Arts & Design
Computing
Culture
Education
Industry
Workshop Games & Healthy
CTD
G2
Tutorials
Design Cases
Full Papers
Codigo | Nome | Autores |
198288 | A cooperação motivada por zumbis: Experimento de dupla estimulação sobre motivação em jogos cooperativos | Victor Moreira; Frederick van Amstel |
196555 | A relação de affordances com ambientes virtuais de jogos: um estudo sob a perspectiva da Psicologia Ambiental | Rafaela Cristina Sukiyama; Tiago Silva |
198441 | A utilização de jogos como forma de preservação do patrimônio cultural imaterial | Mario Germoliato; Nivia Ferreira; Alan da Luz |
198312 | Análise Espaço-Temporal para Auxílio no Design de Jogos Digitais | Marcelo Nery; Luiz Chaimowicz; Paulo Moreira |
198122 | Analyzing Space Dimensions in Video Games | Leandro Ouriques; Geraldo Xexéo; Eduardo Mangeli |
198197 | Aplicação de uma abordagem de gamificação em um aplicativo móvel de Rede de Sensoriamento Participativo | Samuel Tavares; Daniel Barbosa; Thais Braga |
197774 | Aplicativo WalkingPet: uma proposta gamificada para a saúde dos cães e seus donos | Diego Benicio; Deyvisson de Melo; Fernando Lopes; Joao Paulo Oliveira; Charles Madeira |
198247 | Boas Práticas para o Desenvolvimento de Esportes Eletrônicos | Hermano Cavalcante; Glaudiney Mendonça Junior |
198230 | Boas Práticas para o Desenvolvimento de Jogos de Cartas Colecionáveis | Felipe Paiva; Glaudiney Mendonça Junior |
198003 | Cuca Fresca – Estudo de Caso de um Jogo da Memória Sério Adaptável | Caio Carvalho; Gabriel de Magalhães Escudeiro; Kelly Vale Pinheiro; Marcelle Mota |
198289 | Customization experience: Digital games possibilities beyond their mecanics | Paula Sampedro; Emilene Zitkus; Nicholas Grassi; Vania Valente; Isabela Moschin |
198420 | Desenvolvimento de ambientes 3D aplicados à criação de um cenário para jogos | Jório Matos; Natal Chicca Junior |
198352 | Desenvolvimento de Dispositivo Híbrido para Jogo Sério Aplicado a Saúde | Yuri Henrique; Jhonatan Néry; Marcelo da Silva Hounsell |
197748 | Desenvolvimento de jogos para terceira idade: lições aprendidas com design participativo | Guilherme Fonseca; Ezequiel Duque; Heitor Vieira; Gustavo da Silva Gontijo; Lucila Ishitani |
198243 | Desenvolvimento de um sistema de investigação a partir de narrativas baseadas em qualidades | Carlos Cardoso Filho |
197788 | Design e avaliação de um Jogo Sério voltado para Reabilitação de Membros Superiores e Inferiores | Tiago de Souza Araújo; Manoel Ribeiro Filho |
198358 | Do Produto Gamificado ao Serviço Gamificado: Um Estudo da Ecologia de um Sistema | Gabriel Conejo; Marcelo da Silva Hounsell; Isabela Gasparini |
197162 | Environment Artist: Um estudo sobre as exigências profissionais na indústria de jogos digitais | Arthur Barbosa Seibt da Silva; Rafael Albuquerque |
197031 | Evaluating the Use of Affordable User Testing and Visualization Techniques in Level Design of a Hardcore 2D Platform Game | Arthur Bastos; Emanuele Marques dos Santos; George Allan Menezes Gomes; Marcos Mourão |
198300 | Gamificação Adaptativa: uma Abordagem para Incentivar o Engajamento | Luma Oliveira; Sergio T. Carvalho |
197988 | Gamification Journey: A Novel Approach for Classifying Gamer Types for Gamified Educational Systems | Paula Palomino; Armando Toda; Wilk Oliveira; Luiz Rodrigues; Seiji Isotani |
198178 | Geração Automática de Personagens: Um Mapeamento Sistemático da Literatura | Felipe Pasini; Andre Tavares da Silva; Marcelo da Silva Hounsell |
198293 | Interação lúdica significativa a partir das recompensas e do sistema de informação: uma análise de Plants vs. Zombies Heroes | David Pereira Neto; Luciane Fadel |
197777 | Jogos de Poder: uma análise das relações de poder presentes nas práticas de jogos digitais | Tamyres Lucas Manhães de Souza; Denise Portinari; Maria das Gracas Chagas |
198363 | Jogos Sérios Multimodais para a Saúde: Um Mapeamento Sistemático da Literatura | Jhonatan Néry; Marcelo da Silva Hounsell; Yuri Henrique; Avanilde Kemczinski |
198322 | Let’s play with neighbors! Uma avaliação de experiência e um App Review de jogos móveis co-localizados | Lucas Paulino Soares; Enéas Holanda Arrais; Windson Viana; Glaudiney Mendonça Junior |
196521 | Mapeamento da integração entre viagem temporal e mecânicas em videogames | Ariel de Camargo Pache de Faria; Rafael Albuquerque |
198258 | Novos elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento do jogador | Rodrigo Brandão; Ygor Gonzaga; Gabriel Monteiro; Rafael Máximo; João Pedro Pimentel |
198332 | O círculo mágico, a atitude lúdica e a estética dos jogos | Thiago dos Santos; Maira Froes |
198422 | O level design de jogos digitais para funções executivas: uma revisão da literatura | Katiane Kazuza Gneipel Krause; Marcelo da Silva Hounsell; Isabela Gasparini |
198119 | Processo de Design de Fases por Lógica Booleana para Geração Procedural de Conteúdos em Jogos Digitais | Danny Mendes; Debora Mara Silva; Henrique Rabelo; Iuri Amaral; Vitor Granja; Marcelo Nery |
