Em conjunto com
SVR 2019
SIBGRAPI 2019
This is a local and national section of the conference whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência cujo idioma oficial é o Português.

Mostra de Artes

Vencedores


Selecionados

ObraAutores
A criação dos Jogos Marina Micas Rivillini
AKINA Isabela Castro Nascimento
Abaporus Bruno de Mello
Acólito de diesel Lucas Silva Lima
Akane ‘Jubei’ Yagyu Adulta Bruno Rodrigues Marquez
Alligator Dragon João Victor Cramonez Mello
Assembly Line Manoel Garcia
Bad Batter Vitória Saori Uehara
Bagaço – Criação Luiz Augusto Wendt
Bagaço – Retrato Luiz Augusto Wendt
Blood Elf Mage João Victor Cramonez Mello
CAÓTICA Naiara de Castro Lopes
Cartas do Claramente! I Camila Peres
Castelo japonês distópico Bruno Rodrigues Marquez
Cenário de Ata’Mithae Ramiro Moreira Resende Liquer
Cerini – Jogo Runner feito para PC Luís Fellype Alves Ferreira
Chasm Glauber Kotaki, Dan Fessler e Tony Redmer
Chimera João Victor Cramonez Mello
Cibercity Manoel Garcia
Cidade Cyberpunk Bruno Rodrigues Marquez
Concept Art de criaturas para Ata’Mithae Ramiro Moreira Resende Liquer
Construções em 12 Quadras Alexander Catunda Carneiro
Dishonored – Corroded Man Bruno Rodrigues Marquez
Dual wield swordsman João Victor Cramonez Mello
Elegia de Noah (Sala de debates) Rafael Rocha De Alcantara
End of the workday Bruna Patrícia Teixeira
Explorer Mouse João Victor Cramonez Mello
Fairy in a Bottle Arthur Pereira Cassimiro Araujo
Folclorear – A Revolução do Saci Janaína Albuquerque Athayde
Furbot – Cenários Equipe LDTT (Prof. Mauro M. Mattos, Luciana P. de Araújo Kohler, Fabrícia Zucco, Andrea Wuo, Rafaele W., Heitor Ugarte, Leonardo Fronza, Bruno Santos, Liz Rios)
Goela! André Souza, Edson Germinio, Jéssica Mesquita, Pedro Silva
Hastatus Manoel Garcia
Historia Realis: Roma Lucas Giehl Molina
Kanda One – Arte Conceitual Felipe Holanda Bezerra
Krigow Hygor Augusto Reis Andrade
Kuaraumbi, Sol Negro Bruno de Mello
Leviathan Axe Bruno de Souza Chaves Braga
Lobos João Victor Cramonez Mello
MATIMPERERÊ Bruno de Mello
Makro – Ladino Luan Tavares de Souza
Mamoth Manoel Garcia
Megaman Rafael Rocha De Alcantara
Monko e Ralph Lucas Pescador Barcelos
Monstros do Escopo Lucas Giehl Molina, Camila Peres
Mosaico Sertão Veredas Alex Sander Wender dos Reis, Camilla Pereira Lopes Chaves Martins, Eduardo Penha Castro Fantini, Hygor Augusto Reis Andrade, Michael de Paula Oliveira, Pedro Henrique Leite Cabral, Roselyne Lourdes Alves de Araujo
Ninja Cat Tara Michael de Paula Oliveira
Oneshot Rafael Rocha De Alcântara
Personagem para o jogo Ata’Mithae Ramiro Moreira Resende Liquer
Poster Red Dead Redemption 2 Luís Felipe Ramos Cabral
RITUAL Marco Antônio Mendes Rabello
Rainbow feeling Rafaela Cristina França Sukiyama
Ready for Battle – Landships Core Book Cover Manoel Garcia
Redesenho do personagem Zé Foxy Ramiro Moreira Resende Liquer
Scar João Victor Cramonez Mello
Spyro Fan Art Michael de Paula Oliveira
Suculentas Alexander Catunda Carneiro
Superpredator Dener Augusto De Sousa Alves
TORRUSMELO Anna Letícia Crizólogo Ferreira
The Fluffy Team Isabelle Caroline de Jesus Oliveira
a hunter must hunt Gabrielle dos Reis Lacerda
biBU Bruna Tardioli de Souza Villela
key, knife, flower. an essay on morality Camila Peres
Árvore Qliphoth de Devil May Cry 5 Bruno Rodrigues Marquez

Participação

A participação na Mostra é aberta para empresas e autores individuais, desde que sejam brasileiros ou residentes no país.

As inscrições devem ser feitas única e exclusivamente de forma online.

As imagens devem ser anexadas no formulário de inscrição.

As imagens devem estar em formato jpg ou png, tamanho mínimo de 100 ppi e máximo de 300 ppi, mínimo de 1MB e máximo de 9Mb.

Cada candidato poderá participar com, no máximo, 05 (cinco) imagens distintas. Não há restrição à técnica utilizada, podendo as imagens ser coloridas ou em preto e branco. É permitido compor uma prancha com diversos elementos de arte conceitual do mesmo jogo. É permitido participar em mais de uma categoria, desde que as imagens sejam distintas em cada categoria.

