Em conjunto com
SVR 2019
SIBGRAPI 2019
This is a local and national section of the conference whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência cujo idioma oficial é o Português.

Fórum de Ensino de Jogos Digitais

O Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA- SP para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

É um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que começa no SBGames e continua em um espaço virtual criado especialmente para fomentar as discussões.

Programação

9h – Comunicação: Impressões sobre a indústria de jogos digitais no exterior: somos tão diferentes assim?

Será que em outros países as necessidades, dificuldades e soluções encontradas são tão diferentes das nossas? Após uma temporada de seis meses visitando empresas, coletivos e instituições de ensino europeias como parte de sua pesquisa para o doutorado, Pedro Santoro Zambon compartilhará suas percepções e observações sobre essa realidade da indústria de jogos digitais, o que inclui a formação profissional e acadêmica.

  • Pedro Santoro Zambon (UNESP)

10h – Mesa redonda: Instituições de ensino e empresas: uma articulação necessária

A formação de pessoal qualificado, tanto no ensino técnico como na graduação, está diretamente relacionada com as demandas do mercado de trabalho e nesse sentido uma maior aproximação entre empresas e instituições de ensino pode trazer benefícios mútuos. O que pode ser feito e o que já vem sendo feito para aumentar a interação entre empresas e instituições de ensino?

  • Bruno Campagnolo de Paula (PUC-PR)
  • Leonardo Pereira Thurler (Double Dash Studios, Infnet, RING)
  • Rodrigo Leôncio Motta (UFCG, Unifacisa, Kaipora Digital)
  • Ronaldo Sampaio Nonato (Black River Studios)
  • Thiago Adamo (Game Audio Academy)

13h30 – Mesa redonda: Iniciativas de empreendedorismo nos cursos

Uma das possibilidades para o aluno ou o formado nos cursos de jogos digitais, seja no nível técnico, superior ou ainda nos cursos livres, é o desenvolvimento de seu próprio negócio. De que forma isso pode ser incentivado e o que tem sido feito nesse sentido nos cursos?

  • Álvaro Gabriele Bento Rodrigues Junior (Faculdade Impacta, Fatec Carapicuíba)
  • Leandro Ramos da Silva (Fatec São Caetano do Sul)
  • Sérgio Nesteriuk Gallo (BIG Festival)

15h30 – Mesa redonda: Práticas de ensino e avaliação nos cursos

Nos cursos de diversos níveis tem sido desenvolvidos métodos e práticas diferenciadas e inovadoras no ensino visando influenciar de forma positiva o aprendizado e a preparação dos alunos para a vida profissional e acadêmica, aliando a necessária formação sólida com as características desse alunado. Esses métodos e práticas também abrangem as avaliações, que fazem importante parte desse processo de formação. Vamos conhecer algumas dessas iniciativas e que resultados vem sendo obtidos.

  • Álvaro Gabriele Bento Rodrigues Junior (Faculdade Impacta, Fatec Carapicuíba)
  • Breno José Andrade de Carvalho (UNICAP)
  • Carlos Alberto Paiva (Fatec Carapicuíba)
  • Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi)
  • Suelyn Fernanda da Silva (IFPR)