198387 | Protagonismo transgênero em jogos comerciais | Alexandre Magno Tortora Heringer; Mariana Souto Pimenta; Nivia Ferreira; Delmar Domingues |
198245 | Quest Design Canvas | Erick Lima; Charles Madeira; Jorge Felliphe Barbosa |
196937 | Sesame Credit: Social Compliance Gamification in China | Alessandro Vieira Reis; Livia Topper Press |
198378 | Steamlog: Um Jogo Remoto para o ensino de Logística de Transporte e Distribuição | Thiago Schaedler Uhlmann; Luiz Claudio Duarte; Mauro Bock; Rafael Kendy Decian Miyashita; Luciano Antonio Mendes |
198099 | Um Metamodelo de Cores e Emoções para Arte Conceitual de Jogos | Airine Carmo; Geraldo Xexéo; Renata Araújo |
198040 | Um Procedimento de Análise de Elementos de Jogos Inclusivos: um experimento com Celeste e God of War | Patricia Leite; Leonelo Almeida |
197280 | Uma Plataforma de Jogos Transformacionais para Estímulo Cognitivo em Casos de Transtorno Neurocognitivo Maior | Germano Teixeira; Maria Andreia Rodrigues |
198173 | Usabilidade de jogos digitais para idosos: dados preliminares de um estudo quase experimental com idosos de uma Universidade Aberta da Terceira Idade | Camila Bonfim; Jéssica Vieira Santana Pereira; Larissa de Carvalho Cerqueira; Maria de Fátima Dórea Luciano |
Short Papers
Codigo | Nome | Autores |
198394 | Dengueside Survival – Um Jogo de Tabuleiro Estilo RPG para Conscientização sobre o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti | Victor Sarinho; Gabriel Azevedo; Lucas Lima |
198031 | Desenvolvendo um Storytelling Mobile para a Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo | Victor Sarinho; Ellen Aguiar; Victória Gomes; Igor Silva |
198445 | Design de Jogos Eletrônicos de Quebra-Cabeças usando Geração Procedural | Danilo Bezerra; Francisco Massetto; Rafaela Vilela da Rocha |
198228 | Entre Cores e Vozes | Vitor Silverio |
198296 | Estudo dos arquétipos da obra O herói e o fora-da-lei no jogo de cartas Say Bye to the Villains | Marcelo Taguchi; Letícia Miyake |
197989 | ForcaBras Web – Um Jogo Educativo Multiplayer para o Aprendizado Básico de Libras | Victor Sarinho; Lenington Rios; Washington Pagotto Batista; Claudia Pinto Pereira |
198231 | Geoblocks: geração de mundos virtuais baseados em blocos a partir de informações geográficas | Pedro Pontes; Rodrigo Souza |
198355 | Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio | Tadeu Classe; Renata Araujo; Geraldo Xexéo |
198083 | Ludificação Maquínica | Artur Reis; Suzete Venturelli; Leandro Muñoz; Lorena Ferreira; Nycacia Delmondes; Prahlada Hargreaves; Tainá Luize Martins Ramos; Teófilo Augusto da Silva |
198044 | Os uso dos princípios do design na criação de videogames narrativos anti-opressão | Julia Stateri |
197048 | QuimiCrush: Um Tile Matching Puzzle Para Aprendizagem de Química Inorgânica | Victor Sarinho; Joimar Gonçalves Filho; Oto Cunha |
198027 | Ultimate Food Defense: Um Jogo Sério para Conscientização da Alimentação Saudável no Comportamento Alimentar | Victor Sarinho; Victória Gomes; Bruno Matias; Igor Silva |
196257 | WarSet: Observando a influência das ilustrações em jogos de cartas | Matheus Silva; André Brazil |
Full Papers
Codigo | Nome | Autores |
198360 | A game analytics model to identify player profiles in singleplayer games | Luís Fernando Bicalho; Augusto Baffa; Bruno Feijó |
198468 | A Minimal Training Strategy to Play Flappy Bird Indefinitely with NEAT | Matheus Cordeiro; Paulo Serafim; Yuri Nogueira; Creto Vidal; Joaquim Cavalcante-Neto |
198359 | A Survey of Procedural Dungeon Generation | Breno Maurício de Freitas Viana; Selan dos Santos |
197784 | Adaptive Generation of Characters for Tabletop Role Playing Games | Fabrício Faria; Claudio Toledo; Leonardo Pereira |
198453 | Ambient Sound with Signed Distance Fields and Gradient Fields | Tiago Mizdal; Cesar Pozzer |
198418 | An Approach for Team Composition in League of Legends using Genetic Algorithm | Lincoln Costa; Alinne Souza; Francisco Carlos Souza |
198093 | An Architecture for 2D Game Streaming Using Multi-Layer Object Coding | Diego Barboza; Debora Muchaluat-Saade; Esteban Clua; Diego Passos |
198055 | Analysis of Gameplay in MOBA Games under Different Network Conditions | Arthur Callado; Paulyne Jucá; Marcos Paulo de Moura; Francisca Luzia Araújo |
198292 | Crowd generation using morphological obesity criteria | Andre Tavares da Silva; Marcelo da Silva Hounsell; Gabriel Silva |
197933 | Development of Serious Games for Neurorehabilitation of Children with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder through Neurofeedback | Fabiana Santos Vieira Machado; Wagner Casagrande; Flavia da Rocha; Anselmo Frizera Neto |
198246 | Evaluation of physical-motor status of people with reduced mobility using motion capture with Microsoft Kinect | Alejandro Diaz Centeno; Greis Silva-Calpa; Alberto Raposo |
