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Anais

Artes e Design
Computação
Cultura
Educação
Indústria
Workshop Jogos e Saúde
CTD
G2
Tutoriais
Design Cases

Full Papers

CodigoNomeAutores
198288A cooperação motivada por zumbis: Experimento de dupla estimulação sobre motivação em jogos cooperativosVictor Moreira; Frederick van Amstel
196555A relação de affordances com ambientes virtuais de jogos: um estudo sob a perspectiva da Psicologia AmbientalRafaela Cristina Sukiyama; Tiago Silva
198441A utilização de jogos como forma de preservação do patrimônio cultural imaterialGabriel Ajala Oliveira; Mario Henrique Gonçalves Germoliato; Alan da Luz; Nivia Ferreira
198312Análise Espaço-Temporal para Auxílio no Design de Jogos DigitaisMarcelo Nery; Luiz Chaimowicz; Paulo Moreira
198122Analyzing Space Dimensions in Video GamesLeandro Ouriques; Geraldo Xexéo; Eduardo Mangeli
198197Aplicação de uma abordagem de gamificação em um aplicativo móvel de Rede de Sensoriamento ParticipativoSamuel Tavares; Daniel Barbosa; Thais Braga
197774Aplicativo WalkingPet: uma proposta gamificada para a saúde dos cães e seus donosDiego Benicio; Deyvisson de Melo; Fernando Lopes; Joao Paulo Oliveira; Charles Madeira
198247Boas Práticas para o Desenvolvimento de Esportes EletrônicosHermano Cavalcante; Glaudiney Mendonça Junior
198230Boas Práticas para o Desenvolvimento de Jogos de Cartas ColecionáveisFelipe Paiva; Glaudiney Mendonça Junior
198003Cuca Fresca – Estudo de Caso de um Jogo da Memória Sério AdaptávelCaio Carvalho; Gabriel de Magalhães Escudeiro; Kelly Vale Pinheiro; Marcelle Mota
198289Customization experience: Digital games possibilities beyond their mecanicsPaula Sampedro; Emilene Zitkus; Nicholas Grassi; Vania Valente; Isabela Moschin
198352Desenvolvimento de Dispositivo Híbrido para Jogo Sério Aplicado a SaúdeYuri Henrique; Jhonatan Néry; Marcelo da Silva Hounsell
197748Desenvolvimento de jogos para terceira idade: lições aprendidas com design participativoGuilherme Fonseca; Ezequiel Duque; Heitor Vieira; Gustavo da Silva Gontijo; Lucila Ishitani
197788Design e avaliação de um Jogo Sério voltado para Reabilitação de Membros Superiores e InferioresTiago de Souza Araújo; Manoel Ribeiro Filho
198358Do Produto Gamificado ao Serviço Gamificado: Um Estudo da Ecologia de um SistemaGabriel Conejo; Marcelo da Silva Hounsell; Isabela Gasparini
197162Environment Artist: Um estudo sobre as exigências profissionais na indústria de jogos digitaisArthur Barbosa Seibt da Silva; Rafael Albuquerque
197031Evaluating the Use of Affordable User Testing and Visualization Techniques in Level Design of a Hardcore 2D Platform GameArthur Bastos; Emanuele Marques dos Santos; George Allan Menezes Gomes; Marcos Mourão
198300Gamificação Adaptativa: uma Abordagem para Incentivar o EngajamentoLuma Oliveira; Sergio T. Carvalho
197988Gamification Journey: A Novel Approach for Classifying Gamer Types for Gamified Educational SystemsPaula Palomino; Armando Toda; Wilk Oliveira; Luiz Rodrigues; Seiji Isotani
198178Geração Automática de Personagens: Um Mapeamento Sistemático da LiteraturaFelipe Pasini; Andre Tavares da Silva; Marcelo da Silva Hounsell
198293Interação lúdica significativa a partir das recompensas e do sistema de informação: uma análise de Plants vs. Zombies HeroesDavid Pereira Neto; Luciane Fadel
197777Jogos de Poder: uma análise das relações de poder presentes nas práticas de jogos digitaisTamyres Lucas Manhães de Souza; Denise Portinari; Maria das Gracas Chagas
198363Jogos Sérios Multimodais para a Saúde: Um Mapeamento Sistemático da LiteraturaJhonatan Néry; Marcelo da Silva Hounsell; Yuri Henrique; Avanilde Kemczinski
198322Let’s play with neighbors! Uma avaliação de experiência e um App Review de jogos móveis co-localizadosLucas Paulino Soares; Enéas Holanda Arrais; Windson Viana; Glaudiney Mendonça Junior
196521Mapeamento da integração entre viagem temporal e mecânicas em videogamesAriel de Camargo Pache de Faria; Rafael Albuquerque
198332O círculo mágico, a atitude lúdica e a estética dos jogosThiago dos Santos; Maira Froes
198422O level design de jogos digitais para funções executivas: uma revisão da literaturaKatiane Kazuza Gneipel Krause; Marcelo da Silva Hounsell; Isabela Gasparini
198119Processo de Design de Fases por Lógica Booleana para Geração Procedural de Conteúdos em Jogos DigitaisDanny Mendes; Debora Mara Silva; Henrique Rabelo; Iuri Amaral; Vitor Granja; Marcelo Nery
198387Protagonismo transgênero em jogos comerciaisAlexandre Magno Tortora Heringer; Mariana Souto Pimenta; Nivia Ferreira; Delmar Domingues
198245Quest Design CanvasErick Lima; Charles Madeira; Jorge Felliphe Barbosa
196937Sesame Credit: Social Compliance Gamification in ChinaAlessandro Vieira Reis; Livia Topper Press
198378Steamlog: Um Jogo Remoto para o ensino de Logística de Transporte e DistribuiçãoThiago Schaedler Uhlmann; Luiz Claudio Duarte; Mauro Bock; Rafael Kendy Decian Miyashita; Luciano Antonio Mendes
198099Um Metamodelo de Cores e Emoções para Arte Conceitual de JogosAirine Carmo; Geraldo Xexéo; Renata Araújo
198040Um Procedimento de Análise de Elementos de Jogos Inclusivos: um experimento com Celeste e God of WarPatricia Leite; Leonelo Almeida
197280Uma Plataforma de Jogos Transformacionais para Estímulo Cognitivo em Casos de Transtorno Neurocognitivo MaiorGermano Teixeira; Maria Andreia Rodrigues
198173Usabilidade de jogos digitais para idosos: dados preliminares de um estudo quase experimental com idosos de uma Universidade Aberta da Terceira IdadeCamila Bonfim; Jéssica Vieira Santana Pereira; Larissa de Carvalho Cerqueira; Maria de Fátima Dórea Luciano

