Realized by
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Call for Cuture
Culture Track
Overleaf Template
Latex Template (.zip)
Word Template (.doc)
Copyright File (.pdf)
Important Dates
Paper submission deadline
July 31st, 2020
Extended deadline
August 10th, 2020
August 12th, 2020
Notification
September 4th, 2020
Camera-ready submission deadline
September 18th, 2020
September 27th, 2020
Authors registration deadline
October 2nd, 2020
Presentation
November 7th to 10th, 2020
Detalhamento
Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” – jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action – assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternativa, aumentada, locativos etc.).
A lista a seguir exemplifica alguns temas que interessam à trilha:
- Relações socioculturais e de significação relativas à mecânica, dinâmica e narrativa dos jogos
- Problematização de conceitos e terminologias de Estudos de Jogos
- Corpos, políticas, ética e redes de poderes em jogos
- Experiência de jogo e estudos do jogador
- Aspectos identitários de gênero, sexualidade e questões étnico-raciais
- Novos modos de interação entre jogadores e outros usos sociais e técnicos em/dos jogos
- Relações de comunicação e mediação entre jogadores e o jogo
- Produção de sentidos e semiologia dos jogos
- Materialidades, plataformas e suas textualidades
- Metagame e processos de ressignificação em jogos
- Contextos materiais, políticos, econômicos e socioculturais dos jogos
- Poética e experiência estética do gameplay
- Análises de processos narrativos e mundos ficcionais em jogos
- História dos jogos
- Filosofia e Antropologia dos jogos
- Ecologia das competições de E-sports
- Estudos de live streaming, machinima
- Estudos de recepção, audiência, identidades de fãs e outras formas de consumo cultural em jogos
O projeto e a implementação de novos jogos, bem como questionamentos de aspectos técnicos dos artefatos utilizados para jogar, podem aparecer tangencialmente em alguns textos. Caso esses temas ocupem lugar central no artigo, é provável que o trabalho esteja mais alinhado com as trilhas de Artes & Design ou de Computação e, portanto, deve ser submetido a estas trilhas. Artigos voltados para o uso de jogos em ambientes educacionais, para treinamento de habilidade psicomotoras e/ou outros usos voltados ao aprendizado devem ser submetidos à trilha de Educação. Artigos que busquem entender questões relacionadas às finanças, produção e gestão industrial dos Games devem ser enviados à trilha de Indústria.
As submissões deverão ser realizadas no sistema JEMS da SBC.
Em caso de dúvida, consulte a chair e o chair da trilha.
Modelo de Formato para Artigos
As instruções detalhadas de formatação, incluindo templates, estão disponibilizadas nos links abaixo.
- Word Template (.doc)
- Latex Template (.zip)
- Overleaf Template
- Arquivo de Copyright (disponível em breve)
- No lugar das informações omitidas (nome, email, filiação etc.) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA], sempre que necessário. Se o trabalho for aprovado, as tags serão substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.
Chairs
Alessandra Maia – UERJ/UFF – Brasil
Thiago Falcão – UFPB – Brasil
Para informações adicionais:
cultura@sbgames.org
Submit Paper
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@SBGames 2020