SBGAMES Art & Design - Short papers

For Documento Visualization, it is necessary to have PDF reader instaled
click here to install, if necessary

1.SP.AD - Alerta Verde : Um adventure educacional [open]
Rodrigo Silva (UFES)
Laércio Ferracioli (UFES)
Felipe Silveira Camargo (UFES)
Este artigo apresenta o Jogo “Alerta Verde”, um projeto desenvolvido pelo ModeLab - Laboratório de Tecnologias Interativas Aplicadas à Modelagem Cognitiva, que visa ensinar e testar habilidades dos estudantes em um adventure contextualizado. O jogo foi concebido de forma a abranger as várias disciplinas do ensino médio e dar ênfase à cultura brasileira. O projeto conta com apoio de estudantes, professores e mestres de várias áreas da ciência.

2.SP.AD - AVALIAÇÃO DE USABILIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS:Definição de métodos de acompanhamento de qualidade para Game Design [open]
Felipe Breyer (UFPE)
Dinara Moura (UFPE)
Stephania Padovani (UFPE)
André Neves (UFPE)
Este artigo apresenta como alguns métodos de avaliação de usabilidade podem ser aplicados durante o desenvolvimento de um jogo para garantir a qualidade deste. Os métodos podem variar de acordo com o tipo do projeto para focar nas questões críticas do sistema.

3.SP.AD - Impacto da mobilidade no game design de 3MOGs [open]
Andrea Menezes (UFPE)
Bruno Palermo (Meantime Mobile Creations)
Carlos Eduardo Silva (UFPE)
Daniel Arraes (CESAR / Meantime Mobile Creations)
Davi Pedrosa (UFPE)
Fernando Brayner (CESAR)
Isabel Wanderley (CESAR / Meantime Mobile Creations)
Marcus Machado (CESAR / Meantime Mobile Creations)
Rafael Borges (CESAR / Meantime Mobile Creations)
Jogos móveis massivamente multiusuário (3MOG), que constituem um ramo promissor no mercado de jogos, surgiram da associação de aspectos móveis aos jogos massivamente multiusuário. A adição do componente de mobilidade trouxe consigo uma série de novos desafios do ponto de vista do game design. Neste trabalho são discutidos os aspectos de mobilidade mais relevantes a serem considerados no projeto conceitual de um 3MOG. Além disso, a partir da análise de dois estudos de caso de 3MOGs, apresentamos recomendações gerais para o game design desta classe de jogos.

4.SP.AD - Processo de Criação de Personagens: Um Estudo de Caso no Jogo Sério SimGP [open]
Ivannoska Gurgel
Stephania Padovani
Os jogos digitais vêm sendo empregados no ensino formal como alternativa para a falta de motivação dos alunos desta nova geração. Como em outras mídias, nos jogos digitais os personagens são um dos elementos de maior importância por sua capacidade de estimular a auto-projeção no jogador. Entretanto, por serem os jogos mídias muito novas e ligadas principalmente a interesses comerciais, não são encontrados processos de desenvolvimento de personagens para os mesmos. Neste artigo, propomos um processo de criação de arte conceitual para personagens e analisamos sua aplicação aos sete personagens principais do jogo sério SimGP, posteriormente renomeado para Virtual Team.

5.SP.AD - Teorias da arquitetura convencional e suas implicações para o design [open]
Dinara Moura (UFPE)
Felipe Breyer (UFPE)
André Neves (UFPE)
O avanço de hardwares e softwares tem proporcionado a criação de ambientes amplos e detalhados nos jogos digitais. O design de tais ambientes é uma tarefa complexa e envolve diversas áreas de conhecimento. Nosso objetivo é apresentar conceitos da arquitetura convencional e explorar algumas implicações dessa teoria para o design de ambientes em jogos. Esse estudo mostrou-se proveitoso para o desenvolvimento de ambientes mais significativos, consistentes e estimulantes.