educação
Submissão dos trabalhos: 30/03/2025
Notificação dos autores: 16/06/2025
Envio da versão final dos trabalhos: 06/07/2025
Cara comunidade,
A trilha de Educação é um espaço para o estudo do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, seja na educação básica, superior ou corporativa, presencial ou a distância. Seu objetivo é reunir os trabalhos voltados especificamente ao uso educacional de jogos, gerando assim maior interação entre os pesquisadores interessados nessa área. Importante notar que não apenas jogos educacionais, mas também comerciais (ou de entretenimento) têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem, e, portanto, essas pesquisas podem ser submetidas à trilha. Além disso, a gamificação aplicada à educação, ou seja, a utilização de elementos de design de games no processo de ensino e aprendizagem, faz também parte do escopo da trilha.
A lista de tópicos de interesse da Trilha de Educação inclui (mas não estão limitados a):
- Alfabetização e letramento com jogos
- Aprendizagem baseada em jogos
- Avaliação de jogos educacionais
- Avaliação de estratégias de gamificação
- e-Sports e educação
- Games na educação a distância
- Games e avaliação da aprendizagem
- Games e cognição
- Games na educação inclusiva
- Games na educação infantil
- Games na educação básica
- Games no ensino superior
- Gamificação na educação
- Princípios pedagógicos dos games
- Serious games
- Jogos analógicos — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action
- Jogos mistos (de realidade alternada, aumentada, locativos, etc).
Observações:
Trabalhos voltados primordialmente a:
- design de jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes & Design;
- computação aplicada a jogos devem ser submetidos à trilha de Computação;
- exploração dos aspectos sociais, culturais e políticos dos jogos devem ser submetidos à trilha de Cultura;
- aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à trilha de Indústria;
- ensino de design de jogos ou qualquer outro aspecto relacionado ao universo dos jogos, a menos que envolva a sua utilização no processo de aprendizagem, não devem ser submetidos a esta trilha.
Se você tiver dúvidas sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.
Publicação:
- Artigos selecionados e apresentados no evento (Full e Short Papers) receberão DOI individual. Artigos completos nos Anais Principais e Artigos curtos nos Anais Estendidos disponíveis no repositório da SOL-SBC
- Os cinco melhores Artigos Completos e os cinco melhores Artigos Curtos receberão distinção especial no evento.
- Os autores dos melhores Artigos Completos poderão ser convidados a submeter uma versão estendida para o Journal on Interactive Systems, a ser publicada em 2026; Os manuscritos submetidos a essa publicação deverão se adequar às normas exigidas por ela e passarão por um novo processo de avaliação por pares antes de serem aceitos.
Verifique mais detalhes no Manual de Autores e acompanhe o evento também pela página no Facebook e pelo perfil no Instagram.
SBGames 2025 Co-Coordenadores

Daniela Karine Ramos (UFSC)

Pedro Henrique Dias Valle (USP)
