cultura

  • Submissão até: 20 de abril de 2024
  • Submissão até: 05 de maio de 2024
  • Hard deadline: 03 de junho de 2024
  • Notificação de aceite: 22 de julho de 2024

Cara comunidade,

A trilha de Cultura do SBGames 2024 está com submissão abertas para artigos de pesquisa originais e aplicações inovadoras no campo de jogos e cultura e a cultura dos jogos. É de interesse desta trilha tanto jogos digitais quanto analógicos que evidenciem a implicação cultural dos jogos. Esta trilha é um espaço plural para trocar ideias de como os jogos influenciam nossa cultura, sociedade e dia-a-dia. Desta maneira, espera-se predominantemente trabalhos que realizem investigação sobre a cultura dos jogos e/ou jogos como agentes influenciadores da cultura contemporânea.

A lista de tópicos de interesse desta Trilha inclui (mas não estão limitados a):

  • Relações socioculturais e de significação relativas à mecânica, dinâmica e narrativa dos jogos
  • Problematização de conceitos e terminologias de Estudos de Jogos
  • Corpos, políticas, ética e redes de poderes em jogos
  • Experiência de jogo e estudos do jogador
  • Jogos teatrais e sua importância na transformação social e cultural
  • Aspectos identitários de gênero, sexualidade, localização, status, classe e étnicas
  • Monetização e games como espaços de regulação e apoio a novos modelos de desenvolvimento da cultura e da economia criativa
  • Cultura da Paz e movimentos de transformação cultural que usam jogos
  • Antropologia da interação lúdica
  • Comunicação, marketing e mediação cultural com jogos
  • Produção de sentidos e semiologia dos jogos
  • Materialidades, plataformas e suas textualidades
  • Jogo como caixa-preta e imagem técnica
  • Performances, cinema expandido e novas mídias do audiovisual lúdico
  • Aplicações da cultura transmidiática ao universo de games e jogos analógicos
  • Metagame e processos de ressignificação em jogos
  • Contextos materiais, políticos, econômicos e socioculturais dos jogos
  • Poética e experiência estética do gameplay
  • Gamificação e redes sociais
  • Ética, filosofia política e ideologias na esfera lúdica
  • Impactos da cultura gamer brasileira na projeção global do Brasil e da língua portuguesa
  • A cultura de eventos, festivas e game jams como vetores de fortalecimento da indústria, da cultura e das artes no Brasil e no mundo
  • Análises de processos narrativos e mundos ficcionais em jogos
  • História dos jogos e dimensões culturais e filosóficas da ludologia
  • Competições de E-sports e cultura olímpica
  • Culturas de live streaming, machinima, realidade aumentada e virtual
  • Estudos de recepção, audiência, identidades de fãs e outras formas de consumo de jogos
  • Jogos e Violência
  • Equidade, diversidade e/ou inclusão nos jogos (antiga atividade JEDI – Jogos Diversos que foi incorporada à Trilha Cultura).

Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas e infraestruturas digitais (do celular ao blockchain), também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action — assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.) ou formas artísticas inovadoras (teatro, música, performances, burlesco, saraus). 

Observações:

Trabalhos voltados primordialmente a:

  • Design de Jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à Trilha de Artes & Design;
  • Computação aplicada a jogos devem ser submetidos à Trilha de Computação;
  • Exploração dos aspectos educacionais dos jogos devem ser submetidos à Trilha de Educação;
  • Aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à Trilha de Indústria.
  • Temas relacionados no contexto da saúde devem ser submetidos à Trilha de Saúde.

Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.

Publicação: 

  • Artigos selecionados e apresentados no evento (Full e Short Papers) receberão DOI individual, serão publicados nos Anais Estendidos, disponíveis no repositório da SOL-SBC.
  • Os três melhores Artigos Completos e os três melhores Artigos Curtos receberão distinção especial no evento.
  • Os autores dos melhores Artigos Completos poderão ser convidados a submeter uma versão estendida para uma publicação especial da revista Journal on Interactive Systems, a ser publicada em 2025. Os manuscritos submetidos a essas publicações deverão se adequar às normas exigidas pelas publicações e passarão por um novo processo de avaliação por pares antes de serem aceitos.

