Em conjunto com
SVR 2019
SIBGRAPI 2019
This is a local and national section of the conference whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência cujo idioma oficial é o Português.

Artes & Design


Vencedores


Full Papers

PRIMEIRO LUGAR

Desenvolvimento de jogos para terceira idade: lições aprendidas com design participativo

Guilherme Fonseca (PUC Minas), Ezequiel Duque (PUC Minas), Heitor Vieira (PUC Minas), Gustavo da Silva Gontijo (Puc Minas), Lucila Ishitani (PUC Minas)

SEGUNDO LUGAR

Cooperação motivada por zumbis: Experimento de dupla estimulação sobre motivação em jogos cooperativos

Victor Moreira (Universidade Federal do Paraná), Frederick van Amstel (UTFPR)

TERCEIRO LUGAR

Analyzing Space Dimensions in Video Games

Leandro Ouriques (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Geraldo Xexéo (UFRJ), Eduardo Mangeli (Universidade Federal do Rio de Janeiro)


Short Paper

PRIMEIRO LUGAR:

Geoblocks: geração de mundos virtuais baseados em blocos a partir de informações geográficas

Pedro Pontes (Universidade Federal da Bahia), Rodrigo Souza (Universidade Federal da Bahia

Avaliador

PRIMEIRO LUGAR:

Lucas Brazil (PUC-RJ)

6 avaliações requisitadas / 6 avaliações aceitas / 6 avaliações realizadas


A Trilha de Artes & Design tem como foco a recepção de trabalhos de pesquisa relacionados à concepção, produção, expressão e fruição de jogos digitais, na forma de artigos, pôsteres técnicos e relatos de projeto.


Formatos dos trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados em três formatos: Full Papers, Short Papers e Design Cases.

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Full Papers apresentam uma contribuição original a partir dos resultados de pesquisa. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de 7 páginas e um máximo de 10 páginas. Os Full Papers aprovados são apresentados pelos autores ou representantes em Sessões Técnicas a serem organizadas e informadas posteriormente pela Comissão Organizadora.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a 4 páginas. Os Short Papers aprovados são apresentados durante a Fast-Track (por vídeo de exatos 60 segundos disponibilizados como links para o YouTube) e comentados pelos autores ou representantes em Sessões Técnicas de Pôsteres, a serem organizadas e informadas posteriormente pela Comissão Organizadora. Formato e normas para impressão dos pôsteres serão informados também posteriormente.

Design Cases são relatos de projetos de jogos em desenvolvimento por designers que, durante o evento, poderão interagir com o público em apresentação e, assim, obter críticas construtivas e sugestões. Os trabalhos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de 4 páginas e um máximo de 7 páginas. Os Design Cases são apresentados pelos autores ou representantes em Sessão Técnica Especial a ser organizada e informada posteriormente pela Comissão Organizadora.


Datas Importantes

Full Papers:

  • 08 de julho de 2019 15 de julho de 2019 (Hard Deadline) – Prazo limite para submissão dos artigos.
  • 23 de agosto de 2019 03 de setembro de 2019 – Notificação de aceite.
  • 02 de setembro de 2019 11 de setembro de 2019 – Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright.

Short Papers:

  • 08 de julho de 2019 15 de julho de 2019 (Hard Deadline) – Prazo limite para submissão dos artigos.
  • 23 de agosto de 2019 03 de setembro de 2019 – Notificação de aceite.
  • 02 de setembro de 2019 11 de setembro de 2019 – Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright.

Design Cases:

  • 08 de julho de 2019 15 de julho de 2019 (Hard Deadline) – Prazo limite para submissão dos artigos.
  • 23 de agosto de 2019 03 de setembro de 2019 – Notificação de aceite.
  • 02 de setembro de 2019 11 de setembro de 2019 – Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright.

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, ou seja, trabalhos inéditos, não publicados anteriormente ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revistas, será rejeitada. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.

Para melhor adequação, considera-se que artigos voltados para a computação aplicada a jogos digitais devem ser enviadas à trilha de Computação, e artigos voltados para aspectos sociais e culturais de jogos digitais devem ser enviados à trilha de Cultura. Gamificação na Educação, experimentos com jogos educacionais e avaliação de aprendizado com jogos devem ser submetidos para a Trilha de Educação.