198047 | GPU-Based Rendering and Collision Simulation of Ground Vegetation in Large-Scale Virtual Scenarios | Flavio Franzin; Cesar Pozzer; Bruno Nascimento |
198232 | Investigating Emotion Style in Human Faces andAvatars | Julia Melgare; Nathan Schneider; Rossana Baptista Queiroz; Soraia Musse |
198326 | Procedural Editing of Virtual Terrains Using 3D Bézier Curves | Bruno Nascimento; Cesar Pozzer; Flavio Franzin |
196293 | Procedural Generation of Quests for Games Using Genetic Algorithms and Automated Planning | Edirlei Soares de Lima; Bruno Feijó; Antonio Furtado |
196478 | Real-time Motion Detection for Android Smartphones | Cassiano Andrade; Ismael Santana; Glívia Barbosa; Flávio Coutinho |
197020 | Simulating Human Behaviour in Games using Machine Learning | Daniel Rocha; Julio Duarte |
198072 | Terrain generation based on real world locations for military training and simulation | Peter Dam; Alberto Raposo; Fernanda Duarte |
197880 | Towards Machine-Learning Assisted Asset Generation for Games: A Study on Pixel Art Sprite Sheets | Ygor Rebouças Serpa; Maria Andreia Rodrigues |
198449 | Using Procedural Content Generation for Storytelling in a Serious Game called Orange Care | Yago Pereira; Jacques Duílio Brancher; Lucas Galhardi |
198118 | Viral infection genetic algorithm with dynamic infectability for pathfinding in a tower defense game | Gabriel Galam; Tiago Remédio; Mauricio Dias |
Short Papers
Codigo | Nome | Autores |
198745 | A Board Game Proposal for Teaching Software Management and Software Development Process | Victor Sarinho |
198200 | A Communication Middleware for Developing Serious Games that use Personal Health Devices | Douglas Battisti; Luma Oliveira; Marcos Alves Vieira; Sergio T. Carvalho |
198742 | A Feature-Based Approach to Build Quiz Games in a Multiplayer Multiplatform Perspective | Victor Sarinho |
197970 | Agreste Game Engine: Development of a Dedicated OpenGL Game Engine Proposal | Victor Sarinho; Joimar Gonçalves Filho; João Gabriel Moraes |
198188 | Assessing Player Personality by a Serious Game: A Pilot Study Using the Item Response Theory | Dandara Palhano; Liliane Machado; Anna Alice Almeida |
198042 | Auto Gamepad: A dynamic multiplayer game touch control based on user behavior | Dênes Teixeira; Gabriel Fuhr; Cesar Pozzer |
196631 | Data mining 7 wonders, the board game | Joaquim Assunção; Gabriel Pereira; Julia Gabriela Santi Acosta; Rafael Bettker; Lana Rossato |
198009 | Developing an Open Hardware RFID Architecture for Electronic Board Games | Victor Sarinho; Samuel Lima |
198743 | ERQuiz: A Multiplayer Multiplatform Instant Messaging Game for the Competitive Assessment of Requirements Engineering Knowledge | Victor Sarinho; Walter Sarinho; Victória Gomes |
197768 | GA-Eval: A Neural Network based approach to evaluate Video Games Acceptance | Augusto Vieira; Wladmir Brandão |
198527 | Metrics War: A Board Game Proposal for Teaching Software Metrics and Quality Attributes | Victor Sarinho; Gabriel Azevedo |
196693 | Precision and Information Gain per Input Variable in Gesture Recognition with Machine Learning | Estevam Chen; Ricardo Barboza; Jucimar Maia Silva Júnior |
197227 | QuizGenerator: A Mobile Configurable Platform to Generate Quiz and Storytelling Games | Victor Sarinho; Victória Gomes |
198299 | Reinforcement learning in collectible card games: preliminary results on Legends of Code and Magic | Ronaldo Vieira; Luiz Chaimowicz; Anderson Tavares |
196911 | RPG Maker Puzzle Archetypes: Analysis, Evaluation, Refactoring and Extension | Victor Sarinho; Joimar Gonçalves Filho; João Gabriel Moraes |
198372 | Telemetry for Arcade-Like Games: Model and Tool | Miguel de Castro; Allan David; Eduardo Mangeli; Geraldo Xexéo |
197859 | Toward a Reference Architecture for Economy Mechanics in Digital Games | Wilson Mizutani; Fabio Kon |
Full Papers
Codigo | Nome | Autores |
198130 | A agência dos produsers: relações entre jogos locativos, turismo e experiência | Iuri Cordeiro; Sergio Faria |
198242 | A Construção da Rebeldia no Jogo Persona 5 | Ana Raquel Aguiar; Ricardo Jorge Lucas; Glaudiney Mendonça Junior |
197973 | A construção social e cultural dos significados atrelados ao consumo de jogos: proposta de uma agenda de pesquisa | Victor Hugo Da Pieve Rodrigues Valadares; Marcelo de Rezende Pinto |
198377 | A cor no processo de construção de significados em Games – Estudo do caso de Horizon Zero Dawn | Jessica Goss; André Battaiola |
196806 | Além de monstros e capoeiristas: a representação brasileira nos jogos de luta | Guilherme de Araújo; Isa Bessa; Gleislla Soares |
198184 | Análise de ansiedade em jogos digitais com o uso do HTC Vive | Gabriel Batista Caldeira; Rosilane Mota |
198275 | Aproximando tradições: o campo dos Jogos e Simulações e suas contribuições para a pesquisa e elaboração de jogos sérios | Marcelo Vasconcellos; Cynthia Dias; Igor Mayer |
198092 | As performances no streaming de jogos | Leticia Dallegrave |
