Vencedores
Artigos Curtos
PRIMEIRO LUGAR
“Um Ambiente para Coleta, Integração e Mineração de Dados sobre o Comportamento de Estudantes na Utilização de JED e seu Desempenho em Avaliações Escolares”
Cláudio A. Passos (IME), Isabel Fernandes (CESUFOZ), Ronaldo R. Goldschmidt (IME)
SEGUNDO LUGAR
“O Reino de Alpha e Beto: O jogo como ferramenta de apoio na alfabetização lúdica“
Heuman Kéker Magalhães Antunes (IFRJ), Carlos Lucas de Oliveira Cypriano (IFRJ),
André Luiz Brazil (IFRJ), Rodrigo dos Santos Borges (IFRJ)
TERCEIRO LUGAR
“A Linguagem Biológica de Bioshock”
Jéssica Barreto (UFRJ), Isabella da Rocha (UFRJ), Georgia Correa Atella (UFRJ), Flávia Garcia de Carvalho (FIOCRUZ), Marcelo Vasconcellos (FIOCRUZ)
Artigos Completos
PRIMEIRO LUGAR
“ABC Autismo Animais: Um aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismo”
Lukas Teixeira Carvalho (IFAL), Mônica Ximenes Carneiro da Cunha (IFAL)
SEGUNDO LUGAR
“Ludopoéticas: Relações possíveis entre jogo, arte e educação a partir de ações de pesquisa”
Paula Mastroberti (UFRGS)
TERCEIRO LUGAR
“Gamificação e conhecimento lexicossistêmico da língua portuguesa: avaliação de jogos educativos”
Geraldo José Rodrigues Liska (UNIFAL)
MELHOR REVISOR 2019
(8 revisões realizadas)
Prof. Alan Henrique Pardo de Carvalho – (Fatec São Caetano do Sul)
A trilha de Educação é um espaço para o estudo do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, seja na educação básica, superior ou corporativa, presencial ou a distância. Seu objetivo é reunir os trabalhos voltados especificamente ao uso educacional de jogos, gerando assim maior interação entre os pesquisadores interessados nessa área. Importante notar que não apenas jogos educativos, mas também comerciais (ou de entretenimento) têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem, e, portanto, essas pesquisas podem ser submetidas à trilha. Além disso, a gamificação aplicada à educação, ou seja, a utilização de elementos de design de games no processo de ensino e aprendizagem, faz também parte do escopo da trilha.
Chamada de Trabalhos
Você está convidado a submeter trabalhos para a trilha de Educação do SBGames 2019 nos seguintes temas:
- Alfabetização e letramento com jogos
- Aprendizagem baseada em jogos digitais
- Avaliação de jogos educacionais
- e-Sports e educação
- Jogos e educação a distância (ou eLearning)
- Jogos e aprendizagem
- Jogos e avaliação
- Jogos na educação
- Gamificação na educação
- Princípios pedagógicos dos jogos
- Projeto e desenvolvimento de jogos para educação
- Serious games
Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” – jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action – assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.).
Observações
Trabalhos voltados primordialmente a:
- design de jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes e Design;
- Computação aplicada a jogos devem ser submetidos à trilha de Computação;
- Exploração dos aspectos sociais e culturais dos jogos devem ser submetidos à trilha de Cultura;
- Aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à trilha de Indústria;
- Ensino de design de jogos ou qualquer outro aspecto relacionado ao universo dos jogos, a menos que envolva a sua utilização no processo de aprendizagem, não devem ser submetidos a esta trilha.
Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos coordenadores de trilha. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos coordenadores de trilha, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.
Datas Importantes
Artigos Completos e Curtos:
08 de julho de 201915 de julho de 2019 (Hard Deadline) – Prazo para submissão dos artigos23 de Agosto de 201930 de Agosto de 2019 – Notificação aos autores02 de Setembro de 201909 de Setembro de 2019 – Envio da versão final
Formatos dos trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers, tanto em português quanto em inglês.
Artigos Completos são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas ou em estado avançado de finalização. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo as referências e anexos, no formato adotado pelo evento;
Artigos Curtos são trabalhos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Dever ter um máximo de quatro (4) páginas, incluindo as referências e anexos, no formato adotado pelo evento.
Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos (incluindo versões anteriores do SBGames ou outras trilhas do SBGames em 2019) ou periódicos, será rejeitada. No processo de avaliação, serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e referências.
Publicação
Todos os trabalhos aceitos (Artigos Completos e Curtos) serão publicados na íntegra nos Anais do SBGAMES 2019 e deverão ser apresentados no simpósio por pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Para tanto, o autor deverá concordar com o Termo de Cessão de Direitos da SBC e fornecer a versão final no formato exigido pelo evento.
Por favor, leia o Termo de Cessão de Direitos da SBC antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos.
Apresentação dos trabalhos
Os Artigos Completos aceitos serão apresentados em sessões temáticas coordenadas. A duração da apresentação e do debate será divulgada com antecedência e deve ser rigorosamente respeitada.
Os Artigos Curtos aceitos serão apresentados em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem e template serão divulgados com antecedência.
Tanto no caso de Artigos Completos quanto de Artigos Curtos, pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no SGames, caso contrário o texto não será publicado nos Anais do evento. Qualquer exceção a essa regra só terá validade se for autorizada pelos coordenadores da trilha .