Entre os temas contemplados pela trilha Artes e Design encontram-se:

  • Métodos, Técnicas, Processos e Documentos de Arte e Design
  • Análise de Jogos com foco em projeto, gameplay, gêneros, plataformas e aplicações
  • Design de Jogos (produção, mecânicas, narrativas e tecnologias)
  • Design de Interfaces (gráficas, sonoras e hápticas)
  • Design de Interação para Jogos (novos dispositivos de controle e monitoramento, realidade virtual e realidade aumentada)
  • Design de Levels (fases, ambientes, arquiteturas e objetos)
  • Design de Personagens (conceito, modelagem, texturização e animação
  • Arte e expressão artística
  • Jogos de caráter artístico ou crítico
  • Narrativa e roteiros
  • Mídia e linguagens
  • Funções e responsabilidades de artistas e designers em equipes de criação e desenvolvimento
  • Estudos de caso sobre projetos de jogos
  • Aplicação de mecânicas de jogos em outras atividades (gamificação)

Desta forma os tópicos de interesse incluem prioritariamente no que tange jogos:

Design de Jogos:

Termos e conceitos relacionados (entretenimento, diversão, motivação, aplicação etc.); métodos e técnicas de criação e desenvolvimento de projetos de jogo; organização e documentação; character design; level design; sound design; gameplay; gêneros, estilos e modalidades; impactos de restrições especiais (público, legislação, faixa etária etc.); aplicações (comunicação, formação, divulgação, promoção etc.); customização de experiências.

Interfaces:

Teoria e prática no design de interfaces; avaliação de interfaces; interatividade; integração entre mídias; ergonomia; jogabilidade; adaptação de interfaces para diferentes dispositivos; tutoriais e experiências.

Arte e Narrativa:

Pesquisa; processos de criação e resultados obtidos; roteiro; concepção, criação e desenvolvimento de cenário e personagem; adaptação entre diferentes mídias; Direção de Arte; composição sonora; estética em jogos; jogos como expressão artística (GameArt).

Mídia e Linguagens:

Discurso audiovisual, texto e intertextualidade, imagens, gráficos, infográficos, animação, efeitos especiais, integração entre mídias e usos da linguagem dos jogos digitais para outras finalidades.

Funções e Responsabilidades Profissionais:

Competências e habilidades de artistas e designers em equipes de produção de jogos digitais: roteiristas, editores, ilustradores, modeladores, animadores, músicos, sonoplastas; Práticas, métodos e técnicas para atuação de equipes.


Critérios de avaliação:

Contará como elemento de avaliação, tanto do Abstract quanto do artigo, referências a artigos e/ou pôsteres existentes na base do SBGames, cujo conteúdo contenha análises, conceitos, processos ou temas co-relacionados aos tratados na pesquisa que o documento submetido apresenta. Quando não houver nenhum tipo de similaridade com o já publicado na base do SBGames, é importante explicitar no documento submetido. Além desse critério, serão utilizados os critérios de aderência aos temas da presente trilha, de rigor metodológico, de originalidade e de qualidade de apresentação

Submissões:

As submissões serão feitas eletronicamente por meio do JEMS System. Não serão aceitas submissões por outro canal. Os artigos (Full Papers, Short Papers e Design Cases) serão submetidos por um sistema de avaliação cega (blind review). Assim, quaisquer informações que permitam a identificação dos autores tais como nome, filiação, e-mail, auto referências explícitas e projetos, desclassificarão o artigo e este será removido do processo de avaliação.

Trabalhos Full Paper e Short Paper serão publicados nos Anais da Conferência, somente se ao menos um autor estiver registrado, comparecer ao evento e apresentar o trabalho no simpósio. Design Cases poderão ser publicados em edição especial da Revista ActaLudica. Cabe destacar que as publicações estão condicionadas a apresentação assinada em acordo com o Termo de Copyright.

Modelo de Formato para Artigos:

As instruções detalhadas de formatação, incluindo templates, estão disponibilizadas nos links abaixo.

No lugar das informações omitidas (nome, email, filiação etc.) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA], sempre que necessário. Se o trabalho for aprovado, as tags serão substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.


Coordenadores da Trilha de Artes e Design:

artesedesign@sbgames.org
Chair: Guilherme Xavier (PUC-Rio)
Chair: Emmanoel Ferreira(UFF)