arte & design
- Submissão
até: 20 de abril de 2024 Submissão até: 05 de maio de 2024Hard deadline: 03 de junho de 2024Notificação de aceite: 22 de julho de 2024
Cara comunidade de Artes & Design de jogos e entretenimento digital
A Trilha de Artes & Design do SBGames 2024 está com submissões abertas para artigos sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras no campo das artes e do design de jogos e de entretenimento digital.
Essa Trilha é um espaço plural de trocas sobre pesquisa e desenvolvimento na interface entre jogos, artes e design, entendida nas suas diversas dimensões estéticas, visuais, sonoras, textuais, narrativas, bem como em termos das mecânicas de jogos e das tecnologias emergentes. É voltada a trabalhos que se dedicam a estudar os processos de design de jogos, de criação e de produção das artes de jogos, assim como sua integração em plataformas de desenvolvimento de jogos.
A lista de tópicos de interesse desta Trilha inclui (mas não estão limitados a):
- Design de jogo;
- Design de níveis em jogos;
- Gestão da produção de jogos;
- Artes visuais em jogos;
- Artes sonoras em jogos;
- Narrativas de jogos;
- Tecnologias em jogos.
Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.
Publicação
- Artigos selecionados e apresentados no evento (Full e Short Papers) receberão DOI individual, serão publicados nos Anais Estendidos, disponíveis no repositório da SOL-SBC;
- Os três melhores Artigos Completos e os três melhores Artigos Curtos receberão distinção especial no evento;
- Os autores dos melhores Artigos Completos poderão ser convidados a submeter uma versão estendida para uma publicação especial da revista Journal on Interactive Systems, a ser publicada em 2025; Os manuscritos submetidos a essas publicações deverão se adequar às normas exigidas pelas publicações e passarão por um novo processo de avaliação por pares antes de serem aceitos.
Verifique mais detalhes no Manual de Autores e acompanhe o evento também pela página no Facebook e pelo perfil no Instagram
- Design de jogo: Processo de game design (metodologias, métodos, técnicas, documentação); balanceamento, teste e validação de jogo; pesquisa de pré-produção; post-mortem do desenvolvimento do jogo;
- Design de níveis em jogos: Processos de design de níveis (level design), criação de mundos (worldbuilding), integração de ativos de arte (assets) em plataformas de desenvolvimento (game engines);
- Gestão da produção de jogos: Competências e habilidades de artistas e designers de produção de jogos digitais; práticas, métodos e técnicas para gestão e atuação de equipes de produção de jogos; produção e distribuição de jogos;
- Artes visuais em jogos: Identidade visual, direção de arte e fotografia; arte de conceito (concept art); processos de animação, modelagem tridimensional, rigging, texturização e iluminação;
- Artes sonoras em jogos: Identidade sonora; desenho de som (sound design); produção de trilhas musicais; processos de dublagem; tecnologias de middleware, áudio imersivo e áudio dinâmico;
- Narrativas de jogo: Design do enredo, dos arcos narrativos, diálogos; jornada do jogador; design de conflitos narrativos e de obstáculos; ramificações e múltiplos finais; interface e narrativa (mapas, livros, inventários, etc.); tradução e localização;
- Tecnologias em jogos: Inovação no uso de softwares e hardware no design e na produção de arte de jogos; efeitos especiais e efeitos visuais; tecnologias de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (AR) em jogos; ergonomia e acessibilidade em jogos.
Cocoordenadores
Rian Rezende (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
Guilherme Xavier (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
SBGames 2024 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
SBGames 2024 Co-Coordenadores
Rian Rezende
Guilherme Xavier
Comitê de Programa
- Alexandre Farbiarz (UFF, Universidade Federal Fluminense)
- Ana Veloso (Universidade de Aveiro, Portugal)
- Ana Beatriz Bahia (UFRN)
- Anamaria Rezende (Universidade Anhembi Morumbi)
- Arlete Petry (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
- Beatriz Blanco Centro (Universitário Senac São Paulo)
- Breno Carvalho (Universidade Católica de Pernambuco)
- Carlos Paiva Fatec Carapicuíba
- Chrystianne Ivanóski (University Federal of Santa Catarina)
- Daniel Leite Costa (UniFacisa)
- Deglaucy Teixeira (UFSC)
- Delmar Domingues (Anhembi Morumbi)
- Eduardo Barrére (UFJF)
- Eveline Sá (IFMA)
- Fabiane Rodrigues Fernandes (UFMA)
- Fabrício Fava (i2ADS, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto)
- Fernando Fogliano (UNESP)
- Flávia Viana (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
- Francisco Fialho PHD (UFSC)
- Guilherme Xavier (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
- Helia Vannucchi (Universidade Federal de Mato Grosso)
- Hugo Correa (Universidade Federal do Paraná)
- João Carlos Riccó Plácido da Silva (UFU)
- José Loures (Universidade Federal de Goiás)
- José Ricardo Cereja (UNIRIO)
- Joy Till (PUC-Rio)
- Kleber Fernandes (Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA))
- Lúcia Lemos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
- Lucila Ishitani (PUC Minas)
- Marcelo La Carretta (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas)
- Marcelo Pereira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
- Marcelo da Silva Hounsell (UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina)
- Marcia Alves (Universidade Federal do Paraná)
- Marcos Seruffo (UFPA – Universidade Federal do Pará)
- Maria das Graças Chagas (PUC-Rio)
- Maria João Gomes (Universidade do Minho)
- Marianne Eliasquevici (Universidade Federal do Pará)
- Mark Joselli (PUCPR)
- Matheus Cezarotto (New Mexico State University)
- Mauro Pinheiro (Universidade Federal do Espírito Santo)
- Mônica Stein (Universidade Federal de Santa Catarina)
- Nilson Soares (MangLab)
- Patrícia Gouveia (Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes (FBAUL))
- Rudimar Dazzi (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI)
- Rui Belfort (Universidade Federal de Pernambuco)
- Suzete Venturelli (Universidade de Brasília)
- Tadeu Classe (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
- Tharcísio Moraes (Universidade Federal da Bahia)
- Tiago Barros Pontes e Silva (Universidade de Brasília (UnB))
- Vanessa Pereira (UNIFESP)
- Victor Cayres (Soluções Lúdicas e Narrativas Transmídia; EFAZ-PR)
- Waleska Pacheco (FAE)