198416 | Bagaço: jogos, fotomontagem, vinhetas e expressão | Luiz Wendt; Bernardo Aguiar; Fernando Marson |
198145 | CRITICAL ROLE E #FUNDDIVERSEGAMES – Questões sobre algoritmo na área de design de jogos | Mayara Barros |
198466 | Da Inglaterra à Runeterra: representatividade feminina nos jogos como um reflexo da sociedade, com foco em League of Legends | Levi Bayde; Eudório Filho; Guilherme Araújo |
197985 | Desenvolvimento de Projeção Mapeada Interativa para Museu de Ciências Naturais | Lidiane Pereira; Rosilane Mota |
198156 | Front Line: Uma análise do machismo no League of Legends | Laura Rost; Bruna Souza |
196851 | Hellblade: Senua?s Sacrifice: O sofrimento mental como força-motriz da imersão | Caio Costa; Leandro Silva |
198462 | Intercomunicação como ferramenta de articulação entre jogadores durante uma pré-partida de Dota 2 | Ana Gabriela Noaro; Vitor Maia |
196698 | Jogando entre representações: por uma metodologia de análise da produção de sentidos nos games | Letícia Perani |
198384 | Modificações em Videogames para Além aa Produção: uma investigação sobre o fenômeno dos mods como uma forma de interação jogador-jogo | Alessandra Maia; Renata da Silva; Caroline Dias; Andrew da Costa; Beatriz Marques; Eric Freitas |
198362 | O Simbolismo do Mito de Criação em Dark Souls: uma Abordagem Analítica | João Pedro Nobre; Glaudiney Mendonça Junior; Heráclito Pinheiro; Ryan Lucas Sales |
196503 | Os games como linguagem artística: Reflexões acerca do crime, sexualidade e psicose | José Loures; Nicolau Chaud |
198412 | Processos Criativos da Obra-Jogo as Lendas de MBOI: Uma Experiência de Exploração Interativa Entre Mitologia e Arte | Franklin Fracaro; Pablo Villavicencio; Fabiana Peres; Claudio Mauricio; Ester Fér |
198002 | Relações de gênero em mecânicas de jogos | Mariana Michels Fontoura; Letícia Rodrigues; Patricia Leite; Marilia Amaral; Luiz Merkle; Leonelo Almeida |
198131 | Revisitando a Teoria da Diversão: Uma Análise no Âmbito da Psicologia, Educação e Design | Felipe Frosi; Marina de Siqueira |
197273 | Uma proposta de gamificação em pesquisa de opinião para aumentar a participação cidadã | Kayque Oliveira; Melise Paula |
198221 | Valores em Jogos Baseados em Processos de Prestação de Serviços Públicos para Cidadãos Brasileiros | Fabricio Janssen; Renata Araujo; Mariano Pimentel |
197074 | Violência de Gênero nos Jogos | Breno de Oliveira Almeida, et al. |
Short Papers
Codigo | Nome | Autores |
198278 | Acessibilidade nos jogos digitais como meio de inclusão social | Renato Giuliani Denardin; Maria Isabel Orselli; Fabrício Tonetto Londero; Ricardo Frohlich da Silva; Guilherme Chagas Kurtz |
198159 | Conceitos de museologia visando a curadoria de jogos eletrônicos no Brasil | Ernane Guimarães Neto |
198165 | Desbravadores: Um Jogo Digital sobre a História e a Cultura de uma Cidade do Interior da Bahia | Victor Sarinho; Henderson Chalegre ; Ícaro Alvim |
198392 | Economia da mídia e metajogo: propagabilidade e consumos de mídia em comunidades de jogos ricos em metajogo | David Pereira Neto; Maria José Baldessar |
198155 | Grupos e Comunidades Online no Combate à Depressão de Jogadores | Thaís de Souza Deluca Ferreira; Rodrigo Ribeiro Silva |
198369 | Jogo Sério para Auxílio de Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais | Camilo Barreto Junior; Alexandre Cardoso; Edgard Lamounier; Renato Lopes; Pollyana Notargiacomo |
198273 | Jogos, Convergência e Narrativa Transmídia: Estratégias de Expansão do Universo Narrativo em Pokémon, Resident Evil e Warcraft | Graziela Knoll; Guilherme Moreira; Matheus Viegas; Fabrício Tonetto Londero |
198182 | Pepper Sagt: A Serious Game for Improving Memory and Physical Activity in Elderly People | Daniel Nesvera; Luciano Alves Cardona Júnior; Rodrigo Guerra |
198162 | Projeto ECA: Um Jogo Digital para a Conscientização dos Direitos da Criança e do Adolescente | Victor Sarinho; Ellen Aguiar; Karolyne de Lima |
197058 | Questões de gênero em jogos digitais: uma coleção de recursos educacionais abertos de apoio à mobilização | Letícia Rodrigues; Luiz Merkle; Marinês Ribeiro dos Santos |
Full Papers
Codigo | Nome | Autores |
198411 | ABC Autismo Animais: Um aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismo | Lukas Teixeira Carvalho; Mônica Ximenes Carneiro da Cunha |
197170 | Acessibilidade em jogos para dispositivos móveis Ampliando as possibilidades do jogo Desafio do Carteiro | Mateus Belli; Adriana Gomes Alves |
197934 | Avaliando a sensação de presença do jogador em um Serious Game educacional: Um estudo de caso com o jogo Caixa de Pandora mobile | Thiago Viana de Carvalho; Zildomar Carlos Felix; Liliane dos Santos Machado |
197906 | CodeBots: Ensino Lúdico de Conceitos Introdutórios de Programação para Estudantes da Educação Básica | Felipe Oviedo Frosi; Isabel Cristina Siqueira da Silva |