Short Papers

CodigoNomeAutores
198394Dengueside Survival – Um Jogo de Tabuleiro Estilo RPG para Conscientização sobre o Combate ao Mosquito Aedes AegyptiVictor Sarinho; Gabriel Azevedo; Lucas Lima
198031Desenvolvendo um Storytelling Mobile para a Conscientização do Transtorno do Espectro do AutismoVictor Sarinho; Ellen Aguiar; Victória Gomes; Igor Silva
198445Design de Jogos Eletrônicos de Quebra-Cabeças usando Geração ProceduralDanilo Bezerra; Francisco Massetto; Rafaela Vilela da Rocha
198228Entre Cores e VozesVitor Silverio
198296Estudo dos arquétipos da obra O herói e o fora-da-lei no jogo de cartas Say Bye to the VillainsMarcelo Taguchi; Letícia Miyake
197989ForcaBras Web – Um Jogo Educativo Multiplayer para o Aprendizado Básico de LibrasVictor Sarinho; Lenington Rios; Washington Pagotto Batista; Claudia Pinto Pereira
198231Geoblocks: geração de mundos virtuais baseados em blocos a partir de informações geográficasPedro Pontes; Rodrigo Souza
198355Jogos Digitais Baseados em Processos de NegócioTadeu Classe; Renata Araujo; Geraldo Xexéo
198083Ludificação MaquínicaArtur Reis; Suzete Venturelli; Leandro Muñoz; Lorena Ferreira; Nycacia Delmondes; Prahlada Hargreaves; Tainá Luize Martins Ramos; Teófilo Augusto da Silva
198044Os uso dos princípios do design na criação de videogames narrativos anti-opressãoJulia Stateri
197048QuimiCrush: Um Tile Matching Puzzle Para Aprendizagem de Química InorgânicaVictor Sarinho; Joimar Gonçalves Filho; Oto Cunha
198027Ultimate Food Defense: Um Jogo Sério para Conscientização da Alimentação Saudável no Comportamento AlimentarVictor Sarinho; Victória Gomes; Bruno Matias; Igor Silva
196257WarSet: Observando a influência das ilustrações em jogos de cartasMatheus Silva; André Brazil

Full Papers

CodigoNomeAutores
198360A game analytics model to identify player profiles in singleplayer gamesLuís Fernando Bicalho; Augusto Baffa; Bruno Feijó
198468A Minimal Training Strategy to Play Flappy Bird Indefinitely with NEATMatheus Cordeiro; Paulo Serafim; Yuri Nogueira; Creto Vidal; Joaquim Cavalcante-Neto
198359A Survey of Procedural Dungeon GenerationBreno Maurício de Freitas Viana; Selan dos Santos
197784Adaptive Generation of Characters for Tabletop Role Playing GamesFabrício Faria; Claudio Toledo; Leonardo Pereira
198453Ambient Sound with Signed Distance Fields and Gradient FieldsTiago Mizdal; Cesar Pozzer
198418An Approach for Team Composition in League of Legends using Genetic AlgorithmLincoln Costa; Alinne Souza; Francisco Carlos Souza
198093An Architecture for 2D Game Streaming Using Multi-Layer Object CodingDiego Barboza; Debora Muchaluat-Saade; Esteban Clua; Diego Passos
198055Analysis of Gameplay in MOBA Games under Different Network ConditionsArthur Callado; Paulyne Jucá; Marcos Paulo de Moura; Francisca Luzia Araújo
198292Crowd generation using morphological obesity criteriaAndre Tavares da Silva; Marcelo da Silva Hounsell; Gabriel Silva
197933Development of Serious Games for Neurorehabilitation of Children with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder through NeurofeedbackFabiana Santos Vieira Machado; Wagner Casagrande; Flavia da Rocha; Anselmo Frizera Neto
198246Evaluation of physical-motor status of people with reduced mobility using motion capture with Microsoft KinectAlejandro Diaz Centeno; Greis Silva-Calpa; Alberto Raposo
198047GPU-Based Rendering and Collision Simulation of Ground Vegetation in Large-Scale Virtual ScenariosFlavio Franzin; Cesar Pozzer; Bruno Nascimento
198232Investigating Emotion Style in Human Faces andAvatarsJulia Melgare; Nathan Schneider; Rossana Baptista Queiroz; Soraia Musse
198326Procedural Editing of Virtual Terrains Using 3D Bézier CurvesBruno Nascimento; Cesar Pozzer; Flavio Franzin
196293Procedural Generation of Quests for Games Using Genetic Algorithms and Automated PlanningEdirlei Soares de Lima; Bruno Feijó; Antonio Furtado
196478Real-time Motion Detection for Android SmartphonesCassiano Andrade; Ismael Santana; Glívia Barbosa; Flávio Coutinho
197020Simulating Human Behaviour in Games using Machine LearningDaniel Rocha; Julio Duarte
198072Terrain generation based on real world locations for military training and simulationPeter Dam; Alberto Raposo; Fernanda Duarte
197880Towards Machine-Learning Assisted Asset Generation for Games: A Study on Pixel Art Sprite SheetsYgor Rebouças Serpa; Maria Andreia Rodrigues
198449Using Procedural Content Generation for Storytelling in a Serious Game called Orange CareYago Pereira; Jacques Duílio Brancher; Lucas Galhardi
198118Viral infection genetic algorithm with dynamic infectability for pathfinding in a tower defense gameGabriel Galam; Tiago Remédio; Mauricio Dias

