Vencedores
Full paper
1º
A cor no processo de construção de significados em Games – Estudo do caso de Horizon Zero Dawn.
Jéssica Goss e André Bataiolla
1º
Front Line: Uma análise do machismo no League of Legends.
Laura Rost e Bruna Souza
2º
A construção social e cultural dos significados atrelados ao consumo de jogos: proposta de uma agenda de pesquisa.
Victor Hugo Da Pieve Rodrigues Valadares e Marcelo de Rezende Pinto
Short papers (poster)
1º
Economia da mídia e metajogo: propagabilidade e consumos de mídia em comunidades de jogos ricos em metajogo.
David Pereira Neto e Maria José Baldessar
Revisora Destaque
Letícia Perani (UFJF)
A trilha de Cultura abrange pesquisas que explorem os jogos como produtos culturais, valorizando características internas desses artefatos, suas significações e questões relacionadas à sua inserção e circulação na sociedade. São contempladas questões relativas à composição do mundo do jogo, aos personagens e a narrativa; às observações e problematizações da experiência de jogar e da estética do gameplay; aos aspectos de sociabilização, mediação e comunicação nos jogos; e, ainda, à inserção e influência dos games no cenário sociocultural, político e econômico.
Datas Importantes
Full Papers:
08 de julho de 201915 de julho de 2019 (Hard Deadline) – Prazo limite para submissão dos artigos.23 de agosto de 201930 de agosto de 2019 – Notificação de aceite.02 de setembro de 201909 de setembro de 2019 – Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright.
Short Papers:
08 de julho de 201915 de julho de 2019 (Hard Deadline) – Prazo limite para submissão dos artigos.23 de agosto de 201930 de agosto de 2019 – Notificação de aceite.02 de setembro de 201909 de setembro de 2019 – Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright.
Detalhamento
Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” – jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action – assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternativa, aumentada, locativos etc.).
A lista a seguir exemplifica alguns temas que interessam à trilha:
- Relações socioculturais e de significação relativas à mecânica, dinâmica e narrativa dos jogos
- Problematização de conceitos e terminologias de Estudos de Jogos
- Corpos, políticas, ética e redes de poderes em jogos
- Experiência de jogo e estudos do jogador
- Aspectos identitários de gênero, sexualidade e questões étnico-raciais
- Novos modos de interação entre jogadores e outros usos sociais e técnicos em/dos jogos
- Relações de comunicação e mediação entre jogadores e o jogo
- Produção de sentidos e semiologia dos jogos
- Materialidades, plataformas e suas textualidades
- Metagame e processos de ressignificação em jogos
- Contextos materiais, políticos, econômicos e socioculturais dos jogos
- Poética e experiência estética do gameplay
- Análises de processos narrativos e mundos ficcionais em jogos
- História dos jogos
- Filosofia e Antropologia dos jogos
- Ecologia das competições de E-sports
- Estudos de live streaming, machinima
- Estudos de recepção, audiência, identidades de fãs e outras formas de consumo cultural em jogos
O projeto e a implementação de novos jogos, bem como questionamentos de aspectos técnicos dos artefatos utilizados para jogar, podem aparecer tangencialmente em alguns textos. Caso estes temas ocupem lugar central no artigo, é provável que o trabalho esteja mais alinhado com as trilhas de Artes & Game Design ou de Computação e, portanto, deve ser submetido a estas trilhas. Artigos voltados para o uso de jogos em ambientes educacionais, para treinamento de habilidade psicomotoras e/ou outros usos voltados ao aprendizado devem ser submetidos à trilha de Educação.
Artigos que busquem entender questões relacionadas às finanças, produção e gestão industrial dos Games devem ser enviados à trilha de Indústria.
As submissões deverão ser realizadas no sistema JEMS da SBC.
Em caso de dúvida, consulte o chair e a chair da trilha
Modelo de Formato para Artigos:
As instruções detalhadas de formatação, incluindo templates, estão disponibilizadas nos links abaixo.
No lugar das informações omitidas (nome, email, filiação etc.) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA], sempre que necessário. Se o trabalho for aprovado, as tags serão substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.
Chairs:
cultura@sbgames.org
Chair: Luiz Adolfo de Andrade (UNEB)
Chair: Alessandra Maia (UERJ/UFF)