cultura

  • Submissão dos trabalhos: 30/03/2025

  • Notificação dos autores: 16/06/2025

  • Envio da versão final dos trabalhos: 06/07/2025

Cara comunidade,

A trilha de Cultura do SBGames 2025 está com submissão abertas para artigos de pesquisa originais e aplicações inovadoras no campo de jogos e cultura e a cultura dos jogos. É de interesse desta trilha tanto jogos digitais quanto analógicos que evidenciem a implicação cultural dos jogos. Esta trilha é um espaço plural para trocar ideias de como os jogos influenciam nossa cultura, sociedade e dia-a-dia. Desta maneira, espera-se predominantemente trabalhos que realizem investigação sobre a cultura dos jogos e/ou jogos como agentes influenciadores da cultura contemporânea.

A lista de tópicos de interesse desta Trilha inclui (mas não estão limitados a):

  • Relações socioculturais e de significação relativas à mecânica, dinâmica e narrativa dos jogos  
  • Problematização de conceitos e terminologias de Estudos de Jogos  
  • Corpos, políticas, ética e redes de poderes em jogos  
  • Experiência de jogo e estudos do jogador  
  • Jogos teatrais e sua importância na transformação social e cultural  
  • Aspectos identitários de gênero, sexualidade, localização, status, classe e étnicas  
  • Monetização e games como espaços de regulação e apoio a novos modelos de desenvolvimento da cultura e da economia criativa  
  • Cultura da Paz e movimentos de transformação cultural que usam jogos  
  • Antropologia da interação lúdica   
  • Comunicação, marketing e mediação cultural com jogos  
  • Produção de sentidos e semiologia dos jogos  
  • Materialidades, plataformas e suas textualidades  
  • Jogo como caixa-preta e imagem técnica  
  • Performances, cinema expandido e novas mídias do audiovisual lúdico  
  • Aplicações da cultura transmidiática ao universo de games e jogos analógicos  
  • Metagame e processos de ressignificação em jogos  
  • Contextos materiais, políticos, econômicos e socioculturais dos jogos  
  • Poética e experiência estética do gameplay  
  • Games e redes sociais  
  • Ética, filosofia política e ideologias na esfera lúdica  
  • Impactos da cultura gamer brasileira na projeção global do Brasil e da língua portuguesa  
  • A cultura de eventos, festivas e game jams como vetores de fortalecimento da indústria, da cultura e das artes no Brasil e no mundo  
  • Análises de processos narrativos e mundos ficcionais em jogos  
  • História dos jogos e dimensões culturais e filosóficas da ludologia  
  • Competições de E-sports e cultura olímpica  
  • Culturas de live streaming, machinima, realidade aumentada e virtual  
  • Estudos de recepção, audiência, identidades de fãs e outras formas de consumo de jogos
  • Jogos e Violência   

Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas e infraestruturas digitais (do celular ao blockchain), também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action — assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.) ou formas artísticas inovadoras (teatro, música, performances, burlesco, saraus).  

Observações:

Trabalhos voltados primordialmente a: 

  • Design de Jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à Trilha de Artes & Design;  
  • Computação aplicada a jogos devem ser submetidos à Trilha de Computação;  
  • Exploração dos aspectos educacionais dos jogos devem ser submetidos à Trilha de Educação;  
  • Aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à Trilha de Indústria.
  • Temas relacionados no contexto da saúde devem ser submetidos à Trilha de Saúde

Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão. 

Publicação:

  • Artigos selecionados e apresentados no evento (Full e Short Papers) receberão DOI individual, serão publicados nos Anais Estendidos, disponíveis no repositório da SOL-SBC. 
  • Os três melhores Artigos Completos e os três melhores Artigos Curtos receberão distinção especial no evento. 
  • Os autores dos melhores Artigos Completos poderão ser convidados a submeter uma versão estendida para uma publicação especial da revista Journal on Interactive Systems, a ser publicada em 2026. Os manuscritos submetidos a essas publicações deverão se adequar às normas exigidas pelas publicações e passarão por um novo processo de avaliação por pares antes de serem aceitos.



Verifique mais detalhes no Manual de Autores e acompanhe o evento também pela página no Facebook e pelo perfil no Instagram.

SBGames 2025 Co-Coordenadores

Juliana Santana Moura
(UNEB)

Daniel Leite Costa
(UniFacisa)

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