Short Papers

CodigoNomeAutores
198745A Board Game Proposal for Teaching Software Management and Software Development ProcessVictor Sarinho
198200A Communication Middleware for Developing Serious Games that use Personal Health DevicesDouglas Battisti; Luma Oliveira; Marcos Alves Vieira; Sergio T. Carvalho
198742A Feature-Based Approach to Build Quiz Games in a Multiplayer Multiplatform PerspectiveVictor Sarinho
197970Agreste Game Engine: Development of a Dedicated OpenGL Game Engine ProposalVictor Sarinho; Joimar Gonçalves Filho; João Gabriel Moraes
198188Assessing Player Personality by a Serious Game: A Pilot Study Using the Item Response TheoryDandara Palhano; Liliane Machado; Anna Alice Almeida
198042Auto Gamepad: A dynamic multiplayer game touch control based on user behaviorDênes Teixeira; Gabriel Fuhr; Cesar Pozzer
196631Data mining 7 wonders, the board gameJoaquim Assunção; Gabriel Pereira; Julia Gabriela Santi Acosta; Rafael Bettker; Lana Rossato
198009Developing an Open Hardware RFID Architecture for Electronic Board GamesVictor Sarinho; Samuel Lima
198743ERQuiz: A Multiplayer Multiplatform Instant Messaging Game for the Competitive Assessment of Requirements Engineering KnowledgeVictor Sarinho; Walter Sarinho; Victória Gomes
197768GA-Eval: A Neural Network based approach to evaluate Video Games AcceptanceAugusto Vieira; Wladmir Brandão
198527Metrics War: A Board Game Proposal for Teaching Software Metrics and Quality AttributesVictor Sarinho; Gabriel Azevedo
196693Precision and Information Gain per Input Variable in Gesture Recognition with Machine LearningEstevam Chen; Ricardo Barboza; Jucimar Maia Silva Júnior
197227QuizGenerator: A Mobile Configurable Platform to Generate Quiz and Storytelling GamesVictor Sarinho; Victória Gomes
198299Reinforcement learning in collectible card games: preliminary results on Legends of Code and MagicRonaldo Vieira; Luiz Chaimowicz; Anderson Tavares
196911RPG Maker Puzzle Archetypes: Analysis, Evaluation, Refactoring and ExtensionVictor Sarinho; Joimar Gonçalves Filho; João Gabriel Moraes
198372Telemetry for Arcade-Like Games: Model and ToolMiguel de Castro; Allan David; Eduardo Mangeli; Geraldo Xexéo
197859Toward a Reference Architecture for Economy Mechanics in Digital GamesWilson Mizutani; Fabio Kon

