Fórum de Ensino de Jogos Digitais

O Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma atividade do SBGames dedicada ao fomento de discussões sobre a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

Trata-se de um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que apresentam e trocam experiências sobre as diversas modalidades de ensino, o que inclui, mas não se limita, a graduação e a pós-graduação.

Sobre a edição 2024

Essa será nossa nona edição e já pudemos contar com a participação de docentes, pesquisadores e profissionais do setor de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como de estúdios brasileiros, outras empresas do setor e entidades representativas, contribuindo para a consolidação do Fórum de Ensino de Jogos Digitais como um importante espaço de discussão das questões relacionadas à formação de profissionais para o setor.

Programação – 25/09/2024

A programação das várias edições do Fórum tem sido elaborada com a participação de diversos integrantes da comunidade acadêmica, empresas e outras entidades representativas. Neste ano, a programação será composta pelas seguintes mesas redondas:

14h – 15h45: O Marco Legal dos Games e a relação com a formação profissional

Talvez o maior evento recente da indústria brasileira de jogos digitais tenha sido a aprovação pelo Governo Federal da Lei nº 14.852, de 03/05/2024, conhecida como Marco Legal dos Games, que regulamenta a importação, a fabricação, o desenvolvimento, a comercialização e o uso comercial dos jogos, além de trazer meios que visam ao incentivo dos negócios e investimentos no setor. O Marco traz diversas possibilidades para os vários atores da indústria brasileira de jogos digitais e nessa mesa serão apresentadas e discutidas possíveis conexões entre essa lei e a formação de profissionais para o setor.

Participantes:

  • Manu Ribeiro (Instituto Alana)
  • Márcio Matheus Filho (ACJOGOS-RJ, GF Corp)
  • Oksandro Gonçalves (PUCPR)
  • Raquel Gontijo (Abragames)

Moderação:

  • Bruno Campagnolo de Paula

16h – 17h45: Métodos e práticas inovadoras no ensino de jogos digitais

Ao longo dos mais de dez anos de oferecimento de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Jogos Digitais por instituições privadas e públicas, diversas experiências vem sendo acumuladas no sentido de possibilitar o planejamento e a implementação de métodos e práticas inovadoras de ensino que potencializem o aprendizado dos alunos desses cursos. Nessa mesa, serão apresentadas e discutidas algumas dessas experiências.

Participantes:

  • Luiz Adolfo de Paiva Andrade (Universidade do Estado da Bahia – BA)
  • Luiz Carlos Pinheiro Junior (Instituto Federal do Paraná – PR)
  • Rodrigo Sanches Devigo (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – MS)

Moderação:

  • Alan Henrique Pardo de Carvalho

Sobre as edições anteriores

Os seguintes temas foram apresentados e discutidos nas edições anteriores do Fórum de Ensino de Jogos Digitais:

2023 – Rio Grande

  • 20 anos da graduação no Brasil: o resgate de uma história
  • Curricularização da extensão: o que tem sido feito?
  • A formação na modalidade à distância: experiências e desafios

2022 – Natal

  • Curricularização da extensão: possibilidades e experiências
  • A realidade educacional pós-pandemia da covid-19: o que aprendemos?

2021 – Gramado

  • Panorama e perspectivas sobre a formação profissional na graduação para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais
  • Práticas e possibilidades na aplicação de metodologias ativas
  • Iniciativas e perspectivas sobre a interdisciplinaridade nos cursos
  • Articulação entre empresas e instituições de ensino
  • Impressões e experiências na indústria de jogos digitais: a visão dos egressos

2020 – Porto de Galinhas

  • Panorama geral da oferta da graduação no Brasil
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais nos cursos
  • Incentivo e desenvolvimento da pesquisa científica na graduação
  • Iniciativas e sugestões para o acompanhamento de egressos dos cursos
  • Expectativas e realidades no recrutamento e seleção de alunos e egressos dos cursos de graduação
  • A experiência docente frente à pandemia e suas consequências para o meio acadêmico

2019 – Rio de Janeiro

  • Impressões sobre a indústria de jogos digitais no exterior: somos tão diferentes assim?
  • Instituições de ensino e empresas: uma articulação necessária
  • Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
  • Práticas de ensino e avaliação nos cursos

2018 – Foz do Iguaçu

  • Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade e o que vem sendo feito?
  • Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
  • Estrutura curricular dos cursos de graduação
  • Métodos inovadores de ensino em jogos digitais

2017 – Curitiba

  • A pesquisa acadêmica nos cursos de Jogos Digitais e na pós-graduação
  • Os cursos livres e sua participação na formação de pessoal para a indústria
  • Cursos técnicos de jogos digitais: o que pode e o que vem sendo feito?
  • Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade?

2016 – São Paulo

  • Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação
  • Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?
  • Métodos inovadores de ensino em jogos digitais
  • Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?
  • Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?

Chairs do Fórum de Ensino de Jogos Digitais

forumensino@sbgames.org

Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Centro Universitário Senac)

SBGames 2024 Co-Coordenadores

Alan Henrique Pardo de Carvalho