Vencedores
Dissertações
Primeira colocada
Gisele Silva Araújo (UNESP)
Dissertação: “Educação e Transtorno do Espectro Autista: protocolo para criação/adaptação de jogos digitais”, orientada pelo Professor Dr. Manoel Osmar Seabra Junior.
Segundo colocado
Luiz Antonio Lima Rodrigues (UEL)
“The Impact of Procedural Level Generation on Players’ Experiences and In-game Behavior”, orientada pelo Professor Dr. Jacques Duílio Brancher.
Terceiro colocado
Leonidas Soares Pereira (UFRGS)
“Identificação de práticas de gestão de projetos em grupos desenvolvedores de game mods de conversão total”, orientada pelo Professor Dr. Maurício Moreira e Silva Bernardes.
Teses
Primeiro colocado
Troy Costa Kohwalter(UFF)
“An Infrastructure for Gameplay Gathering and Analysis with Provenance”, orientada pelo Prof. D.Sc. Esteban Walter Gonzalez Clua e Prof. D.Sc. Leonardo Gresta Paulino Murta.
Segundo colocado
Giani Petri(UFSC)
Tese: “MEEGA+: A Method for the Evaluation of the Quality of Games for Computing Education”, orientada pela Professora Dr.a Christiane Gresse von Wangenheim.
Terceira colocada
Daniella Rosito Michelena Munhoz (UFPR)
“Design de jogos de tabuleiro e dinâmicas cooperativas: uma abordagem histórico-cultural”, orientada pela Professor Dr. André Battaiola.
Gostaríamos de convidar pesquisadores que defenderam teses de doutorado ou dissertações de mestrado relacionada a jogos e entretenimento digital concluídas, defendidas e aprovadas, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018 para submeterem seus trabalhos para o CTDGames do SBGames. O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação. O evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento.
O CTDGames selecionará e premiará até 3 (três) melhores trabalhos em cada nível (doutorado e mestrado). Os trabalhos que concorrerem nesta edição serão avaliados de acordo com os resultados científicos e tecnológicos gerados e pelo potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Jogos e Entretenimento Digital. Os prêmios serão entregues na cerimônia de encerramento do SBGames 2019.
Datas Importantes:
- Submissão dos trabalhos –
segunda-feira, 08 de julho de 2019segunda-feira, 15 julho de 2019 (Hard Deadline) - Notificação aos autores –
sexta-feira, 23 de agosto de 2019sexta-feira, 30 de agosto de 2019 - Envio da versão final – segunda-feira, 9 de setembro de 2019
Programação
Programação geral SBGames 2019
Submissão de Trabalhos
As submissões deverão ser realizadas no sistema JEMS da SBC.
Cada submissão deverá incluir os seguintes documentos:
- Artigo curto, com até 4 (quatro) páginas incluindo texto, figuras, referências e apêndices, no formato do template da IEEE disponível para os artigos das trilhas do SBGames, escrito em Português ou Inglês (template IEEE);
- Texto completo da tese ou dissertação;
- Cópia digitalizada do diploma (ou documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada em 2018).
Templates:
Todos os documentos devem ser submetidos em formato PDF. O texto completo da tese ou dissertação servirá como fonte de consulta para os avaliadores verificarem os resultados do trabalho. O artigo curto deve destacar as contribuições, originalidade e potencial de impacto na sociedade. A organização do artigo curto deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, instituição na qual foi aprovado, orientador e co-orientadores com respectivas afiliações e o texto propriamente dito. Recomenda-se que o texto destaque a motivação do trabalho, a relevância do tema e os principais desafios de pesquisa tratados; os objetivos; as contribuições; e os resultados obtidos relevantes.
Solicita-se que os autores indiquem subprodutos do trabalho (se for o caso): patentes, programas registrados e programas de domínio público/livre com URL; artigos publicados ou aceitos para publicação com dados sobre a relevância dos veículos de publicação; e outros elementos que permitam qualificar o trabalho para o CTDGames. O artigo curto pode fazer referências ao texto da tese ou dissertação.
Quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas para a Coordenação Geral do CTDGames 2019
ctd@sbgames.org
Coordenação Geral do CTDGames 2019
Claudio Roberto Marquetto Mauricio (Unioeste-Foz)
Fabiana Frata Furlan Peres (Unioeste-Foz)
Coordenação Geral do SBGames 2019
Jose Ricardo da Silva Junior(IFRJ)
Augusto Baffa (PUC Rio)
Comitê De Avaliação DO CTDGames 2019
André Brandão- UFABC
Anselmo Montenegro-UFF
Bernardo Estácio-Farfetch
Carlo Oliveira-UFRJ
Claudia Werner-UFRJ
Claudio Mauricio-Unioeste
Clodis Boscarioli- Unioeste
Daniel Macedo-UNIFOR
Daniel Madeira-UFSJ
Daniel Paiva-UFF
Daniela Trevisan-UFF
Eliane Pereira-Unioeste
Elisa Nakagawa- USP
Esteban Clua-UFF
Eveline Sá-IFMA
Fabiana Frata Furlan Peres-Unioeste
Fabio Binder-PUCPR
Fabio Kon-USP
Geraldo Xexéo-UFRJ
Guilherme Bertissolo-UFBA
Heitor Costa-UFLA
Jose da Silva Junior-IFRJ
Marcelo Zamith-UFRRJ
Marcelo da Silva Hounsell – UDESC
Pablo Villavicencio-UNILA
Paulo Pagliosa-UFMS
Rafael Dubiela-UFPR
Rômulo Silva-Unioeste
Renata Araujo-Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rodrigo Santos-UNIRIO
Rossana Queiroz – Unisinos
Simone Vasconcelos-IFF
Soraia Musse-PUCRS
Vinícius Cassol-OKL Group: Baby Owl Studios