197835 | Desenvolvendo um jogo de mesa para a percepção e estímulo das habilidades empreendedoras no público jovem e adulto | Caio Vinícius Pazini; Julia Stateri; Marcelo Gaudio |
197117 | Desenvolvimento e Avaliação do Nutrikids: Um Jogo Educacional Sobre Conhecimento Nutricional e Prevenção da Obesidade | Lucas Florêncio de Brito; Ricardo Argenton Ramos; Brauliro Gonçalves Leal; Rodrigo Pereira Ramos |
198461 | Development and Evaluation of a Immersive Serious Game to Support Neuroanatomy Teaching and Learning | Vinicius Souza; Luciana Nedel; Klaus Loges; Eliane Schlemmer |
198215 | Educating Novice Developers in Video Game Projects – An Experience Report | Samia Gomes; Caio Machado; Victor Silva; Matheus Silva; Eduardo Almeida |
198406 | Gamificação e Avaliação da Aplicação da Gestão do Conhecimento: Uma Análise de Estudos de Caso | Antonilson da Silva Alcantara; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira; Emanuel Amoras Rodrigues; Raimundo Viégas Junior; Janilce Cardoso da Silva; Wilvison Ralis Cardoso |
195055 | Gamificação e conhecimento lexicossistêmico da língua portuguesa: avaliação de jogos educativos | Geraldo José Rodrigues Liska |
196694 | Gamificação na Educação a Distância: Um estudo sobre a atuação de designers, professores e estudantes no processo de design | Priscilla Maria Cardoso Garone; Sérgio Nesteriuk |
198427 | Gamificando o aprendizado de Ciências: desenvolvimento de uma estratégia pedagógica utilizando o contexto do jogo digital Minecraft | Roberto Abrantes Firme; Cristina de Oliveira Maia |
198261 | Gramágica: um jogo educativo para praticar classificação silábica através do pensamento computacional | Jeniffer Macena; Giovanna Melo; Raquel Lais; Fernanda Pires; Marcela Pessoa |
197091 | Guia de decisões de projeto para sistemas de realidade aumentada aplicada ao ensino, considerando a psicopedagogia e a psicomotricidade: Um estudo de caso no desenvolvimento de material didático na geografia | Larissa Dantas Vilaça; Alan Salvany Felinto; Osvaldo Coelho Pereira Neto; Luís Fernando Kawabata de Almeida |
198310 | Levantamento de Requisitos para Jogos Educativos Infantis | Clara Andrade Pimentel; Philipe de Freitas Melo; Marília Lyra Bergamo |
198391 | Looking for Pets: criando algoritmos para desenvolver o Pensamento Computacional | Luiz Alencar; Fernanda Pires; Marcela Pessoa |
198019 | Lord of Florestal: Uma abordagem de gamificação para o ensino superior com o uso de uma plataforma para criação de jogos de cartas digitais | Adriano M. Martins; Pablo Ferreira; Filipe F. Lacerda; Gabriel G. de Freitas; Rodrigo O. Figueiredo; Daniel M. Barbosa |
195670 | Ludopoéticas: Relações possíveis entre jogo, arte e educação a partir de ações de pesquisa | Paula Mastroberti |
198365 | O Game Design como metodologia de gamificação na Educação Superior: projeto Commercium et Cognitionis | Alexandre Farbiarz; Jackeline Lima Farbiarz; Guilherme de Almeida Xavier; Cynthia Macedo Dias |
198161 | Os Amigos Dinossauros: Game Educativo produzido com Crianças da Educação Infantil para o Ensino da Amizade | Luciene de Sousa Teixeira Vales |
198443 | Percepção dos usuários acerca dos processos cognitivos no jogo da aldeia | David Pereira Neto; Mirella da Silva Fedrigo Vaz; Marcia Urbano Troncoso; Roberval Hueb; Daniela Karine Ramos |
198361 | PM In Board: Um jogo de tabuleiro para auxiliar no ensino de Gerenciamento de Projetos de Software | Francisco Charles Dias Carneiro; Daniel Carlos Garcês Nascimento; Lucas Moura Lourenço; Paulyne Matthews Jucá; Antonia Diana Braga Nogueira |
196306 | PROPAGA: Processo Padrão de Apoio a Games Educativos | Kelven Siqueira; Carlos Portela; Sandro Oliveira |
197123 | Risk Planning: Um Jogo Educativo para Auxiliar no Ensino de Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software | Ana Paula Santos; Paulyne M. Jucá |
198368 | Um relato sobre a capacitação e a produção de um jogo sério: a experiência de um projeto de extensão com um game para conscientização da adoção de animais | João Paulo F. Motta; Mitzrael A. Oliveira; Carla Rodriguez; Denise Goya; Mirtha Venero; Rafaela V. Rocha |
198396 | Uma metodologia gamificada para construção de ontologias, apoiada por um Chatbot | Adriano Ferraz; Fred Freitas |
Short Papers
Codigo | Nome | Autores |
198238 | A Era Inclusiva – Jogo Educacional como Recurso de Formação Docente para a Educação Inclusiva | Rogério Augusto Bordini; Joice Lee Otsuka; Josiane Pereira Torres; Enicéia Gonçalves Mendes; Catarine Ohnuma; João Pedro São Gregorio Silva; Júlia Moura Caetano |
198457 | A Gamificação e os Jogos Aplicados à Alfabetização: Experiências e Contribuições do Estímulo Cognitivo | Francisco de Assis Silva Oliveira; Daniel Costa de Paiva |
198179 | A Linguagem Biológica de Bioshock | Jéssica Oliveira Barreto; Isabella da Rocha; Georgia Correa Atella; Flávia Garcia de Carvalho; Marcelo Simão de Vasconcellos |
