Sponsored by:

SBC

*VIRTUAL* – 18th-21st October 2021

Co-located with SVR 2021 e Sibgrapi 2021
This is a local and national section of the conference whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência cujo idioma oficial é o Português.

Artes & Design

A Trilha de Artes & Design nasceu na edição de 2004 do SBGames, realizado na cidade de Curitiba, Paraná, e desde sua primeira edição configurou-se como um espaço para valorização do papel de Designers e Artistas no processo de desenvolvimento de um jogo eletrônico, e também de outros produtos da área de Entretenimento Digital. A Trilha tem contribuído para ressaltar a importância que deve ser dada ao estudo dos diversos aspectos do Processo de Design relacionados a Jogos Eletrônicos e ao Entretenimento Digital, tendo também desempenhado papel relevante no aprofundamento das discussões e geração de conhecimento cientifico sobre a relação entre Jogos Digitais e Arte, e sobre os Jogos como uma manifestação artística.

Esperamos que no evento de 2021 a Trilha de Artes & Design seja igualmente produtiva, inovadora e enriquecedora para a Comunidade de Designers e Artistas, e para todos os interessados em Jogos Digitais, assim como tem sido ao longo de todos esses anos desde a criação do SBGames.

Os trabalhos podem ser submetidos em dois formatos:

Artigos Completos (Full Papers)

São trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização, cuja contribuição está claramente apontada nos resultados de pesquisa. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês, e devem ter um mínimo de sete páginas e um máximo de dez páginas. Os artigos aprovados são apresentados pelos autores, ou representantes, em Sessões Técnicas a serem organizadas e informadas pela Comissão Organizadora.

Artigos Curtos (Short Papers)

São artigos de até quatro páginas, que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou ainda em andamento e cujas conclusões são ainda preliminares. Os artigos curtos podem ser submetidos em Português ou Inglês, e devem obedecer a limitação de no máximo quatro páginas. Os trabalhos aprovados nessa categoria são apresentados na sessão intitulada Fast-Track, através de vídeos de exatos 60 segundos disponibilizados na Plataforma YouTube), e comentados pelos autores ou representantes em Sessões Técnicas a serem organizadas e informadas posteriormente pela Comissão Organizadora.


Tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:

Design de Jogos

Teoria e conceitos relacionados a Design de Jogos, Processo de Design (Metodologias, métodos, técnicas, documentação); Contextos da experiência de jogo; Design de Personagens, Design de Fases (Level Design); Design da

experiência sonora; mecânicas, regras; gêneros, estilos e modalidades; testes e validação da experiência de jogo, Produção e Distribuição de Jogos, Interdisciplinaridade, Design e Emoção.

Interfaces

Design de interfaces; avaliação de interfaces; interatividade; integração entre mídias; ergonomia e interação humano-computador em Jogos Digitais; adaptação de interfaces para diferentes dispositivos.

Arte e Narrativa

Design de histórias, Teoria e técnica narrativa, Narrativa e Interatividade, Direção de Arte; Estética em jogos; Jogos como expressão artística, Arte como um veículo para inovação.

Mídia e Linguagens

Discurso audiovisual, texto e intertextualidade, imagens, gráficos, infográficos, animação, efeitos especiais, integração entre mídias e usos da linguagem dos jogos digitais, Transmidia, design de som para jogos; trilha sonora.

Funções e Responsabilidades Profissionais

Competências e habilidades de artistas e designers em equipes de produção de jogos digitais; Práticas, métodos e técnicas para atuação de equipes.


Formatação para Artigos Completos (Full Papers) e Artigos Curtos (Short Papers)

O trabalho deve ser formatado usando o modelo do SBGames, disponível nas versões Word e LaTeX nos links abaixo. Trabalhos que não sigam este modelo não serão considerados para avaliação.

Templates IEEE

Submissão

As submissões devem ser originais, ou seja, trabalhos inéditos, não publicados anteriormente ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revistas, será rejeitada. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.

O processo de submissão será feito eletronicamente por meio do Sistema JEMS. Não serão aceitas submissões por outro canal. Os Artigos Completos (Full Papers) e os Artigos Curtos (Short Papers) serão submetidos por um sistema de avaliação cega (blind review). Assim, quaisquer informações que permitam a identificação dos autores, tais como nome, filiação, e-mail, auto referências explícitas e projetos, desclassificarão o artigo e este será removido do processo de avaliação.


Avaliação Cega (Blind Review)

Na ocasião da Submissão, informações que permitam a identificação da autoria do trabalho, tais como nome, e-mail, afiliação, etc., devem ser omitidas, e em seu lugar ser inserida a indicação: [AVALIAÇÃO CEGA]. Artigos submetidos com informações que permitam a identificação da autoria serão excluídos do processo de avaliação.

Após o aceite do trabalho os autores terão um prazo de revisão final, onde deverão reinserir todos os dados de autoria, para a publicação nos Anais do SBGames 2021.


Critérios de Avaliação

Contará como um dos critérios de avaliação a referência a trabalhos anteriormente publicados na base do SBGames, cujo conteúdo contenha análises, conceitos, processos ou temas correlacionados aos tratados na pesquisa que o documento submetido apresenta. Quando não houver nenhum tipo de similaridade com o já publicado na base do SBGames, é importante explicitar no documento submetido. Além deste, serão utilizados os critérios de

aderência aos temas da presente trilha: rigor metodológico, originalidade e qualidade de apresentação.


Apresentação no evento e Publicação nos anais

Todos os trabalhos aceitos Artigos Completos (Full Papers) e os Artigos Curtos (Short Papers) serão publicados na íntegra nos Anais do SBGames 2021 e deverão:

  • Ter no mínimo um autor registrado no evento
  • Ser apresentado no simpósio, na data, horário e formato definidos pela Organização. Trabalhos não apresentados não serão publicados nos Anais do Evento.
  • Ter paga a taxa de publicação, que tem valores distintos para Artigos Completos e Artigos Curtos, bem como um desconto progressivo para autores com mais de um trabalho aceito.
  • Apresentar o Termo de Copyright assinado por um dos autores do evento. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos.
  • Ser enviado, até a data limite de Camera-Ready, na formatação exigido pelo evento.

Termo de copyright

É essencial que os autores enviem este termo para terem seus trabalhos publicados. O termo de cessão de direitos autorais (formulário de copyright) pode ser obtido aqui: Arquivo de Copyright

O formulário deve ser preenchido e assinado por um dos autores, com autorização dos demais, digitalizado e convertido para PDF e enviado pelo sistema JEMS.

Formato de Apresentação dos trabalhos

Tendo em vista que o evento será totalmente online, o formato de apresentação dos artigos completos e curtos ainda está sendo discutido pela comissão organizadora do SBGames 2021. Estas informações serão divulgadas com antecedência.


Datas Importantes

Submissão até25/Jul 01/08
Notificação de Aceite3/Set/21 10/Set/21
Envio da versão final revisada, para publicação (Camera-Ready)23/Set
Evento18 a 21/Out

Comitê de Programa

A ser anunciado.


Comissão organizadora

Chairs

Maria das Graças Chagas (PUC-Rio)

Delmar Galisi Domingues (Anhembi Morumbi)