Sistema de Revisão Cega (Blind Review)
As submissões serão feitas eletronicamente através do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (avaliação cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.
Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres
As instruções detalhadas de formatação dos trabalhos, incluindo templates, estão disponíveis na seção de submissões do site e nos links abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final.
Formulário de copyright
É essencial que os autores enviem este termo para terem seus trabalhos publicados. O termo de cessão de direitos autorais (formulário de copyright) pode ser obtido aqui:
O formulário deve ser preenchido e assinado por um dos autores, com autorização dos demais, digitalizado e convertido para PDF e enviado pelo sistema JEMS.
Coordenadores da Trilha de Educação
Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (Universidade Federal de Alagoas)
Comitê de Programa da Trilha de Educação
Ademir Mendes (Uninter)
Adilson Rocha Ferreira (SEDUC/AL)
Alan Henrique P. de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul)
Aline Job da Silva (UCS)
Aline Nagata (USP)
Ana Veloso (Universidade de Aveiro)
Ana Zimmermann (USP)
Ana Beatriz Bahia (UDESC e Casthalia Studio)
Ana Beatriz Carvalho (UFPE)
Ana Paula Bacelo (PUCRS)
André Brandão (UFABC)
André da Cruz (CEFET-MG)
Andre Freire (UFLA)
Andre Pase (PUCRS)
Anna Beatriz Marques (UFC)
Awdren Fontão (SIDIA)
Beatriz de Almeida Pacheco (UPM)
Célio Santana (UFPE)
Charles Madeira (UFRN)
Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC)
Christiane Hauschild (University of Hamburg)
Claudio Larieira (IPT)
Creto Vidal (UFC)
Cristiana M. Assumpção (Colégio Bandeirantes)
Daniela Ramos (UFSC)
Davi Viana (UFMA)
Ed Bezerra (UFPB)
Edison Spina (USP)
Edson Pfutzenreuter (UNICAMP)
Eduardo Galembeck (UNICAMP)
Eduardo Junqueira (UFC)
Eliane Pozzebon (UFSC)
Eliseo Reategui (UFRGS)
Ezequiel Roberto Zorzal (UNIFESP)
Fatima Nunes (USP)
Fernanda Campos (UFJF)
Fernando Osorio (USP)
Fernando Silvio C. Pimentel (UFAL)
Filomena Moita (UEPB)
Gilbertto Prado (Universidade Anhembi Morumbi)
Isa Coutinho (UESB)
Isabela Gasparini (UDESC)
Ismar Silveira (UPM)
Jacques Duílio Brancher (UEL)
Jeane Ferreira (IFMA)
Joao Mattar (PUC-SP e Centro Universitário Uninter)
João Massarolo (UFSCar)
João Marcelo Teixeira (UFPE)
José Gilvan Rodrigues Maia (UFC)
Jose Roberto A. Amazonas (USP)
Lúcia Lemos (PUC-SP)
Letícia Perani (UFJF)
Liliane Machado (UFPB)
Luciano Frontino de Medeiros (UNINTER)
Lucila Nascimento (USP)
Luis Rivero (UFMA)
Luis Filipe Teixeira (CIAUD)
Luis Paulo Mercado (UFAL)
Lynn Alves (UFBA)
Marcelo Ribeiro (UNIVASF)
Maira Gregolin (Centro Universitário Moura Lacerda)
Marcelo Fardo (UCS)
Marcelo Hounsell (UDESC)
Maria Debacco (UFPel)
Maria Augusta Vieira Nelson (PUC Minas)
Maria Cristina Marcelino Bento (UNIFATEA)
Maria José Rodrigues (IPB)
Maurício Piccini (PUCRS)
Mauro Pequeno (UFC)
Oscar Mealha (Universidade de Aveiro)
Patrícia B. Scherer Bassani (Universidade Feevale)
Patrícia Campelo Costa Barcellos (UFRGS)
Patrícia Gouveia (Universidade de Lisboa)
Patricia Coelho (PUC-SP)
Paulo Sérgio Santos (UFRJ)
Pedro Amado (Universidade do Porto)
Rafael Dubiela (UFPR)
Rafael Rieder (Universidade de Passo Fundo)
Rafael Wild (UFRGS)
Raul Busarello (Universidade Anhembi Morumbi)
Robson Lemos (UFSC)
Rodrigo Otávio (UNINTER)
Rodrigo Santos (UNIRIO)
Romero Tori (USP)
Rosa Maria E. Moreira Costa (UERJ)
Rosaria Sperotto (UFPel)
Roseclea Medina (UFMS)
Rosemary Ramos (UNIFACS, ISEO, CVirtuais-UNEB)
Rosilane Mota (UFMG e PUC-MG)
Rui Lopes (Polytechnic Institute of Braganca)
Sean Siqueira (UNIRIO)
Tadeu Classe (UNIRIO)
Tânia Hetkowski (UESB)
Vanessa Andrade Pereira (UNIFESP)
Vania Valente (UNESP)
Vanice dos Santos (Uniplac)
Vera Werneck (UERJ)
Versuti Andrea (UnB)
Victor Cayres (SENAI)
Victor Sarinho (UEFS)