arte & design
Submissão dos trabalhos: 30/03/2025
Notificação dos autores: 16/06/2025
Envio da versão final dos trabalhos: 06/07/2025
Cara comunidade de Artes & Design de jogos e entretenimento digital
A Trilha de Artes & Design do SBGames 2025 está com submissões abertas para artigos sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras no campo das artes e do design de jogos e de entretenimento digital.
Essa Trilha é um espaço plural de trocas sobre pesquisa e desenvolvimento na interseção entre jogos, artes e design, abrangendo as dimensões estéticas, visuais, sonoras, textuais e narrativas, bem como as mecânicas de jogos, metodologias de design e as tecnologias emergentes. É voltada a trabalhos que se dedicam a estudar os processos de design de jogos, de criação e de produção das artes de jogos, assim como sua integração em plataformas de desenvolvimento de jogos.
A lista de tópicos de interesse desta Trilha inclui (mas não estão limitados a):
- Design de jogo;
- Design de níveis em jogos;
- Gestão da produção de jogos;
- Artes visuais em jogos;
- Artes sonoras em jogos;
- Narrativas de jogos;
- Tecnologias em jogos.
- Gramática do Design visual de jogos.
Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.
Publicação:
- Artigos selecionados e apresentados no evento (Full e Short Papers) receberão DOI individual. Artigos completos nos Anais Principais e Artigos curtos nos Anais Estendidos disponíveis no repositório da SOL-SBC
- Os cinco melhores Artigos Completos e os cinco melhores Artigos Curtos receberão distinção especial no evento.
- Os autores dos melhores Artigos Completos poderão ser convidados a submeter uma versão estendida para o Journal on Interactive Systems, a ser publicada em 2026; Os manuscritos submetidos a essa publicação deverão se adequar às normas exigidas por ela e passarão por um novo processo de avaliação por pares antes de serem aceitos.
Verifique mais detalhes no Manual de Autores e acompanhe o evento também pela página no Facebook e pelo perfil no Instagram.
- Design de jogo: pesquisas e relatos de experiência que abrangem as diversas etapas do processo de game design (metodologias, métodos, técnicas, documentação e pesquisa iconográfica); balanceamento, teste e validação de jogo; pesquisa de pré-produção; post-mortem do desenvolvimento do jogo.
- Design de níveis em jogos: Processos de design de níveis (level design), criação de mundos (worldbuilding), integração de ativos de arte (assets) em plataformas de desenvolvimento (game engines).
- Gestão da produção de jogos: Competências e habilidades de artistas e designers de produção de jogos digitais; práticas, métodos e técnicas para gestão e atuação de equipes de produção de jogos; produção e distribuição de jogos.
- Artes visuais em jogos: Identidade visual, direção de arte e fotografia; arte de conceito (concept art); processos de animação, modelagem tridimensional, rigging, texturização e iluminação.
- Artes sonoras em jogos: Identidade sonora; desenho de som (sound design); produção de trilhas musicais; processos de dublagem; tecnologias de middleware, áudio imersivo e áudio dinâmico.
- Narrativas de jogo: documentação e pesquisa, design do enredo, dos arcos narrativos, diálogos; jornada do jogador; design de conflitos narrativos e de obstáculos; ramificações e múltiplos finais; interface e narrativa (mapas, livros, inventários, etc.); tradução e localização.
- Tecnologias em jogos: Inovação no uso de softwares e hardware no design e na produção de arte de jogos; efeitos especiais e efeitos visuais; tecnologias de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (AR) em jogos; ergonomia e acessibilidade em jogos.
- Gramática do Design visual em jogos digitais: pesquisas, relatos de experiência, análises críticas e estudos de caso que estudem os simbolismos e as significações dos princípios de composição da comunicação visual em jogos digitais, como forma, cor, coerência, tipografia e a representação de personagens e ambientes, e como esses aspectos compositivos influenciam a percepção dos jogadores, a interatividade e a imersão.