Mágica

  • Submissão até 17 de junho 2024  
  • Notificação prevista para 17 de julho 2024  
  • Submissão do camera-ready:  30 de julho 2024
  • Apresentação será entre 01 a 04 de Outubro de 2024

Games na Graduação e na Educação Básica

O MÁGICA  – workshop de games na Graduação e na educação básica – é uma atividade do SBGames na sua nona edição neste ano e quarta edição com jovens da Educação Básica. É um evento voltado para estudantes de Cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico) ou da Educação Básica (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) conforme abaixo:

Graduação – Estudantes que estão cursando a Graduação (ou que tenham concluído o curso em 2023 ou no primeiro semestre de 2024, ou seja, até 31 de Junho de 2024) e que tenham desenvolvido trabalhos relacionados a Jogos Digitais, tais como Protótipos Iniciais, Ideias Inovadoras, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Projetos Integrados, Iniciação Científica (IC) ou Trabalhos Completos de Disciplinas que apresentem resultados concretos;

Educação Básica – Estudantes que já tiveram a oportunidade de pesquisar e desenvolver algum jogo digital para um projeto ou disciplina escolar com o(s) professor(es).

O MÁGICA busca promover um contato inicial, bem como a aproximação dos estudantes com especialistas na área de jogos e entretenimento digital. 

Com relação aos trabalhos submetidos, estes podem ser individuais ou em grupo e requerem um professor como responsável e coautor. Os artigos selecionados serão publicados e apresentados no SBGames 2024.

Venha para o Workshop MÁGICA e mude de nível!

Chamada de Participação

As submissões podem ser realizadas em português, inglês ou espanhol, seguindo as diretrizes apresentadas a seguir. Os nomes dos autores, bem como do orientador e do coorientador, ou mesmo colaboradores, devem ser incluídos nos artigos submetidos. Destaca-se que o(s) estudante(s) deve(m) figurar como o(s) primeiro(s) autor(es), sendo o orientador/professor o último autor. 

Devem ser submetidos obrigatoriamente os seguintes arquivos:

  1. White Paper: Deve ser enviado um arquivo de apresentação do software, em formato white paper. O arquivo deve ser enviado no formato PDF. O modelo é de livre escolha dos autores, podendo seguir a identidade visual do software apresentado, se pede que somente o cabeçalho do trabalho mantenha o formato dos artigos da SBC, (título do trabalho, autores, emails e filiação). O arquivo deve conter o máximo de 4 (quatro) páginas, e pode ter uma página extra com referências. Recomenda-se que o texto contenha os seguintes tópicos: 
  • Resumo do trabalho: um texto curto que deve apresentar um contexto, o que é o trabalho e sua finalidade, metodologia ou processo e resultados existentes/conclusões;
  • Contexto a que o software se destina (Ex: público alvo, áreas de conhecimento, conteúdo conceitual, procedimental e/ou social abordado, etc); 
  • Trabalhos correlatos
  • O objetivo do software;
  • Diferenciais e potenciais inovações que o software apresenta;
  • Aspectos tecnológicos (arquitetura, linguagens, frameworks, tipo de licença etc.);
  • Apresentação do software (capturas de tela, fluxos de utilização etc.)
  • Considerações finais: conclusões e outras informações que os autores acham pertinentes.

P.S: Na fundamentação do artigo, sugere-se que os autores busquem analisar trabalhos correlatos nos Anais (Proceedings) das edições anteriores do SBGames.

  1. Vídeo de apresentação do jogo (instruções): Juntamente com o arquivo de descrição do trabalho (White Paper) deve ser encaminhado, via jems, um arquivo de vídeo sobre o seu jogo que contenha a demonstração do mesmo. Embora não existam regras específicas, abaixo seguem algumas dicas que podem ser úteis nesse contexto.

Dicas para a criação do seu vídeo :

  • Deixe claro o tema central (a criação de um jogo digital, de tabuleiro, card game, etc.) e o grau de escolaridade de seus criadores.
  • Objetivos do Vídeo:
  • Explicar o conceito e as inspirações do jogo;
  • Descrever o processo de desenvolvimento, incluindo desafios e soluções criativas;
  • Apresentar uma demonstração ou resultados do jogo;
  • Discutir a aprendizagem obtida através do desenvolvimento projeto;

Os autores de trabalhos selecionados receberão instruções para a preparação das apresentações após a notificação de aceite. Adiantamos que os trabalhos serão apresentados em duas modalidades, banner e apresentação oral do trabalho.

Política de Submissão

Não é permitida a submissão simultânea de trabalhos, ou seja, submeter o mesmo artigo para as trilhas principais e demais atividades do evento e para o MÁGICA. Isso implica na rejeição automática do artigo. Não serão aceitos trabalhos submetidos sem um professor como responsável e coautor. Não é permitida a inclusão posterior de autores e ao menos um dos autores tem que atender ao critério de ser estudante de educação básica, estudante de graduação ou estudante recém-formado (no final de 2022 ou no primeiro semestre de 2023). 

SBGames 2024 Co-Coordenadores

Icon awesome-user-circle@2x

Fernanda Gabriela de Sousa Pires

Luma da Rocha Seixas