Full Papers

CodigoNomeAutores
198130A agência dos produsers: relações entre jogos locativos, turismo e experiênciaIuri Cordeiro; Sergio Faria
198242A Construção da Rebeldia no Jogo Persona 5Ana Raquel Aguiar; Ricardo Jorge Lucas; Glaudiney Mendonça Junior
197973A construção social e cultural dos significados atrelados ao consumo de jogos: proposta de uma agenda de pesquisaVictor Hugo Da Pieve Rodrigues Valadares; Marcelo de Rezende Pinto
198377A cor no processo de construção de significados em Games – Estudo do caso de Horizon Zero DawnJessica Goss; André Battaiola
196806Além de monstros e capoeiristas: a representação brasileira nos jogos de lutaGuilherme de Araújo; Isa Bessa; Gleislla Soares
198184Análise de ansiedade em jogos digitais com o uso do HTC ViveGabriel Batista Caldeira; Rosilane Mota
198275Aproximando tradições: o campo dos Jogos e Simulações e suas contribuições para a pesquisa e elaboração de jogos sériosMarcelo Vasconcellos; Cynthia Dias; Igor Mayer
198092As performances no streaming de jogosLeticia Dallegrave
198416Bagaço: jogos, fotomontagem, vinhetas e expressãoLuiz Wendt; Bernardo Aguiar; Fernando Marson
198145CRITICAL ROLE E #FUNDDIVERSEGAMES – Questões sobre algoritmo na área de design de jogosMayara Barros
198466Da Inglaterra à Runeterra: representatividade feminina nos jogos como um reflexo da sociedade, com foco em League of LegendsLevi Bayde; Eudório Filho; Guilherme Araújo
197985Desenvolvimento de Projeção Mapeada Interativa para Museu de Ciências NaturaisLidiane Pereira; Rosilane Mota
198156Front Line: Uma análise do machismo no League of LegendsLaura Rost; Bruna Souza
196851Hellblade: Senua?s Sacrifice: O sofrimento mental como força-motriz da imersãoCaio Costa; Leandro Silva
198462Intercomunicação como ferramenta de articulação entre jogadores durante uma pré-partida de Dota 2Ana Gabriela Noaro; Vitor Maia
196698Jogando entre representações: por uma metodologia de análise da produção de sentidos nos gamesLetícia Perani
198384Modificações em Videogames para Além aa Produção: uma investigação sobre o fenômeno dos mods como uma forma de interação jogador-jogoAlessandra Maia; Renata da Silva; Caroline Dias; Andrew da Costa; Beatriz Marques; Eric Freitas
198362O Simbolismo do Mito de Criação em Dark Souls: uma Abordagem AnalíticaJoão Pedro Nobre; Glaudiney Mendonça Junior; Heráclito Pinheiro; Ryan Lucas Sales
196503Os games como linguagem artística: Reflexões acerca do crime, sexualidade e psicoseJosé Loures; Nicolau Chaud
198412Processos Criativos da Obra-Jogo as Lendas de MBOI: Uma Experiência de Exploração Interativa Entre Mitologia e ArteFranklin Fracaro; Pablo Villavicencio; Fabiana Peres; Claudio Mauricio; Ester Fér
198002Relações de gênero em mecânicas de jogosMariana Michels Fontoura; Letícia Rodrigues; Patricia Leite; Marilia Amaral; Luiz Merkle; Leonelo Almeida
198131Revisitando a Teoria da Diversão: Uma Análise no Âmbito da Psicologia, Educação e DesignFelipe Frosi; Marina de Siqueira
197273Uma proposta de gamificação em pesquisa de opinião para aumentar a participação cidadãKayque Oliveira; Melise Paula
198221Valores em Jogos Baseados em Processos de Prestação de Serviços Públicos para Cidadãos BrasileirosFabricio Janssen; Renata Araujo; Mariano Pimentel
197074Violência de Gênero nos JogosBreno de Oliveira Almeida, et al.

Short Papers

CodigoNomeAutores
198278Acessibilidade nos jogos digitais como meio de inclusão socialRenato Giuliani Denardin; Maria Isabel Orselli; Fabrício Tonetto Londero; Ricardo Frohlich da Silva; Guilherme Chagas Kurtz
198159Conceitos de museologia visando a curadoria de jogos eletrônicos no BrasilErnane Guimarães Neto
198165Desbravadores: Um Jogo Digital sobre a História e a Cultura de uma Cidade do Interior da BahiaVictor Sarinho; Henderson Chalegre ; Ícaro Alvim
198392Economia da mídia e metajogo: propagabilidade e consumos de mídia em comunidades de jogos ricos em metajogoDavid Pereira Neto; Maria José Baldessar
198155Grupos e Comunidades Online no Combate à Depressão de JogadoresThaís de Souza Deluca Ferreira; Rodrigo Ribeiro Silva
198369Jogo Sério para Auxílio de Aprendizagem da Língua Brasileira de SinaisCamilo Barreto Junior; Alexandre Cardoso; Edgard Lamounier; Renato Lopes; Pollyana Notargiacomo
198273Jogos, Convergência e Narrativa Transmídia: Estratégias de Expansão do Universo Narrativo em Pokémon, Resident Evil e WarcraftGraziela Knoll; Guilherme Moreira; Matheus Viegas; Fabrício Tonetto Londero
198182Pepper Sagt: A Serious Game for Improving Memory and Physical Activity in Elderly PeopleDaniel Nesvera; Luciano Alves Cardona Júnior; Rodrigo Guerra
198162Projeto ECA: Um Jogo Digital para a Conscientização dos Direitos da Criança e do AdolescenteVictor Sarinho; Ellen Aguiar; Karolyne de Lima
197058Questões de gênero em jogos digitais: uma coleção de recursos educacionais abertos de apoio à mobilizaçãoLetícia Rodrigues; Luiz Merkle; Marinês Ribeiro dos Santos

Full Papers

CodigoNomeAutores
198411ABC Autismo Animais: Um aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismoLukas Teixeira Carvalho; Mônica Ximenes Carneiro da Cunha
197170Acessibilidade em jogos para dispositivos móveis Ampliando as possibilidades do jogo Desafio do CarteiroMateus Belli; Adriana Gomes Alves
197934Avaliando a sensação de presença do jogador em um Serious Game educacional: Um estudo de caso com o jogo Caixa de Pandora mobileThiago Viana de Carvalho; Zildomar Carlos Felix; Liliane dos Santos Machado
197906CodeBots: Ensino Lúdico de Conceitos Introdutórios de Programação para Estudantes da Educação BásicaFelipe Oviedo Frosi; Isabel Cristina Siqueira da Silva
197835Desenvolvendo um jogo de mesa para a percepção e estímulo das habilidades empreendedoras no público jovem e adultoCaio Vinícius Pazini; Julia Stateri; Marcelo Gaudio
197117Desenvolvimento e Avaliação do Nutrikids: Um Jogo Educacional Sobre Conhecimento Nutricional e Prevenção da ObesidadeLucas Florêncio de Brito; Ricardo Argenton Ramos; Brauliro Gonçalves Leal; Rodrigo Pereira Ramos
198461Development and Evaluation of a Immersive Serious Game to Support Neuroanatomy Teaching and LearningVinicius Souza; Luciana Nedel; Klaus Loges; Eliane Schlemmer
198215Educating Novice Developers in Video Game Projects – An Experience ReportSamia Gomes; Caio Machado; Victor Silva; Matheus Silva; Eduardo Almeida
198406Gamificação e Avaliação da Aplicação da Gestão do Conhecimento: Uma Análise de Estudos de CasoAntonilson da Silva Alcantara; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira; Emanuel Amoras Rodrigues; Raimundo Viégas Junior; Janilce Cardoso da Silva; Wilvison Ralis Cardoso
195055Gamificação e conhecimento lexicossistêmico da língua portuguesa: avaliação de jogos educativosGeraldo José Rodrigues Liska
196694Gamificação na Educação a Distância: Um estudo sobre a atuação de designers, professores e estudantes no processo de designPriscilla Maria Cardoso Garone; Sérgio Nesteriuk
198427Gamificando o aprendizado de Ciências: desenvolvimento de uma estratégia pedagógica utilizando o contexto do jogo digital MinecraftRoberto Abrantes Firme; Cristina de Oliveira Maia
198261Gramágica: um jogo educativo para praticar classificação silábica através do pensamento computacionalJeniffer Macena; Giovanna Melo; Raquel Lais; Fernanda Pires; Marcela Pessoa
197091Guia de decisões de projeto para sistemas de realidade aumentada aplicada ao ensino, considerando a psicopedagogia e a psicomotricidade: Um estudo de caso no desenvolvimento de material didático na geografiaLarissa Dantas Vilaça; Alan Salvany Felinto; Osvaldo Coelho Pereira Neto; Luís Fernando Kawabata de Almeida
198310Levantamento de Requisitos para Jogos Educativos InfantisClara Andrade Pimentel; Philipe de Freitas Melo; Marília Lyra Bergamo
198391Looking for Pets: criando algoritmos para desenvolver o Pensamento ComputacionalLuiz Alencar; Fernanda Pires; Marcela Pessoa
198019Lord of Florestal: Uma abordagem de gamificação para o ensino superior com o uso de uma plataforma para criação de jogos de cartas digitaisAdriano M. Martins; Pablo Ferreira; Filipe F. Lacerda; Gabriel G. de Freitas; Rodrigo O. Figueiredo; Daniel M. Barbosa
195670Ludopoéticas: Relações possíveis entre jogo, arte e educação a partir de ações de pesquisaPaula Mastroberti
198365O Game Design como metodologia de gamificação na Educação Superior: projeto Commercium et CognitionisAlexandre Farbiarz; Jackeline Lima Farbiarz; Guilherme de Almeida Xavier; Cynthia Macedo Dias
198161Os Amigos Dinossauros: Game Educativo produzido com Crianças da Educação Infantil para o Ensino da AmizadeLuciene de Sousa Teixeira Vales
198443Percepção dos usuários acerca dos processos cognitivos no jogo da aldeiaDavid Pereira Neto; Mirella da Silva Fedrigo Vaz; Marcia Urbano Troncoso; Roberval Hueb; Daniela Karine Ramos
198361PM In Board: Um jogo de tabuleiro para auxiliar no ensino de Gerenciamento de Projetos de SoftwareFrancisco Charles Dias Carneiro; Daniel Carlos Garcês Nascimento; Lucas Moura Lourenço; Paulyne Matthews Jucá; Antonia Diana Braga Nogueira
196306PROPAGA: Processo Padrão de Apoio a Games EducativosKelven Siqueira; Carlos Portela; Sandro Oliveira
197123Risk Planning: Um Jogo Educativo para Auxiliar no Ensino de Gerenciamento de Riscos em Projetos de SoftwareAna Paula Santos; Paulyne M. Jucá
198368Um relato sobre a capacitação e a produção de um jogo sério: a experiência de um projeto de extensão com um game para conscientização da adoção de animaisJoão Paulo F. Motta; Mitzrael A. Oliveira; Carla Rodriguez; Denise Goya; Mirtha Venero; Rafaela V. Rocha
198396Uma metodologia gamificada para construção de ontologias, apoiada por um ChatbotAdriano Ferraz; Fred Freitas

Short Papers

CodigoNomeAutores
198238A Era Inclusiva – Jogo Educacional como Recurso de Formação Docente para a Educação InclusivaRogério Augusto Bordini; Joice Lee Otsuka; Josiane Pereira Torres; Enicéia Gonçalves Mendes; Catarine Ohnuma; João Pedro São Gregorio Silva; Júlia Moura Caetano
198457A Gamificação e os Jogos Aplicados à Alfabetização: Experiências e Contribuições do Estímulo CognitivoFrancisco de Assis Silva Oliveira; Daniel Costa de Paiva
198179A Linguagem Biológica de BioshockJéssica Oliveira Barreto; Isabella da Rocha; Georgia Correa Atella; Flávia Garcia de Carvalho; Marcelo Simão de Vasconcellos
196512A Teaching Proposal for the Software Measurement Process using Gamification: A Experimental StudyLennon Sales Furtado; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
198213A tertiary mapping on the use of games for teaching software engineeringDiego Castro; Filipe Arantes; Claudia Werner
197053Activities in Space: Design e Avaliação de um Jogo Sério para o Ensino de Modelagem de Diagrama de AtividadesÍcaro Costa; Rodrigo Pereira dos Santos; Davi Viana; Luis Rivero
196956AMAEG, uma metodologia ágil para o desenvolvimento de jogos educacionaisDarlam Alves da Silva; Carina Machado de Farias
198349Análise Comparativa de Abordagens e Frameworks de Gamificação para EducaçãoArmando Agra; Daniel Leite Costa; Matheus Bacelar; Daniela Abrantes; Flávia Albert; Raquel Avelino Moreira; Taynara Ramos
197157Aplicação de um jogo educacional para disciplina de ciências em uma escola públicaMarlon Mendes Minussi; Angela Terezinha de Souza Wyse; Orlando Manuel Oliveira Belo
198174Apoena: um jogo sério baseado em sistemas epidemiológicos promovendo participação popular no combate a DengueBarbara Adriana P. Barata; Felipe C. Couto; Danielle Costa C. Couto
198451As Intervenções do Treino Cognitivo e Gamificação em Resposta às Dificuldades de AprendizagemFrancisco de Assis Silva Oliveira; Daniel Costa de Paiva
198287Cuidadoso: Serious Game na Avaliação e Treinamento de Cuidadores de IdososWesley de Oliveira Lima; Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto; Helen Abdala Rocha Ferreira; Bruno Correia da Silva; Luiz Odorico Monteiro de Andrade; Antonio Mauro Barbosa de Oliveira
198380Detective Investigation: Um Simulador Profissional para a Educação Superior a DistânciaDaniele Assad Gonçaves; Luciano Frontino de Medeiros; Alvino Moser
198395Educa3C: Framework para design da gamificação baseado na Tríplice Contingência da Analise ComportamentalFernanda Pereira Gomes; Parcilene Fernandes de Brito; Heloíse Acco Tives Leão; Fabiano Fagundes
197813Gamificação e Avaliação da Aplicação da Gestão do Conhecimento em uma Turma de Ciências da Computação: Um Estudo ExperimentalAntonilson da Silva Alcantara; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira; Emanuel Amoras Rodrigues; Raimundo Viégas Junior; Janilce Cardoso da Silva; Wilvison Ralis Cardoso
197879Guerra em Alto Mar: um Jogo de Tabuleiro com Quiz Personalizável para Engajar e Motivar EstudantesRháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira; Rafaela Vilela da Rocha
198111Jogo da Geladeira: Proposta de Jogos Digital para Auxílio à Educação envolvendo a Refrigeração de AlimentosIsabel Cristina Siqueira da Silva; Luan Carlos Nesi; Carolina de A. Fernandes; Emelin F. Alves Berbigier; Emerson V. Paulino; Leandro S. de Oliveira; Arthur B. de Oliveira; Luan M. Gomes; Lucas S. da Silva
197136Jogo para ensino de metodologia científica: proposta de game designAndré Luiz França Batista; Erick Silva Almeida; Melquisedeque Marcolino Silva
197099Jogos educacionais para idosos: uma revisão sistemática da literaturaGuilherme Fonseca; Lucila Ishitani
198305Kiduca: Uma plataforma gamificada direcionada ao ensino fundamentalFabio Rodrigo Colombini; Johannes Von Lochter
198400Manuais de Jogos Enquanto Objetos Educativos: o desenvolvimento de estratégia em jogos analógicos como situações de aprendizadoJoão Vitor Léste; Claudia Mont’Alvão; Cristina Carvalho
198460MY OWN PRISON: Jogo de Auxílio e Conscientização Sobre DepressãoSarah Carolina de Camargo; Lucas Sandro Rotermel Franco; Leonardo Leiria Fernandes; Thiago Lipinski Paes
198323O jogo dos reinos: proposta de estímulo às ciências biológicas e ao pensamento científicoAna Paula Cavadas Rodrigues; Raquel Moreira Machado Fernandes; Wesleyanna Vitória Aquino de Souza; Letícia Maria da Costa Guimarães; Cláudia Lage Rebello da Motta; Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira
196181O Reino de Alpha e Beto: O jogo como ferramenta de apoio na alfabetização lúdicaHeuman Kéker Magalhães Antunes; arlos Lucas de Oliveira Cypriano; ndré Luiz Brazil; Rodrigo dos Santos Borges
197128Percepções e Possibilidades da Inserção de uma Estratégia Gamificada na Formação Inicial de ProfessoresDaiane Aparecida Costa Carvalho; Marcio Roberto de Lima
198381Projeto de jogos de tabuleito e cartas para sensibilização ao bullying escolarFabrício Coutinho de Araujo; Ramon de Souza Barbosa; Julio Nico Dantas do Santos; Fernando de Souza Teixeira; Sandra Regina Rocha Silva
198304Projeto e implementação de uma arquitetura baseada em jogos digitais para coleta de áudios e avaliação de fluência na leitura infantilLeandro Dornela Ribeiro; Mateus G. do Nascimento; Warley Almeida Silva; Igor de Oliveira Knop; Jorao Gomes Jr.; Eduardo Barrere; Jairo Francisco de Souza
198320RPG colaborativo para experimentação de vida acadêmicaDaniel Ramos Pimentel; Rodrigo Grassi Martins; André Luiz França Batista; Gabriel Souza Morais; Pedro Henrique Barcelos Guimarães; Tiago Ferreira de Alcantara Campos; Wanessa Cristina Parreira Ribeiro; João Guilherme Martins Silva
197137SQL Planet: Jogo online para ensino de linguagem SQLAndré Luiz França Batista; Aurélio Pajuaba Nehme Filho; Daniel Ramos Pimentel; Rodrigo Grassi Martins
197147Um Ambiente para Coleta, Integração e Mineração de Dados sobre o Comportamento de Estudantes na Utilização de JED e seu Desempenho em Avaliações EscolaresCláudio A. Passos; Isabel Fernandes; Ronaldo R. Goldschmidt
198295Um jogo educativo para o ensino do código genético de forma lúdicaJuliana Yuri Kanezaki de Souza; André Barbosa da Vitória; Mariella Berger Andrade; Sérgio Nery Simões
196894Uma Gamificação para Ensino e Aprendizagem de Teste Exploratório de Software: Aplicação em um Estudo ExperimentalIgor Ernesto Ferreira Costa; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira; Lucas Felipe Ferraro Cardoso; Ana Isabela Manito Ramos; Rafael Nascimento de Sousa
198277Uso da Gamificação para Melhoria do Plano de Ensino de uma Disciplina de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência no Ensino Superior para Cursos de ComputaçãoVitor de Souza Castro; Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
198212Uso de jogos como estratégia de ensino para reutilização de softwareDiego Castro; Claudia Werner

Full Papers

CodigoNomeAutores
198128A jogada certa no crowdfunding: uma análise das recompensas oferecidas por jogos brasileirosMatheus Lira; Paulo Henrique Serrano; Tristan Lima
196985A Regulamentação das Loot Boxes no Brasil: Considerações Éticas e Legais acerca das Microtransações e dos Jogos de AzarEduardo Fantini; Laiane Fantini; Luís Garrocho
198414Dificuldades Organizacionais de Empresas Indies de Desenvolvimento de Jogos DigitaisPaulyne Jucá; Yago Alencar
201466Estado atual da regulação da Indústria Brasileira de Jogos Digitais: entre Audiovisual e SoftwarePedro Santoro Zambon; Ana Heloiza Pessotto
197360From idle to Idol: O processo de Game User Research para o MVP de um jogo mobile estilo idle com temática K-popAntonio Felipe Inhamuns; Juan Braga de Oliveira; Wilson Prata
197794Investigando a Elaboração de Narrativas em Jogos SériosFabricio Janssen; Bruno Xavier; Vinicius Serva; Rodrigo Santos
198116O Compositor no Mundos dos games – Pontos relevantes para um melhor entendimento da profissão do compositor de músicas para jogos digitaisRobson Oliveira
198039Soluções para Problemas Contratuais e Cotidianos entre Empresas no Desenvolvimento de Jogos DigitaisEduardo Fantini; Laiane Fantini; Elias Issa
197775The Witchs House MV vs. President Yukino: uma análise das dimensões da publicidade híbrida nos trailers de dois jogos desenvolvidos em RPG MakerVictor Hugo Da Pieve Rodrigues Valadares
197725Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Uso de Gamificação Aliada à Metodologia de Desenvolvimento Ágil Scrum no Contexto do Mercado de TrabalhoBreno Tana; Ana Carolina Inocêncio; Heitor Costa; Paulo Parreira Júnior
198154Uma proposta de currículo para o Curso Superior de Tecnologia em Jogos DigitaisAlan Henrique Pardo de Carvalho
198291Valores em pauta: o laddering para entender valores em jogosHebert Pereira; Marcelo La Carretta

Reports

CodigoNomeAutores
199521A ascensão dos jogos adultos: impressões sobre a Kagura Games e a Nutaku e três desafios para trabalhar com conteúdo erótico e pornográfico em jogos digitaisVictor Hugo Da Pieve Rodrigues Valadares
197801De onde surgem as novas ideias de jogos? O processo de game pitch da Black River StudiosJoão Paulo Nogueira
199596Do K-pop à K-experience: Relato de desenvolvimento do jogo Pyxis à luz da Direção de ArteAntonio Felipe Inhamuns
199597O uso de canvas em apresentações de game pitch: relato de experiência voltado para o treinamento de futuros empreendedoresÉrika Caramello

Short Papers

CodigoNomeAutores
196603Alzheimer Care: Conhecimento da doença para pacientes e cuidadoresMarina Da Silva; Tiago Remédio
198339Anamnesis, um jogo digital sobre acolhimento da diversidade em serviços de saúdeCynthia Dias; Simone Ribeiro; Adrian Laubisch; Carolina Laubisch (Aiyra); Raphael Quintanilha Queiroz
198237‘Batalha Da Vizinhança”: Um Jogo de Tabuleiro Para o Combate a DengueVictor Sarinho; Demerson Sampaio
198402Codón-Crush: Fazendo um Match entre CódonsVictor Sarinho; Lara Ribeiro; Claudio Amorim; Gabriela Nunes; João Pedro Costa Ferreira
198160‘Desatentos”: Uma Proposta de Jogo Digital para Conscientização de Sintomas Presentes em Portadores do TDAHVictor Sarinho; Vinícius Maciel
196640Hiji Sushi: Clientes satisfeitos com boa comida, destreza e higiene acima de tudo!Tania Zaverucha do Valle; Thiago Magalhães; Dimitri Rebello; Beatriz Furtado; Rafael Ribeiro (Aggrefox); Gabriel Limaverde-Sousa
198257Infestação Aedes: Um Jogo Sério de Tabuleiro para o Combate a DengueVictor Sarinho; Caique Trindade; Bruno Vogel; Maria Sales
197796Jogo com cicloergômetro para a reabilitação de pacientesDouglas Battisti; Sergio T. Carvalho; Larissa Battisti
196751Much more than fun ticks: the game as a health promoterClaudio Rodrigues
196636O jogo DENGUE HUNT: ferramenta potencial para a estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti.Luiz d’Escoffier; Matheus Figueiredo; Marco Braga
197722OdontoGame: Um Jogo Sério para Conscientização de Higiene Bucal de Crianças em Idade pré-escolarCristina Ito; Luiz Pitta Neto; Márcia Ito; Ana Estela Haddad
198475Proposta de construção de um jogo sério como instrumento de promoção da saúde entre crianças e adolescentes brasileirosGabriele da Silva de Oliveira; Felipe Almeida; Manoela Reis; Thalles Raphael Guimarães
196757ZikAcerte – Um Jogo de Mensagens Instantâneas para Conscientização Sobre o Aedes Aegypti e suas DoençasVictor Sarinho; Victória Gomes

Doutorado

CodigoNomeAutores
196436An Infrastructure for Gameplay Gathering and Analysis with ProvenanceTroy Kohwalter; Leonardo Murta; Esteban Clua
196596Design de jogos de tabuleiro e dinâmicas cooperativas: uma abordagem histórico-culturalDaniella Munhoz
195720MEEGA+: A Method for the Evaluation of the Quality of Games for Computing EducationGiani Petri; Christiane Gresse von Wangenheim

Mestrado

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198290Educação e Transtorno do Espectro Autista: protocolo para criação/ adaptação de jogos digitaisGisele Araújo; Manoel Seabra Junior
196522Identificação de práticas de gestão de projetos em grupos desenvolvedores de game mods de conversão totalLeonidas Pereira; Maurício Bernardes
197752The Impact of Procedural Level Generation on Players’ Experiences and In-game BehaviorLuiz Rodrigues; Jacques Duílio Brancher

Short Papers

CodigoNomeAutores
199451A Importância da Aleatoriedade em Jogos Digitais e sua Aplicação no Jogo Inatel Under InvasionLuciano Corrêa; Renzo Mesquita; Phyllipe Lima
199444Caminhos do Busão – A Experiência do Andar de Ônibus em um Jogo DigitalVictor Sarinho; João Victor Oliveira Couto; Lucas Lima
199450Data Play School: jogo de ficção interativa como ferramenta no auxílio a aprendizagem da disciplina de Banco de Dados Alex Alves dos Santos; Ariel Ildine Bandeira da Silva; Letícia Monteiro de Souza; Samuel Lima Pinheiro; Joaquim Firmo Ferreira Neto; Francisca Jamires da Costa; Pedro Luís Saraiva Barbosa; Tulio Vidal Rolim
199458DescubraMatemática: Um jogo para aprendizagem de trigonometria e geometria plana no ensino médioLuan Mineu Costa; Tulio Vidal Rolim; Pedro Luis Saraiva Barbosa
199470Detecting Events in Crowds Through Changes in Geometrical Dimensions of PedestriansMatheus Schreiner Homrich da Silva; Paulo Brossard de Souza Pinto Neto; Rodolfo Migon Favaretto; Soraia Musse
199959Gamificação associada à Realidade Virtual no Ensino Superior: uma revisão sistemáticaPedro Rodrigues; Vitor Kuninari; Rone Filho; Matheus Zaneski; Pollyana Notargiacomo
199459Hero of Goahnd – Relembrando o Desenvolvimento de RPGs ClássicosJoão Peres
199917How do true eyes really move in video sequences?Lucas Salaverry; Willian Dias; Victor Araujo; Paulo Knob; Soraia Musse
199921Non-Functional Requirements Elicitation in Game Domain: A Study Case of Using NFR Framework on Game Modeling ProcessAna Clara Silva
199416Save the Ocean: A Game for Environmental AwarenessGabriel Daniel; Renzo Mesquita; Phyllipe Lima; Isabella Capistrano; Eduardo Guerra
199962Sistema especialista para avaliação de engenharia cognitiva em serious gamesMateus Binatti; Marcos Araujo; Pollyana Notargiacomo
198216Uma experiencia com jogos distribuídos em redeDiego Castro; Renato Carneiro Jr.

Full Papers

CodigoNomeAutores
199981Criação de narrativas com Yarn para um jogo digital sobre acolhimento da diversidade em serviços de saúdeCynthia Dias; Simone Goulart Ribeiro; Adrian Laubisch; Carolina Caravana Laubisch; Raphael Quintanilha Queiroz

Design Cases 2019

CodigoNomeAutores
198151_2PolarizJulia Stateri
198100_2The Design of the Academic Life Game AVENTURA DISCRETAThiago F. Costa; Tiago A. Mendonc¸a; Bernard M. da Costa; Flavio R. S. Coutinho; ´Andre R. da Cruz
197942Safo em GameGabrielle dos Reis Lacerda; Nicole di Conto Bracco; Arianne de Paula Bortolan
197735_2Processo de Design do Farmifes: um Jogo de OlericulturaAdriana Falqueto Lemos; Bruno Gutierrez Ratto Clemente; João Nacir Colombo; Ivens Augusto; Milton Cesar Paes Santos