Verifique mais detalhes no Manual de Autores e acompanhe o evento também pela página no Facebook e pelo perfil no Instagram.

Cocoordenadores:

Igor Castellano da Silva (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)

Isabel Cristina Siqueira da Silva (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFSCPA)

Chairs da Trilha de Cultura – cultura@sbgames.org
SBGames 2024 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital

SBGames 2024 Co-Coordenadores

Isabel Cristina Siqueira da Silva

Igor Castellano da Silva

Comitê de Programa <span

  • Maria Cristina Marcelino Bento(UNIFATEA)
  • Alessandreia Oliveira(Universidade Federal de Juiz de Fora)
  • Aline Job da Silva(Independent researcher)
  • Ana Beatriz Bahia(UFRN)
  • André Brandão(Universidade Federal do ABC – UFABC)
  • Beatriz de Almeida Pacheco(Universidade Presbiteriana Mackenzie)
  • Bernardo Aguiar(Universidade Federal de Pelotas – UFPel)
  • Creto Vidal(Federal University of Ceará)
  • Dulce Cruz(Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)
  • Edison Spina(University of Sao Paulo)
  • Eduardo Gomes de Oliveira(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
  • Eliane Pozzebon(Universidade Federal de Santa Catarina)
  • Gildo Leonel(Faculdades Integradas Vianna Júnior)
  • Gustavo Audi(Fundação Oswaldo Cruz)
  • Isabel Cristina Silva(Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA))
  • Jacques Duílio Brancher(UEL – Universidade Estadual de Londrina)
  • Jorge Martins Rosa(FCSH, Universidade Nova de Lisboa)
  • José Gilvan Rodrigues Maia(Universidade Federal do Ceará)
  • Juliana Bueno(Federal University of Parana)
  • Julio Caetano Costa(UFPEL/UNTREF)
  • Lúcia Lemos(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  • Letícia Perani(Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF))
  • Marcelo Fardo(Universidade de Caxias do Sul)
  • Marcelo da Silva Hounsell(UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina)
  • Maurício Piccini(JETTA Educa)
  • Márcio Rocha Ferreira(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO))
  • Nilson Soares(MangLab)
  • Rafael Wild(UTFPR)
  • Raul Busarello(Universidade Anhembi Morumbi)
  • Rogério Camara(UnB)
  • Ronney Moreira de Castro(Universidade Federal de Juiz de Fora)
  • Rosa Maria E. Moreira Costa(Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • Rudimar Dazzi(Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI)
  • Tadeu Classe(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
  • Thaís Classe(MP Construtora e Incorporadora)
  • Tiago Barros Pontes e Silva(Universidade de Brasília (UnB))
  • Vania Valente(UNESP)
  • Versuti Andrea(Universidade de Brasília)
  • Wanderlucy Czeszak(Université Téluq – Quebec)
  • Marcelo Guimarães(Universidade Federal de São Paulo)
  • Marcelo da Silva Hounsell(UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina)
  • Marco A. G. de Carvalho(UNICAMP)
  • Maria Andréia Formico Rodrigues(UNIFOR)
  • Mark Joselli(PUCPR)
  • Patrícia Tedesco(Centro de Informática – UFPE)
  • Paulo Parreira Júnior(Universidade Federal de Lavras)
  • Rafaela Melo(Universidade Federal do Amazonas)
  • Raquel Müller(Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS)
  • Rodolfo Migon Favaretto(Instituto Federal Sul-rio-grandense)
  • Rodrigo Bonacin(Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer)
  • Rodrigo Santos(UNIRIO)
  • Ronaldo e Silva Vieira(Universidade Federal de Minas Gerais)
  • Sílvio Cazella(UFCSPA)
  • Selan dos Santos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
  • Shin-TIng Wu(UNICAMP)
  • Soraia Musse(PUCRS)
  • Tadeu Classe(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
  • Thiago Silveira(UFRGS)
  • Troy Kohwalter(Universidade Federal Fluminense)
  • Victor Sarinho(Universidade Estadual de Feira de Santana)
  • Victor Sassi(Universidade Federal Fluminense)
  • Windson Viana(UFC)