MaGICA
Submissão até 07 de julho 2025
Notificação prevista para 29 de julho 2025
Submissão do camera-ready: 05 de agosto 2025
Apresentação será durante o evento 30/09 - 03/10/2025
O MÁGICA – Workshop de Games na Graduação e na Educação Básica, busca promover um contato inicial, bem como a aproximação, de estudantes com especialistas na área de jogos e entretenimento digital. Trata-se de uma iniciativa do SBGames voltada para o incentivo de projetos de jogos inicialmente desenvolvidos por estudantes tanto do Ensino Superior quanto da Educação Básica.
Na Educação Superior, o foco é em alunos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico) que tenham realizado trabalhos relacionados a jogos digitais, como protótipos iniciais, ideias inovadoras, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Projetos Integrados, Iniciação Científica (IC), ou trabalhos completos de disciplinas que resultem em protótipos jogáveis ao final.
Na Educação Básica (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio), a iniciativa abrange alunos que, sob a orientação de professores, tenham participado de projetos ou disciplinas voltadas ao desenvolvimento de jogos digitais, culminando também em protótipos de games jogáveis.
Instruções para os autores:
Os trabalhos devem ser submetidos através do sistema JEMS em arquivo PDF e podem ser realizadas em português, inglês ou espanhol, seguindo as diretrizes conforme o Manual de Submissão do SBGames.
Os nomes dos autores, bem como do orientador e do coorientador, ou mesmo colaboradores, devem ser incluídos nos artigos submetidos. Destaca-se que o(s) estudante(s) deve(m) figurar como o(s) primeiro(s) autor(es), sendo o orientador/professor o último autor.
O arquivo deve conter de 3 (três) a 5 (cinco) páginas, e pode ter uma página extra com referências (conforme o modelo de short papers do Manual de Autores). Recomenda-se que o texto contenha os seguintes tópicos:
- Resumo: Texto curto que deve apresentar um contexto, o que é o trabalho em si e sua finalidade, metodologia ou processo e resultados existentes/conclusões;
- Introdução e Justificativa: Texto que descreve o contexto e o objetivo a que o trabalho se destina (Ex: público alvo, áreas de conhecimento, conteúdo conceitual, procedimental e/ou social abordado, etc);
- Fundamentação: Descrição de possíveis trabalhos correlatos ou de artigos que tragam uma fundamentação teórica ao trabalho proposto. Sugere-se que os autores busquem analisar trabalhos correlatos nos Anais (Proceedings) das edições anteriores do SBGames;
- Metodologia: Indicação de diferenciais e potenciais inovações que o trabalho apresenta, descrição de aspectos tecnológicos (arquitetura, linguagens, frameworks, tipo de licença etc.) aplicados, e apresentação do sistema em si produzido (capturas de tela, fluxos de utilização etc.);
- Considerações finais: conclusões, trabalhos futuros e outras informações que os autores acham pertinentes.
Apresentação e Premiações:
Os trabalhos serão apresentados no formato pôster (os autores devem providenciar seus posters), onde os autores terão mesas ou bancadas de apoio para a apresentação dos protótipos desenvolvidos (os autores devem providenciar todo o material para apresentar seus protótipos). Para este ano, teremos premiações para os melhores trabalhos de Educação Básica e de Educação Superior apresentados, bem como premiação para os melhores protótipos de jogos produzidos. Artigos selecionados e apresentados no evento receberão DOI individual e ficarão disponíveis no repositório da SOL-SBC.
Política de Submissão:
Não é permitida a submissão simultânea de trabalhos, ou seja, submeter o mesmo artigo para as trilhas principais e demais atividades do evento e para o MÁGICA. Isso implica na rejeição automática do artigo.
Não serão aceitos trabalhos da Educação Básica submetidos sem um professor como responsável e coautor.
É obrigatório que ao menos um dos autores dos tutoriais aprovados se inscreva oficialmente no SBGAMES, com prazo de até quinze dias antes da realização do evento.
Verifique mais detalhes no Manual de Autores.