As imagens deverão estar acompanhadas de uma breve descrição do jogo e do seu contexto, a ser preenchido na ficha de inscrição do fomulário ( clique aqui ).

Os candidatos inscritos são responsáveis pelo teor e conteúdo das imagens, incluindo autorização de publicação dos seus autores, a qual deverá ser preenchida no formulário. Para efetivar a inscrição o candidato deverá preencher totalmente a ficha de inscrição ( clique aqui ), anexar as imagens e aceitar os termos de concessão de uso das imagens.

Pela inscrição, os participantes concedem ao SBGames o direito ao uso das imagens enviadas e autorizam o uso das mesmas em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação, para serem usadas em
campanhas promocionais e institucionais do SBGames no Brasil e no
mundo, durante os meses de outubro a dezembro de 2019, assim como nas
campanhas promocionais do ano de 2020, durante os meses de junho a
dezembro de 2020.

As imagens poderão passar por edição simples, fracionamento ou alteração da resolução, de acordo com a avaliação técnica do SBGames, sem que haja prejuízo à essência da imagem e ao conjunto da obra.

As inscrições são gratuitas, não sendo obrigatória a participação do (s) autor (es) no evento para efetivação da participação de suas imagens no SBGames. No entanto, caso as imagens do (s) autor (es) sejam premiadas no evento, é interessante que seus representantes estejam no evento para receber o certificado presencialmente, na cerimônia de entrega dos certificados (Plenária do SBGames). A entrega posterior de certificados não é garantida.

Ao se inscreverem no concurso, todos os candidatos entendem e aceitam automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.


Categorias

As imagens deverão enfocar as seguintes categorias orientadoras do concurso:

Concept Art

Imagens de concepção artística de jogos digitais. Personagens, cenários, itens, interfaces, modelos 3D, entre outras artes que façam parte do referido jogo digital. O formato das imagens deve ser em jpg ou png.

InGame Screenshot

Screenshots (capturas de tela) do gameplay do jogo digital, demonstrando elementos artísticos em seu uso final na tela do jogo. Composição final do jogo com o uso de diversos elementos artísticos (como HUD, pointers, diálogos, minimapa, menu) de forma simultânea e integrada ao gameplay. O formato das imagens deve ser em jpg ou png.

BoardGame Art

Imagens de concepção artística exclusiva para jogos de tabuleiro, digitalizadas em jpg ou png. São considerados nessa categoria a arte da caixa, encartes, personagens, tabuleiro e demais itens que compõem o jogo.

Experimentações Artísticas e FanArt em Games

Experiências artísticas que envolvam Jogos Digitais, desde que estejam finalizadas em jpg ou png; FanArts são criações que façam referência ou homenagem a jogos reconhecidos.


Seleção

A seleção das imagens de cada categoria será realizada por uma Comissão Julgadora composta por GameDesigners profissionais, professores de Jogos Digitais, parceiros e equipe do SBGames. A Coordenação da Mostra de Artes terá autonomia na realização da seleção e seguirá critérios de linguagem, originalidade, criatividade, coerência e adequação da imagem ao GameDesign sugerido.

As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

Serão selecionados pela Comissão Avaliadora cinco trabalhos em cada categoria como finalistas da Mostra de Arte do SBGames. De acordo com a estrutura física do evento, é possível que mais trabalhos sejam expostos na Mostra de Arte além dos finalistas. Nos casos de número de trabalhos classificados em uma categoria ser inferior a cinco, os trabalhos receberão menção honrosa nessa categoria.

As imagens podem ser impressas em totens, ou integrar parte da sinalização física e digital do evento.

Alguns trabalhos selecionados poderão ser exibidos antes do SBGames em circuito itinerante de divulgação do evento em pontos da cidade definidos pela comissão organizadora.


Premiação

Cada autor (ou autores) do primeiro colocado de cada categoria irá receber um certificado baseado na avaliação de um júri técnico. Se nenhum dos autores estiver presente na cerimônia de entrega dos certificados (Plenária do SBGames), esses deverão entrar em contato posteriormente com a coordenação do SBGames, de modo a verificar a possibilidade de acesso ao certificado emitido. Outros prêmios irão depender dos patrocínios ou apoiadores do evento. A organização do evento não se compromete com nenhum prêmio específico ou qualquer bonificação, nem com a entrega de certificados posterior ao evento. Somente a organização do evento irá emitir os certificados.


Datas Importantes

  • Prazo limite para submissão das imagens – 08/09/2019 10/10/2019
  • Notificação de aceite – 12/10/2019
  • Prazo limite para os autores enviarem adequações sugeridas no aceite – 19/10/2019
  • Divulgação das premiações – Plenária do SBGames
  • Período de exibição da Mostra de Artes – durante o evento, em momentos de divulgação prévios ou posteriores ao evento

Coordenação da Mostra de Artes

mostradeartes@sbgames.org
Prof. Marcelo La Carretta – PUC Minas
Profa. Rosilane Mota – UFMG e PUC Minas