196512 | A Teaching Proposal for the Software Measurement Process using Gamification: A Experimental Study | Lennon Sales Furtado; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira |
198213 | A tertiary mapping on the use of games for teaching software engineering | Diego Castro; Filipe Arantes; Claudia Werner |
197053 | Activities in Space: Design e Avaliação de um Jogo Sério para o Ensino de Modelagem de Diagrama de Atividades | Ícaro Costa; Rodrigo Pereira dos Santos; Davi Viana; Luis Rivero |
196956 | AMAEG, uma metodologia ágil para o desenvolvimento de jogos educacionais | Darlam Alves da Silva; Carina Machado de Farias |
198349 | Análise Comparativa de Abordagens e Frameworks de Gamificação para Educação | Armando Agra; Daniel Leite Costa; Matheus Bacelar; Daniela Abrantes; Flávia Albert; Raquel Avelino Moreira; Taynara Ramos |
197157 | Aplicação de um jogo educacional para disciplina de ciências em uma escola pública | Marlon Mendes Minussi; Angela Terezinha de Souza Wyse; Orlando Manuel Oliveira Belo |
198174 | Apoena: um jogo sério baseado em sistemas epidemiológicos promovendo participação popular no combate a Dengue | Barbara Adriana P. Barata; Felipe C. Couto; Danielle Costa C. Couto |
198451 | As Intervenções do Treino Cognitivo e Gamificação em Resposta às Dificuldades de Aprendizagem | Francisco de Assis Silva Oliveira; Daniel Costa de Paiva |
198287 | Cuidadoso: Serious Game na Avaliação e Treinamento de Cuidadores de Idosos | Wesley de Oliveira Lima; Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto; Helen Abdala Rocha Ferreira; Bruno Correia da Silva; Luiz Odorico Monteiro de Andrade; Antonio Mauro Barbosa de Oliveira |
198380 | Detective Investigation: Um Simulador Profissional para a Educação Superior a Distância | Daniele Assad Gonçaves; Luciano Frontino de Medeiros; Alvino Moser |
198395 | Educa3C: Framework para design da gamificação baseado na Tríplice Contingência da Analise Comportamental | Fernanda Pereira Gomes; Parcilene Fernandes de Brito; Heloíse Acco Tives Leão; Fabiano Fagundes |
197813 | Gamificação e Avaliação da Aplicação da Gestão do Conhecimento em uma Turma de Ciências da Computação: Um Estudo Experimental | Antonilson da Silva Alcantara; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira; Emanuel Amoras Rodrigues; Raimundo Viégas Junior; Janilce Cardoso da Silva; Wilvison Ralis Cardoso |
197879 | Guerra em Alto Mar: um Jogo de Tabuleiro com Quiz Personalizável para Engajar e Motivar Estudantes | Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira; Rafaela Vilela da Rocha |
198111 | Jogo da Geladeira: Proposta de Jogos Digital para Auxílio à Educação envolvendo a Refrigeração de Alimentos | Isabel Cristina Siqueira da Silva; Luan Carlos Nesi; Carolina de A. Fernandes; Emelin F. Alves Berbigier; Emerson V. Paulino; Leandro S. de Oliveira; Arthur B. de Oliveira; Luan M. Gomes; Lucas S. da Silva |
197136 | Jogo para ensino de metodologia científica: proposta de game design | André Luiz França Batista; Erick Silva Almeida; Melquisedeque Marcolino Silva |
197099 | Jogos educacionais para idosos: uma revisão sistemática da literatura | Guilherme Fonseca; Lucila Ishitani |
198305 | Kiduca: Uma plataforma gamificada direcionada ao ensino fundamental | Fabio Rodrigo Colombini; Johannes Von Lochter |
198400 | Manuais de Jogos Enquanto Objetos Educativos: o desenvolvimento de estratégia em jogos analógicos como situações de aprendizado | João Vitor Léste; Claudia Mont’Alvão; Cristina Carvalho |
198460 | MY OWN PRISON: Jogo de Auxílio e Conscientização Sobre Depressão | Sarah Carolina de Camargo; Lucas Sandro Rotermel Franco; Leonardo Leiria Fernandes; Thiago Lipinski Paes |
198323 | O jogo dos reinos: proposta de estímulo às ciências biológicas e ao pensamento científico | Ana Paula Cavadas Rodrigues; Raquel Moreira Machado Fernandes; Wesleyanna Vitória Aquino de Souza; Letícia Maria da Costa Guimarães; Cláudia Lage Rebello da Motta; Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira |
196181 | O Reino de Alpha e Beto: O jogo como ferramenta de apoio na alfabetização lúdica | Heuman Kéker Magalhães Antunes; arlos Lucas de Oliveira Cypriano; ndré Luiz Brazil; Rodrigo dos Santos Borges |
197128 | Percepções e Possibilidades da Inserção de uma Estratégia Gamificada na Formação Inicial de Professores | Daiane Aparecida Costa Carvalho; Marcio Roberto de Lima |
198381 | Projeto de jogos de tabuleito e cartas para sensibilização ao bullying escolar | Fabrício Coutinho de Araujo; Ramon de Souza Barbosa; Julio Nico Dantas do Santos; Fernando de Souza Teixeira; Sandra Regina Rocha Silva |
198304 | Projeto e implementação de uma arquitetura baseada em jogos digitais para coleta de áudios e avaliação de fluência na leitura infantil | Leandro Dornela Ribeiro; Mateus G. do Nascimento; Warley Almeida Silva; Igor de Oliveira Knop; Jorao Gomes Jr.; Eduardo Barrere; Jairo Francisco de Souza |
