A Trilha de Saúde é um espaço plural e consagrado de trocas sobre pesquisa e desenvolvimento de jogos, pretendendo agregar pesquisadores, desenvolvedores e interessados na interface entre jogos e saúde, entendida nas suas diversas dimensões, como as fisiológicas, psicológicas, sociais, filosóficas, coletivas e éticas. Por jogos, são entendidos tanto os jogos digitais quantos os jogos analógicos, como jogos de tabuleiro, cartas e muitos outros. Assim, pretende-se consolidar um espaço fértil para discussão, ação, produção e divulgação de conhecimento neste campo emergente e capaz de representar grandes benefícios para a sociedade. A Trilha de Saúde se originou do Workshop de Jogos e Saúde, que teve sua primeira edição em 2016, sendo realizado anualmente até 2019, sempre como atividade integrante do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames. A Trilha de Saúde convida a todos para submeterem trabalhos que abordem o campo de Jogos e Saúde.
Tópicos
Convidamos autores a submeter artigos científicos sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras no campo de Jogos e Saúde. A lista não-exaustiva de tópicos de interesse inclui:
- Jogos sérios sobre saúde
- Jogos de entretenimento e sua relação com a saúde
- Jogos para promoção da saúde
- Jogos como meio de comunicação em saúde
- Conceito de saúde nos jogos
- Jogos para ensino de saúde (usados em sala de aula)
- Métodos e técnicas para o desenvolvimento de jogos aplicados à saúde
- Métodos e técnicas para a avaliação de jogos aplicados à saúde
- Avaliações e análises do impacto de jogos aplicados à saúde
- Jogos na educação de profissionais em saúde
- Realidade aumentada e virtual aplicada em jogos de saúde
- Uso de jogos em terapias
- Papel dos jogos nas políticas de saúde
Formato dos Trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Full Papers e Short Papers. Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização, apresentando uma contribuição original a partir dos resultados de pesquisa. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de 7 páginas e um máximo de 10 páginas. Os Full Papers aprovados serão apresentados pelos autores ou representantes em Sessões Técnicas a serem organizadas e informadas posteriormente pela Comissão Organizadora. Short Papers são artigos menores que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a 4 páginas. Os Short Papers aprovados serão apresentados e comentados pelos autores ou representantes durante Sessões Técnicas programadas na conferência. Estas apresentações serão organizadas e informadas oportunamente pela Comissão Organizadora.
Submissão
Submissões serão realizadas online pelo sistema JEMS. Não serão aceitas submissões por quaisquer outros meios. Full Papers e Short Papers estarão sujeitos a uma avaliação cega. Assim, qualquer informação que possa identificar os autores como nome, afiliação, e-mail, autorreferências, agradecimentos e projetos irá desqualificar o trabalho, removendo-o do processo de avaliação.
Em substituição às informações omitidas (nome, e-mail, afiliação, etc.), pede-se o uso da expressão [BLIND REVIEW]. Uma vez aprovado o trabalho, esta expressão deverá ser substituída pelas informações corretas para a submissão do câmera-ready. Apenas a versão camera-ready de trabalhos aprovados deve incluir informações de autoria.
Avaliação
A avaliação do melhor trabalho será baseada nas notas dos pareceristas. As notas não serão divulgadas e serão dadas apenas para se escolher o melhor trabalho.
Publicação
Full Papers e Short Papers serão publicados nos Proceedings do SBGames, mas, para isso, pelo menos um dos autores deve estar registrado na conferência, participar do evento e apresentar o trabalho conforme indicado pela comissão organizadora. A apresentação do trabalho e sua publicação também requerem que pelo menos um dos autores envie o Termo de Copyright devidamente assinado. Além da publicação, será dada aos autores que apresentarem uma declaração de apresentação de trabalho. O melhor trabalho receberá uma menção honrosa.
Os autores dos melhores artigos serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos à uma chamada especial da revista JIS-SBC (Journal of Interactive Systems).
Formato
Instruções de formatação e modelos abaixo.
Templates IEEE
O trabalho deve ser formatado usando o modelo do SBGames, disponível nas versões Word e LaTeX nos links abaixo. Papers que não sigam este modelo não serão considerados para avaliação.
Datas Importantes
Submissão até | |
Notification of Acceptance | |
Camera-Ready | 23/Set |
Comissão Organizadora
Marcelo Simão de Vasconcellos
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ / Universidade Estácio de Sá – Brasil
Rafael Braga
PUC-PR – Brasil
Flávia Garcia de Carvalho
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
Para mais informações, entre em contato:
jogosesaude@sbgames.org
Comitê de Programa
A ser anunciado
Apoio
Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS)