdios.
Anderson Vermonde Hamilko
LabIS-JD: Laboratório de Informática em Saúde, Computação Aplicada e Jogos Digitais
Sergio Carvalho, Luciana Berretta
Grupo de Pesquisa EITA — Entretenimento, Educação, Interação e Tecnologias Aplicadas
André Brandão