198320 | RPG colaborativo para experimentação de vida acadêmica | Daniel Ramos Pimentel; Rodrigo Grassi Martins; André Luiz França Batista; Gabriel Souza Morais; Pedro Henrique Barcelos Guimarães; Tiago Ferreira de Alcantara Campos; Wanessa Cristina Parreira Ribeiro; João Guilherme Martins Silva |
197137 | SQL Planet: Jogo online para ensino de linguagem SQL | André Luiz França Batista; Aurélio Pajuaba Nehme Filho; Daniel Ramos Pimentel; Rodrigo Grassi Martins |
197147 | Um Ambiente para Coleta, Integração e Mineração de Dados sobre o Comportamento de Estudantes na Utilização de JED e seu Desempenho em Avaliações Escolares | Cláudio A. Passos; Isabel Fernandes; Ronaldo R. Goldschmidt |
198295 | Um jogo educativo para o ensino do código genético de forma lúdica | Juliana Yuri Kanezaki de Souza; André Barbosa da Vitória; Mariella Berger Andrade; Sérgio Nery Simões |
196894 | Uma Gamificação para Ensino e Aprendizagem de Teste Exploratório de Software: Aplicação em um Estudo Experimental | Igor Ernesto Ferreira Costa; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira; Lucas Felipe Ferraro Cardoso; Ana Isabela Manito Ramos; Rafael Nascimento de Sousa |
198277 | Uso da Gamificação para Melhoria do Plano de Ensino de uma Disciplina de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência no Ensino Superior para Cursos de Computação | Vitor de Souza Castro; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira |
198212 | Uso de jogos como estratégia de ensino para reutilização de software | Diego Castro; Claudia Werner |
Full Papers
Codigo | Nome | Autores |
198128 | A jogada certa no crowdfunding: uma análise das recompensas oferecidas por jogos brasileiros | Matheus Lira; Paulo Henrique Serrano; Tristan Lima |
196985 | A Regulamentação das Loot Boxes no Brasil: Considerações Éticas e Legais acerca das Microtransações e dos Jogos de Azar | Eduardo Fantini; Laiane Fantini; Luís Garrocho |
198414 | Dificuldades Organizacionais de Empresas Indies de Desenvolvimento de Jogos Digitais | Paulyne Jucá; Yago Alencar |
201466 | Estado atual da regulação da Indústria Brasileira de Jogos Digitais: entre Audiovisual e Software | Pedro Santoro Zambon; Ana Heloiza Pessotto |
197360 | From idle to Idol: O processo de Game User Research para o MVP de um jogo mobile estilo idle com temática K-pop | Antonio Felipe Inhamuns; Juan Braga de Oliveira; Wilson Prata |
197794 | Investigando a Elaboração de Narrativas em Jogos Sérios | Fabricio Janssen; Bruno Xavier; Vinicius Serva; Rodrigo Santos |
198116 | O Compositor no Mundos dos games – Pontos relevantes para um melhor entendimento da profissão do compositor de músicas para jogos digitais | Robson Oliveira |
198039 | Soluções para Problemas Contratuais e Cotidianos entre Empresas no Desenvolvimento de Jogos Digitais | Eduardo Fantini; Laiane Fantini; Elias Issa |
197775 | The Witchs House MV vs. President Yukino: uma análise das dimensões da publicidade híbrida nos trailers de dois jogos desenvolvidos em RPG Maker | Victor Hugo Da Pieve Rodrigues Valadares |
197725 | Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Uso de Gamificação Aliada à Metodologia de Desenvolvimento Ágil Scrum no Contexto do Mercado de Trabalho | Breno Tana; Ana Carolina Inocêncio; Heitor Costa; Paulo Parreira Júnior |
198154 | Uma proposta de currículo para o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | Alan Henrique Pardo de Carvalho |
198291 | Valores em pauta: o laddering para entender valores em jogos | Hebert Pereira; Marcelo La Carretta |
Reports
Codigo | Nome | Autores |
199521 | A ascensão dos jogos adultos: impressões sobre a Kagura Games e a Nutaku e três desafios para trabalhar com conteúdo erótico e pornográfico em jogos digitais | Victor Hugo Da Pieve Rodrigues Valadares |
197801 | De onde surgem as novas ideias de jogos? O processo de game pitch da Black River Studios | João Paulo Nogueira |
199596 | Do K-pop à K-experience: Relato de desenvolvimento do jogo Pyxis à luz da Direção de Arte | Antonio Felipe Inhamuns |
199597 | O uso de canvas em apresentações de game pitch: relato de experiência voltado para o treinamento de futuros empreendedores | Érika Caramello |
Short Papers
Codigo | Nome | Autores |
196603 | Alzheimer Care: Conhecimento da doença para pacientes e cuidadores | Marina Da Silva; Tiago Remédio |
198339 | Anamnesis, um jogo digital sobre acolhimento da diversidade em serviços de saúde | Cynthia Dias; Simone Ribeiro; Adrian Laubisch; Carolina Laubisch (Aiyra); Raphael Quintanilha Queiroz |
198237 | ‘Batalha Da Vizinhança”: Um Jogo de Tabuleiro Para o Combate a Dengue | Victor Sarinho; Demerson Sampaio |
198402 | Codón-Crush: Fazendo um Match entre Códons | Victor Sarinho; Lara Ribeiro; Claudio Amorim; Gabriela Nunes; João Pedro Costa Ferreira |
198160 | ‘Desatentos”: Uma Proposta de Jogo Digital para Conscientização de Sintomas Presentes em Portadores do TDAH | Victor Sarinho; Vinícius Maciel |
196640 | Hiji Sushi: Clientes satisfeitos com boa comida, destreza e higiene acima de tudo! | Tania Zaverucha do Valle; Thiago Magalhães; Dimitri Rebello; Beatriz Furtado; Rafael Ribeiro (Aggrefox); Gabriel Limaverde-Sousa |
198257 | Infestação Aedes: Um Jogo Sério de Tabuleiro para o Combate a Dengue | Victor Sarinho; Caique Trindade; Bruno Vogel; Maria Sales |
197796 | Jogo com cicloergômetro para a reabilitação de pacientes | Douglas Battisti; Sergio T. Carvalho; Larissa Battisti |
196751 | Much more than fun ticks: the game as a health promoter | Claudio Rodrigues |
196636 | O jogo DENGUE HUNT: ferramenta potencial para a estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti. | Luiz d’Escoffier; Matheus Figueiredo; Marco Braga |
197722 | OdontoGame: Um Jogo Sério para Conscientização de Higiene Bucal de Crianças em Idade pré-escolar | Cristina Ito; Luiz Pitta Neto; Márcia Ito; Ana Estela Haddad |
198475 | Proposta de construção de um jogo sério como instrumento de promoção da saúde entre crianças e adolescentes brasileiros | Gabriele da Silva de Oliveira; Felipe Almeida; Manoela Reis; Thalles Raphael Guimarães |
196757 | ZikAcerte – Um Jogo de Mensagens Instantâneas para Conscientização Sobre o Aedes Aegypti e suas Doenças | Victor Sarinho; Victória Gomes |
Doctoral
Codigo | Nome | Autores |
196436 | An Infrastructure for Gameplay Gathering and Analysis with Provenance | Troy Kohwalter; Leonardo Murta; Esteban Clua |
196596 | Design de jogos de tabuleiro e dinâmicas cooperativas: uma abordagem histórico-cultural | Daniella Munhoz |
195720 | MEEGA+: A Method for the Evaluation of the Quality of Games for Computing Education | Giani Petri; Christiane Gresse von Wangenheim |
Master’s
Codigo | Nome | Autores |
198290 | Educação e Transtorno do Espectro Autista: protocolo para criação/ adaptação de jogos digitais | Gisele Araújo; Manoel Seabra Junior |
196522 | Identificação de práticas de gestão de projetos em grupos desenvolvedores de game mods de conversão total | Leonidas Pereira; Maurício Bernardes |
197752 | The Impact of Procedural Level Generation on Players’ Experiences and In-game Behavior | Luiz Rodrigues; Jacques Duílio Brancher |
Short Papers
Codigo | Nome | Autores |
199451 | A Importância da Aleatoriedade em Jogos Digitais e sua Aplicação no Jogo Inatel Under Invasion | Luciano Corrêa; Renzo Mesquita; Phyllipe Lima |
199444 | Caminhos do Busão – A Experiência do Andar de Ônibus em um Jogo Digital | Victor Sarinho; João Victor Oliveira Couto; Lucas Lima |
199450 | Data Play School: jogo de ficção interativa como ferramenta no auxílio a aprendizagem da disciplina de Banco de Dados | Alex Alves dos Santos; Ariel Ildine Bandeira da Silva; Letícia Monteiro de Souza; Samuel Lima Pinheiro; Joaquim Firmo Ferreira Neto; Francisca Jamires da Costa; Pedro Luís Saraiva Barbosa; Tulio Vidal Rolim |
199458 | DescubraMatemática: Um jogo para aprendizagem de trigonometria e geometria plana no ensino médio | Luan Mineu Costa; Tulio Vidal Rolim; Pedro Luis Saraiva Barbosa |
199470 | Detecting Events in Crowds Through Changes in Geometrical Dimensions of Pedestrians | Matheus Schreiner Homrich da Silva; Paulo Brossard de Souza Pinto Neto; Rodolfo Migon Favaretto; Soraia Musse |
199959 | Gamificação associada à Realidade Virtual no Ensino Superior: uma revisão sistemática | Pedro Rodrigues; Vitor Kuninari; Rone Filho; Matheus Zaneski; Pollyana Notargiacomo |
199459 | Hero of Goahnd – Relembrando o Desenvolvimento de RPGs Clássicos | João Peres |
199917 | How do true eyes really move in video sequences? | Lucas Salaverry; Willian Dias; Victor Araujo; Paulo Knob; Soraia Musse |
199921 | Non-Functional Requirements Elicitation in Game Domain: A Study Case of Using NFR Framework on Game Modeling Process | Ana Clara Silva |
199416 | Save the Ocean: A Game for Environmental Awareness | Gabriel Daniel; Renzo Mesquita; Phyllipe Lima; Isabella Capistrano; Eduardo Guerra |
199962 | Sistema especialista para avaliação de engenharia cognitiva em serious games | Mateus Binatti; Marcos Araujo; Pollyana Notargiacomo |
198216 | Uma experiencia com jogos distribuídos em rede | Diego Castro; Renato Carneiro Jr. |
Full Papers
Codigo | Nome | Autores |
199981 | Criação de narrativas com Yarn para um jogo digital sobre acolhimento da diversidade em serviços de saúde | Cynthia Dias; Simone Goulart Ribeiro; Adrian Laubisch; Carolina Caravana Laubisch; Raphael Quintanilha Queiroz |
Design Cases 2019
Codigo | Nome | Autores |
198151_2 | Polariz | Julia Stateri |
198100_2 | The Design of the Academic Life Game AVENTURA DISCRETA | Thiago F. Costa; Tiago A. Mendonc¸a; Bernard M. da Costa; Flavio R. S. Coutinho; ´Andre R. da Cruz |
197942 | Safo em Game | Gabrielle dos Reis Lacerda; Nicole di Conto Bracco; Arianne de Paula Bortolan |
197735_2 | Processo de Design do Farmifes: um Jogo de Olericultura | Adriana Falqueto Lemos; Bruno Gutierrez Ratto Clemente; João Nacir Colombo; Ivens Augusto; Milton Cesar Paes Santos |